Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Paulo Cesar Duarte
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2175
Resumo: Financiadora de Estudos e Projetos
id SCAR_7711ca5727bb550059b995d667a9639b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2175
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Paes, Paulo Cesar DuarteOliveira, Maria Waldenez dehttp://lattes.cnpq.br/3404769527869004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B6030437d5d9fcd-28d8-4065-b818-07167a82c73e2016-06-02T19:35:27Z2007-08-272016-06-02T19:35:27Z2006-03-24PAES, Paulo Cesar Duarte. Ensino aprendizagem na prática da redução de danos.. 2006. 329 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2175Financiadora de Estudos e ProjetosOs problemas decorrentes do uso de drogas têm sido objeto de diferentes políticas públicas de saúde, dentre as quais destaca-se a redução de danos, que visa evitar doenças e danos físicos e sociais e desenvolver junto aos usuários o controle sobre o uso de drogas. A redução de danos aceita que os usuários continuem fazendo uso de drogas, ao contrário do modelo tradicional que exige a abstinência. Os Programas de Redução de Danos PRDs - atuam capacitando usuários de drogas, profissionais de saúde e outras pessoas da comunidade para abordarem os grupos de usuários nos seus locais de uso e de convivência cotidiana, através de atividades educativas. O objetivo desta tese é investigar o processo de ensino e aprendizagem que se estabelece entre os redutores de danos e os usuários de drogas de dois PRDs que atuam na região de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, que atendem usuários que compõem o exército industrial de reserva. Foram realizados grupos focais, entrevistas individuais com sete redutores e nove usuários e um levantamento de informações documentais prévias. A fundamentação sócio-histórica nos levou à escolha das categorias: atividade; sentido; significado; conceitos científicos e espontâneos; alienação e práxis. Uma primeira análise demonstrou a relevância e a eficácia da prática educativa da redução de danos proporcionando junto aos usuários: o controle sobre o uso de drogas, a interação com a família e a comunidade e mais cuidados com a saúde. Quando fundamentamos a análise nas categorias teóricas evidenciou-se que a pratica educativa de redução de danos centrou-se nos aspecto espontâneos e cotidianos, restritos ao meio imediato, não objetivando a apreensão da totalidade das relações sociais, reproduzindo os próprios danos sociais que combate.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação comunitáriaRedução de danosAlienação (Psicologia social)Ensino aprendizagemCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino e aprendizagem na prática da redução de danosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-1-14ed37645-f922-4bae-9504-b50fbb26574cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTesePCDP.pdfapplication/pdf1277658https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2175/1/TesePCDP.pdfbd7798c48905d1133f125b43c9d3e2b0MD51THUMBNAILTesePCDP.pdf.jpgTesePCDP.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6092https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2175/2/TesePCDP.pdf.jpgdcb45f7b5ad1323a69d083d09fdd6bb8MD52ufscar/21752023-09-18 18:32:22.189oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2175Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:22Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos
title Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos
spellingShingle Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos
Paes, Paulo Cesar Duarte
Educação comunitária
Redução de danos
Alienação (Psicologia social)
Ensino aprendizagem
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos
title_full Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos
title_fullStr Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos
title_sort Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos
author Paes, Paulo Cesar Duarte
author_facet Paes, Paulo Cesar Duarte
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B603043
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Paulo Cesar Duarte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria Waldenez de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3404769527869004
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 7d5d9fcd-28d8-4065-b818-07167a82c73e
contributor_str_mv Oliveira, Maria Waldenez de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação comunitária
Redução de danos
Alienação (Psicologia social)
Ensino aprendizagem
topic Educação comunitária
Redução de danos
Alienação (Psicologia social)
Ensino aprendizagem
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Financiadora de Estudos e Projetos
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-24
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-27
2016-06-02T19:35:27Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:35:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAES, Paulo Cesar Duarte. Ensino aprendizagem na prática da redução de danos.. 2006. 329 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2175
identifier_str_mv PAES, Paulo Cesar Duarte. Ensino aprendizagem na prática da redução de danos.. 2006. 329 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 4ed37645-f922-4bae-9504-b50fbb26574c
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2175/1/TesePCDP.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2175/2/TesePCDP.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd7798c48905d1133f125b43c9d3e2b0
dcb45f7b5ad1323a69d083d09fdd6bb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136257640267776