Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iassuoka, Daniela Alessandra del Nero
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18487
Resumo: This research aims to establish relationships between Problem Solving, Financial Mathematics and Financial Education. To fulfill this purpose, we chose to use two databases, the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, at the level of theses and dissertations, in the form of a qualitative bibliographic research. In a complementary way, we analyzed curricular documents considered as documentary sources. The research was guided by the following research question: what relationships are established between the thematic axes of Problem Solving, Financial Education and Financial Mathematics in school contexts of Basic Education? As a result of the research, both in documentary sources and in master's dissertations, we found inconsistencies in the conceptions and conceptualizations involving the thematic axes in question.
id SCAR_8816267b3f5d0158b14c79e7346a2ba4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18487
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Iassuoka, Daniela Alessandra del NeroOliveira, Paulo Cesarhttp://lattes.cnpq.br/7516513469811353https://orcid.org/0000-0003-2514-904X5cd63c13-fd2f-484c-8a6d-93684d1d5f5a2023-09-01T23:43:07Z2023-09-01T23:43:07Z2023-07-06IASSUOKA, Daniela Alessandra del Nero. Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18487.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18487This research aims to establish relationships between Problem Solving, Financial Mathematics and Financial Education. To fulfill this purpose, we chose to use two databases, the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, at the level of theses and dissertations, in the form of a qualitative bibliographic research. In a complementary way, we analyzed curricular documents considered as documentary sources. The research was guided by the following research question: what relationships are established between the thematic axes of Problem Solving, Financial Education and Financial Mathematics in school contexts of Basic Education? As a result of the research, both in documentary sources and in master's dissertations, we found inconsistencies in the conceptions and conceptualizations involving the thematic axes in question.Esta pesquisa tem por objetivo estabelecer relações entre Resolução de Problemas, Matemática Financeira e Educação Financeira. Para cumprir tal propósito optou-se por utilizar duas bases de dados, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, em nível de teses e dissertações, na forma de uma pesquisa qualitativa bibliográfica. De forma complementar, analisamos documentos curriculares considerados como fontes documentais. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão de investigação: que relações são estabelecidas entre os eixos temáticos de Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira em contextos escolares da Educação Básica? Como resultado de pesquisa, tanto nas fontes documentais quanto nas dissertações de mestrado, encontramos inconsistências nas concepções e conceituações envolvendo os eixos temáticos em questão.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaMatemática - ML-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação BásicaMapeamento de PesquisasMatemática FinanceiraBNCCBasic EducationResearch MappingFinancial MathematicsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMRelações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileirasRelationships between Problem Solving, Financial Education and Financial Mathematics: a systematic review of Brazilian researchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006009e9d0b7b-4d8f-4f32-aa7e-47964be92d74reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC versão pos defesa.pdfTCC versão pos defesa.pdfrelatório da pesquisaapplication/pdf672811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18487/1/TCC%20vers%c3%a3o%20pos%20defesa.pdf97ab038e708eca71f050f07acee2fc20MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18487/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC versão pos defesa.pdf.txtTCC versão pos defesa.pdf.txtExtracted texttext/plain114952https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18487/3/TCC%20vers%c3%a3o%20pos%20defesa.pdf.txtbaaf16c8015ad56ed2cb7205eb5c83f7MD53ufscar/184872024-05-14 18:29:08.715oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18487Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T18:29:08Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Relationships between Problem Solving, Financial Education and Financial Mathematics: a systematic review of Brazilian research
title Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras
spellingShingle Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras
Iassuoka, Daniela Alessandra del Nero
Educação Básica
Mapeamento de Pesquisas
Matemática Financeira
BNCC
Basic Education
Research Mapping
Financial Mathematics
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras
title_full Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras
title_fullStr Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras
title_full_unstemmed Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras
title_sort Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras
author Iassuoka, Daniela Alessandra del Nero
author_facet Iassuoka, Daniela Alessandra del Nero
author_role author
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2514-904X
dc.contributor.author.fl_str_mv Iassuoka, Daniela Alessandra del Nero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Paulo Cesar
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7516513469811353
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 5cd63c13-fd2f-484c-8a6d-93684d1d5f5a
contributor_str_mv Oliveira, Paulo Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Mapeamento de Pesquisas
Matemática Financeira
BNCC
topic Educação Básica
Mapeamento de Pesquisas
Matemática Financeira
BNCC
Basic Education
Research Mapping
Financial Mathematics
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Basic Education
Research Mapping
Financial Mathematics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
description This research aims to establish relationships between Problem Solving, Financial Mathematics and Financial Education. To fulfill this purpose, we chose to use two databases, the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, at the level of theses and dissertations, in the form of a qualitative bibliographic research. In a complementary way, we analyzed curricular documents considered as documentary sources. The research was guided by the following research question: what relationships are established between the thematic axes of Problem Solving, Financial Education and Financial Mathematics in school contexts of Basic Education? As a result of the research, both in documentary sources and in master's dissertations, we found inconsistencies in the conceptions and conceptualizations involving the thematic axes in question.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-01T23:43:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-01T23:43:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv IASSUOKA, Daniela Alessandra del Nero. Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18487.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18487
identifier_str_mv IASSUOKA, Daniela Alessandra del Nero. Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18487.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 9e9d0b7b-4d8f-4f32-aa7e-47964be92d74
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Matemática - ML-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Matemática - ML-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18487/1/TCC%20vers%c3%a3o%20pos%20defesa.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18487/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18487/3/TCC%20vers%c3%a3o%20pos%20defesa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 97ab038e708eca71f050f07acee2fc20
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
baaf16c8015ad56ed2cb7205eb5c83f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136425681911808