Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2175 |
Resumo: | Financiadora de Estudos e Projetos |
id |
SCAR_7711ca5727bb550059b995d667a9639b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2175 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Paes, Paulo Cesar DuarteOliveira, Maria Waldenez dehttp://lattes.cnpq.br/3404769527869004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B6030437d5d9fcd-28d8-4065-b818-07167a82c73e2016-06-02T19:35:27Z2007-08-272016-06-02T19:35:27Z2006-03-24PAES, Paulo Cesar Duarte. Ensino aprendizagem na prática da redução de danos.. 2006. 329 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2175Financiadora de Estudos e ProjetosOs problemas decorrentes do uso de drogas têm sido objeto de diferentes políticas públicas de saúde, dentre as quais destaca-se a redução de danos, que visa evitar doenças e danos físicos e sociais e desenvolver junto aos usuários o controle sobre o uso de drogas. A redução de danos aceita que os usuários continuem fazendo uso de drogas, ao contrário do modelo tradicional que exige a abstinência. Os Programas de Redução de Danos PRDs - atuam capacitando usuários de drogas, profissionais de saúde e outras pessoas da comunidade para abordarem os grupos de usuários nos seus locais de uso e de convivência cotidiana, através de atividades educativas. O objetivo desta tese é investigar o processo de ensino e aprendizagem que se estabelece entre os redutores de danos e os usuários de drogas de dois PRDs que atuam na região de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, que atendem usuários que compõem o exército industrial de reserva. Foram realizados grupos focais, entrevistas individuais com sete redutores e nove usuários e um levantamento de informações documentais prévias. A fundamentação sócio-histórica nos levou à escolha das categorias: atividade; sentido; significado; conceitos científicos e espontâneos; alienação e práxis. Uma primeira análise demonstrou a relevância e a eficácia da prática educativa da redução de danos proporcionando junto aos usuários: o controle sobre o uso de drogas, a interação com a família e a comunidade e mais cuidados com a saúde. Quando fundamentamos a análise nas categorias teóricas evidenciou-se que a pratica educativa de redução de danos centrou-se nos aspecto espontâneos e cotidianos, restritos ao meio imediato, não objetivando a apreensão da totalidade das relações sociais, reproduzindo os próprios danos sociais que combate.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação comunitáriaRedução de danosAlienação (Psicologia social)Ensino aprendizagemCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino e aprendizagem na prática da redução de danosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-1-14ed37645-f922-4bae-9504-b50fbb26574cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTesePCDP.pdfapplication/pdf1277658https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2175/1/TesePCDP.pdfbd7798c48905d1133f125b43c9d3e2b0MD51THUMBNAILTesePCDP.pdf.jpgTesePCDP.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6092https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2175/2/TesePCDP.pdf.jpgdcb45f7b5ad1323a69d083d09fdd6bb8MD52ufscar/21752023-09-18 18:32:22.189oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2175Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:22Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos |
title |
Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos Paes, Paulo Cesar Duarte Educação comunitária Redução de danos Alienação (Psicologia social) Ensino aprendizagem CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos |
title_full |
Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos |
title_sort |
Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos |
author |
Paes, Paulo Cesar Duarte |
author_facet |
Paes, Paulo Cesar Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B603043 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Paulo Cesar Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Waldenez de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3404769527869004 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
7d5d9fcd-28d8-4065-b818-07167a82c73e |
contributor_str_mv |
Oliveira, Maria Waldenez de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação comunitária Redução de danos Alienação (Psicologia social) Ensino aprendizagem |
topic |
Educação comunitária Redução de danos Alienação (Psicologia social) Ensino aprendizagem CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Financiadora de Estudos e Projetos |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-27 2016-06-02T19:35:27Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:35:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAES, Paulo Cesar Duarte. Ensino aprendizagem na prática da redução de danos.. 2006. 329 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2175 |
identifier_str_mv |
PAES, Paulo Cesar Duarte. Ensino aprendizagem na prática da redução de danos.. 2006. 329 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
4ed37645-f922-4bae-9504-b50fbb26574c |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2175/1/TesePCDP.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2175/2/TesePCDP.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd7798c48905d1133f125b43c9d3e2b0 dcb45f7b5ad1323a69d083d09fdd6bb8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136257640267776 |