Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rhayane Fernandes dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16869
Resumo: This study had as its principle the bibliographic review of works related to the use of music for people diagnosed with Autism Spectrum Disorder, by teachers in the multifunctional resource room. Thus, we sought to analyze the literature and discuss the narratives of what has been shown in research relevant to the subject. Of a bibliographic nature, the work was developed from the search in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO), CAPES Periodicals Portal and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Four studies were found that address the theme Autism Spectrum Disorder and music, in addition to listing the main benefits of its use, however, no research was found that related the use of music in multifunctional resource rooms. Thus, the findings show the most diverse gains in the development and behavior of individuals with Autism Spectrum Disorder when methodologies are implemented that use music as a form of repertoire promotion, however, the lack of research that studies the performance of professionals in multifunctional resource rooms that appropriate music in their approach and intervention. Thus, there is a need for more research in this area.
id SCAR_725be4b7d1337da260f087a13446e8c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16869
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Rodrigues, Rhayane Fernandes dos SantosElias, Nassim Chamelhttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695http://lattes.cnpq.br/53166200760169914a962222-97b0-40a9-9f39-0efe9d33f3ed2022-10-14T11:20:57Z2022-10-14T11:20:57Z2022-09-15RODRIGUES, Rhayane Fernandes dos Santos. Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16869.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16869This study had as its principle the bibliographic review of works related to the use of music for people diagnosed with Autism Spectrum Disorder, by teachers in the multifunctional resource room. Thus, we sought to analyze the literature and discuss the narratives of what has been shown in research relevant to the subject. Of a bibliographic nature, the work was developed from the search in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO), CAPES Periodicals Portal and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Four studies were found that address the theme Autism Spectrum Disorder and music, in addition to listing the main benefits of its use, however, no research was found that related the use of music in multifunctional resource rooms. Thus, the findings show the most diverse gains in the development and behavior of individuals with Autism Spectrum Disorder when methodologies are implemented that use music as a form of repertoire promotion, however, the lack of research that studies the performance of professionals in multifunctional resource rooms that appropriate music in their approach and intervention. Thus, there is a need for more research in this area.Este estudo teve como princípio a busca bibliográfica de trabalhos relacionados ao uso da música para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo, por professores na sala de recursos multifuncionais. Assim, buscou-se analisar a literatura e discutir as narrativas do que se tem mostrado nas pesquisas pertinentes ao assunto. De cunho narrativo, o trabalho foi desenvolvido a partir da consulta nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados quatro trabalhos que abordam a temática Transtorno do Espectro do Autismo e música, além de elencar os principais benefícios de sua utilização, contudo, não foi achada nenhuma pesquisa que relacionasse o uso da música nas salas de recursos multifuncionais. Assim, o estudo evidenciou que os achados mostram os mais diversos ganhos no desenvolvimento e comportamento de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo quando são implementadas metodologias que usam a música como forma de promoção de repertório, porém, foi identificada a falta de pesquisas que falem sobre a atuação de profissionais nas salas de recursos multifuncionais que se apropriam da música em sua abordagem e intervenção. Desse modo, salienta-se a necessidade de mais pesquisas nessa área.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEducação Especial - EEspLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação EspecialTranstorno do Espectro do AutismoMúsicaSpecial EducationAutism Spectrum DisorderMusicCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOUso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativaUse of music for students with Autism Spectrum Disorder in the multifunctional resource room: narrative reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600002b63ba-f7ca-40d6-983d-ba671a6c2b88reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALRHAYANEFERNANDES_FINAL.pdfRHAYANEFERNANDES_FINAL.pdfTexto final do TCCapplication/pdf326217https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16869/1/RHAYANEFERNANDES_FINAL.pdf0070d75d0a44745ee83fde4033522fafMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16869/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTRHAYANEFERNANDES_FINAL.pdf.txtRHAYANEFERNANDES_FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain41157https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16869/3/RHAYANEFERNANDES_FINAL.pdf.txte1d3c11192d9429ea2466ffe6331d1cfMD53THUMBNAILRHAYANEFERNANDES_FINAL.pdf.jpgRHAYANEFERNANDES_FINAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6125https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16869/4/RHAYANEFERNANDES_FINAL.pdf.jpga755c40e855ff0eec77179d2dda6561aMD54ufscar/168692023-09-18 18:32:33.122oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16869Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:33Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Use of music for students with Autism Spectrum Disorder in the multifunctional resource room: narrative review
title Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa
spellingShingle Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa
Rodrigues, Rhayane Fernandes dos Santos
Educação Especial
Transtorno do Espectro do Autismo
Música
Special Education
Autism Spectrum Disorder
Music
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa
title_full Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa
title_fullStr Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa
title_full_unstemmed Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa
title_sort Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa
author Rodrigues, Rhayane Fernandes dos Santos
author_facet Rodrigues, Rhayane Fernandes dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5316620076016991
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rhayane Fernandes dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4216525883778695
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 4a962222-97b0-40a9-9f39-0efe9d33f3ed
contributor_str_mv Elias, Nassim Chamel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Transtorno do Espectro do Autismo
Música
topic Educação Especial
Transtorno do Espectro do Autismo
Música
Special Education
Autism Spectrum Disorder
Music
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Special Education
Autism Spectrum Disorder
Music
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This study had as its principle the bibliographic review of works related to the use of music for people diagnosed with Autism Spectrum Disorder, by teachers in the multifunctional resource room. Thus, we sought to analyze the literature and discuss the narratives of what has been shown in research relevant to the subject. Of a bibliographic nature, the work was developed from the search in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO), CAPES Periodicals Portal and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Four studies were found that address the theme Autism Spectrum Disorder and music, in addition to listing the main benefits of its use, however, no research was found that related the use of music in multifunctional resource rooms. Thus, the findings show the most diverse gains in the development and behavior of individuals with Autism Spectrum Disorder when methodologies are implemented that use music as a form of repertoire promotion, however, the lack of research that studies the performance of professionals in multifunctional resource rooms that appropriate music in their approach and intervention. Thus, there is a need for more research in this area.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-14T11:20:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-14T11:20:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Rhayane Fernandes dos Santos. Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16869.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16869
identifier_str_mv RODRIGUES, Rhayane Fernandes dos Santos. Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16869.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 002b63ba-f7ca-40d6-983d-ba671a6c2b88
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16869/1/RHAYANEFERNANDES_FINAL.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16869/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16869/3/RHAYANEFERNANDES_FINAL.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16869/4/RHAYANEFERNANDES_FINAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0070d75d0a44745ee83fde4033522faf
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e1d3c11192d9429ea2466ffe6331d1cf
a755c40e855ff0eec77179d2dda6561a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715654832816128