Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favalli, Déborah
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440
Resumo: This study addresses the construction of numerical sets, with particular emphasis on irrational numbers, in order to examine their teaching in Brazilian Basic Education. The research begins with a review of the historical and conceptual foundations of irrational numbers, highlighting the discovery of incommensurables in Ancient Greece. The analysis of basic education textbooks reveals superficial and fragmented approaches to irrational numbers, affecting students’ conceptual understanding. The importance of adopting a historical-epistemological approach to contextualize irrational numbers and avoid circularity in the definition of real numbers is also discussed. It is concluded that the teaching of irrational numbers needs to be rethought, seeking a more meaningful and in-depth approach, valuing teacher training, and promoting the use of technological resources and problem situations to stimulate conceptual understanding and the solving of mathematical problems.
id SCAR_87f833a138fd48f88500be83d32627d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19440
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Favalli, DéborahVenezuela, Antonio Luíshttp://lattes.cnpq.br/8722224671269332https://orcid.org/0000-0001-7323-62072024-02-23T13:41:57Z2024-02-23T13:41:57Z2024-02-07FAVALLI, Déborah. Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440This study addresses the construction of numerical sets, with particular emphasis on irrational numbers, in order to examine their teaching in Brazilian Basic Education. The research begins with a review of the historical and conceptual foundations of irrational numbers, highlighting the discovery of incommensurables in Ancient Greece. The analysis of basic education textbooks reveals superficial and fragmented approaches to irrational numbers, affecting students’ conceptual understanding. The importance of adopting a historical-epistemological approach to contextualize irrational numbers and avoid circularity in the definition of real numbers is also discussed. It is concluded that the teaching of irrational numbers needs to be rethought, seeking a more meaningful and in-depth approach, valuing teacher training, and promoting the use of technological resources and problem situations to stimulate conceptual understanding and the solving of mathematical problems.Este trabalho aborda a construção dos conjuntos numéricos, dando maior ênfase nos números irracionais, de modo a analisar seu ensino na Educação Básica brasileira. A pesquisa inicia-se com uma revisão dos fundamentos históricos e conceituais dos números irracionais, destacando a descoberta dos incomensuráveis na Grécia Antiga. A análise dos livros didáticos do ensino básico revela abordagens superficiais e fragmentadas dos números irracionais, afetando a compreensão conceitual dos alunos. Também é discutida a importância de adotar uma abordagem histórico-epistemológica para contextualizar os números irracionais e evitar circularidade na definição dos números reais. Conclui-se que é necessário repensar o ensino dos números irracionais, buscando uma abordagem mais significativa e aprofundada, valorizando a formação dos professores e promovendo o uso de recursos tecnológicos e situações-problema para estimular a compreensão conceitual e a resolução de problemas matemáticos.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaMatemática - ML-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de MatemáticaLivros DidáticosGrécia AntigaNúmerosMath TeachingTextbooksAncient GreeceNumbersCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADAIncomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básicaIncommensurables: approach to irrational numbers in basic educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL_TCC-Déborah Favalli_final.pdf_TCC-Déborah Favalli_final.pdfapplication/pdf1210510https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/1/_TCC-D%c3%a9borah%20Favalli_final.pdf9ab044c274e178834e40c5cc278461ccMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXT_TCC-Déborah Favalli_final.pdf.txt_TCC-Déborah Favalli_final.pdf.txtExtracted texttext/plain78757https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/3/_TCC-D%c3%a9borah%20Favalli_final.pdf.txt7e5b8615cdbaca1d0ba0b6096519c0d4MD53ufscar/194402024-05-14 17:35:44.876oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19440Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:35:44Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Incommensurables: approach to irrational numbers in basic education
title Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica
spellingShingle Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica
Favalli, Déborah
Ensino de Matemática
Livros Didáticos
Grécia Antiga
Números
Math Teaching
Textbooks
Ancient Greece
Numbers
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
title_short Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica
title_full Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica
title_fullStr Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica
title_full_unstemmed Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica
title_sort Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica
author Favalli, Déborah
author_facet Favalli, Déborah
author_role author
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7323-6207
dc.contributor.author.fl_str_mv Favalli, Déborah
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Venezuela, Antonio Luís
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8722224671269332
contributor_str_mv Venezuela, Antonio Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Livros Didáticos
Grécia Antiga
Números
topic Ensino de Matemática
Livros Didáticos
Grécia Antiga
Números
Math Teaching
Textbooks
Ancient Greece
Numbers
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Math Teaching
Textbooks
Ancient Greece
Numbers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
description This study addresses the construction of numerical sets, with particular emphasis on irrational numbers, in order to examine their teaching in Brazilian Basic Education. The research begins with a review of the historical and conceptual foundations of irrational numbers, highlighting the discovery of incommensurables in Ancient Greece. The analysis of basic education textbooks reveals superficial and fragmented approaches to irrational numbers, affecting students’ conceptual understanding. The importance of adopting a historical-epistemological approach to contextualize irrational numbers and avoid circularity in the definition of real numbers is also discussed. It is concluded that the teaching of irrational numbers needs to be rethought, seeking a more meaningful and in-depth approach, valuing teacher training, and promoting the use of technological resources and problem situations to stimulate conceptual understanding and the solving of mathematical problems.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-23T13:41:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-23T13:41:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FAVALLI, Déborah. Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440
identifier_str_mv FAVALLI, Déborah. Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Matemática - ML-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Matemática - ML-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/1/_TCC-D%c3%a9borah%20Favalli_final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/3/_TCC-D%c3%a9borah%20Favalli_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ab044c274e178834e40c5cc278461cc
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
7e5b8615cdbaca1d0ba0b6096519c0d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136433586077696