Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440 |
Resumo: | This study addresses the construction of numerical sets, with particular emphasis on irrational numbers, in order to examine their teaching in Brazilian Basic Education. The research begins with a review of the historical and conceptual foundations of irrational numbers, highlighting the discovery of incommensurables in Ancient Greece. The analysis of basic education textbooks reveals superficial and fragmented approaches to irrational numbers, affecting students’ conceptual understanding. The importance of adopting a historical-epistemological approach to contextualize irrational numbers and avoid circularity in the definition of real numbers is also discussed. It is concluded that the teaching of irrational numbers needs to be rethought, seeking a more meaningful and in-depth approach, valuing teacher training, and promoting the use of technological resources and problem situations to stimulate conceptual understanding and the solving of mathematical problems. |
id |
SCAR_87f833a138fd48f88500be83d32627d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19440 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Favalli, DéborahVenezuela, Antonio Luíshttp://lattes.cnpq.br/8722224671269332https://orcid.org/0000-0001-7323-62072024-02-23T13:41:57Z2024-02-23T13:41:57Z2024-02-07FAVALLI, Déborah. Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440This study addresses the construction of numerical sets, with particular emphasis on irrational numbers, in order to examine their teaching in Brazilian Basic Education. The research begins with a review of the historical and conceptual foundations of irrational numbers, highlighting the discovery of incommensurables in Ancient Greece. The analysis of basic education textbooks reveals superficial and fragmented approaches to irrational numbers, affecting students’ conceptual understanding. The importance of adopting a historical-epistemological approach to contextualize irrational numbers and avoid circularity in the definition of real numbers is also discussed. It is concluded that the teaching of irrational numbers needs to be rethought, seeking a more meaningful and in-depth approach, valuing teacher training, and promoting the use of technological resources and problem situations to stimulate conceptual understanding and the solving of mathematical problems.Este trabalho aborda a construção dos conjuntos numéricos, dando maior ênfase nos números irracionais, de modo a analisar seu ensino na Educação Básica brasileira. A pesquisa inicia-se com uma revisão dos fundamentos históricos e conceituais dos números irracionais, destacando a descoberta dos incomensuráveis na Grécia Antiga. A análise dos livros didáticos do ensino básico revela abordagens superficiais e fragmentadas dos números irracionais, afetando a compreensão conceitual dos alunos. Também é discutida a importância de adotar uma abordagem histórico-epistemológica para contextualizar os números irracionais e evitar circularidade na definição dos números reais. Conclui-se que é necessário repensar o ensino dos números irracionais, buscando uma abordagem mais significativa e aprofundada, valorizando a formação dos professores e promovendo o uso de recursos tecnológicos e situações-problema para estimular a compreensão conceitual e a resolução de problemas matemáticos.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaMatemática - ML-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de MatemáticaLivros DidáticosGrécia AntigaNúmerosMath TeachingTextbooksAncient GreeceNumbersCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADAIncomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básicaIncommensurables: approach to irrational numbers in basic educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL_TCC-Déborah Favalli_final.pdf_TCC-Déborah Favalli_final.pdfapplication/pdf1210510https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/1/_TCC-D%c3%a9borah%20Favalli_final.pdf9ab044c274e178834e40c5cc278461ccMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXT_TCC-Déborah Favalli_final.pdf.txt_TCC-Déborah Favalli_final.pdf.txtExtracted texttext/plain78757https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/3/_TCC-D%c3%a9borah%20Favalli_final.pdf.txt7e5b8615cdbaca1d0ba0b6096519c0d4MD53ufscar/194402024-05-14 17:35:44.876oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19440Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:35:44Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Incommensurables: approach to irrational numbers in basic education |
title |
Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica |
spellingShingle |
Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica Favalli, Déborah Ensino de Matemática Livros Didáticos Grécia Antiga Números Math Teaching Textbooks Ancient Greece Numbers CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
title_short |
Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica |
title_full |
Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica |
title_fullStr |
Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica |
title_full_unstemmed |
Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica |
title_sort |
Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica |
author |
Favalli, Déborah |
author_facet |
Favalli, Déborah |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7323-6207 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favalli, Déborah |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Venezuela, Antonio Luís |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8722224671269332 |
contributor_str_mv |
Venezuela, Antonio Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Livros Didáticos Grécia Antiga Números |
topic |
Ensino de Matemática Livros Didáticos Grécia Antiga Números Math Teaching Textbooks Ancient Greece Numbers CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Math Teaching Textbooks Ancient Greece Numbers |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
description |
This study addresses the construction of numerical sets, with particular emphasis on irrational numbers, in order to examine their teaching in Brazilian Basic Education. The research begins with a review of the historical and conceptual foundations of irrational numbers, highlighting the discovery of incommensurables in Ancient Greece. The analysis of basic education textbooks reveals superficial and fragmented approaches to irrational numbers, affecting students’ conceptual understanding. The importance of adopting a historical-epistemological approach to contextualize irrational numbers and avoid circularity in the definition of real numbers is also discussed. It is concluded that the teaching of irrational numbers needs to be rethought, seeking a more meaningful and in-depth approach, valuing teacher training, and promoting the use of technological resources and problem situations to stimulate conceptual understanding and the solving of mathematical problems. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-23T13:41:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-23T13:41:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FAVALLI, Déborah. Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440 |
identifier_str_mv |
FAVALLI, Déborah. Incomensuráveis: abordagem dos números irracionais na educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Matemática - ML-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Matemática - ML-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/1/_TCC-D%c3%a9borah%20Favalli_final.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19440/3/_TCC-D%c3%a9borah%20Favalli_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ab044c274e178834e40c5cc278461cc f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec 7e5b8615cdbaca1d0ba0b6096519c0d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715676200697856 |