Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320 |
Resumo: | This paper reports a professional experience with students from the final years of elementary school who were part of a study group in which questions from previous OBMEP tests were used for the teaching and learning of mathematics, through the use of the problem-solving methodology proposed by POLYA (2006) and ONUCHIC (2012), with remote encounters, due to the pandemic period of COVID-19 and face-to-face. After the return of classes in the school units, a joint work was developed between teachers and students from 6th grade to 9th grade in order to rescue the teaching of mathematics and prepare students for the realization of OBMEP 2021. It had an analytical and methodical view at the development of activities from the elaboration of lists in which the selected questions were allusive to the skills of BNCC and the Paulista Curriculum, according to the school time in which the students were enrolled. This work presents the improvement in the personal and social performances of students in the school and family environments, considering that the family was a fundamental agent in the development and constancy of the project and the evolution in the group's personal and collective studies and achievements. |
id |
SCAR_8ff36fbe71d3454807c8d1a7c43a4ef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17320 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Pereira, Brenda VazSalvador, José Antoniohttp://lattes.cnpq.br/2487171069472158http://lattes.cnpq.br/90777148450696389aa48c62-529d-459c-9325-4bd31068388a2023-02-01T19:07:53Z2023-02-01T19:07:53Z2022-12-06PEREIRA, Brenda Vaz. Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320This paper reports a professional experience with students from the final years of elementary school who were part of a study group in which questions from previous OBMEP tests were used for the teaching and learning of mathematics, through the use of the problem-solving methodology proposed by POLYA (2006) and ONUCHIC (2012), with remote encounters, due to the pandemic period of COVID-19 and face-to-face. After the return of classes in the school units, a joint work was developed between teachers and students from 6th grade to 9th grade in order to rescue the teaching of mathematics and prepare students for the realization of OBMEP 2021. It had an analytical and methodical view at the development of activities from the elaboration of lists in which the selected questions were allusive to the skills of BNCC and the Paulista Curriculum, according to the school time in which the students were enrolled. This work presents the improvement in the personal and social performances of students in the school and family environments, considering that the family was a fundamental agent in the development and constancy of the project and the evolution in the group's personal and collective studies and achievements.Este trabalho relata uma experiência profissional com alunos dos anos finais do ensino fundamental que fizeram parte de um grupo de estudos, onde foram utilizadas as questões de provas anteriores da OBMEP para o ensino e aprendizagem da matemática, por meio do uso da metodologia de resolução de problemas proposta por POLYA (2006) e ONUCHIC (2012), com encontros remotos, em virtude do período pandêmico de COVID-19 e presenciais. Após o retorno das aulas nas unidades escolares, foi desenvolvido um trabalho conjunto entre docente e alunos do 6º ano ao 9º ano com objetivo de resgatar o ensino de matemática e preparar os estudantes para a realização da OBMEP 2021. Este trabalho contou com um olhar analítico e metódico para o desenvolvimento das atividades desde a elaboração das listas em que as questões selecionadas foram alusivas até as habilidades da BNCC e Currículo Paulista, de acordo com o tempo escolar em que os estudantes estavam matriculados. O trabalho apresenta a melhora no desempenho pessoal e social dos estudantes no ambiente escolar e familiar, tendo em vista que a família foi um agente fundamental no desenvolvimento e constância do projeto e a evolução nos estudos e conquistas pessoais e coletivas do grupo.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de matemáticaOBMEPResolução de problemasCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOHarmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamentalHarmony between OBMEP and problem-solving in the final years of elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600afaf7d1e-35b1-4466-84bd-87a60fcf91b6reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52ORIGINALDissertação_Brenda_final.pdfDissertação_Brenda_final.pdfDissertação finalapplication/pdf5184674https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdff6083f948fed78205512d2f12b6f0970MD51TEXTDissertação_Brenda_final.pdf.txtDissertação_Brenda_final.pdf.txtExtracted texttext/plain134081https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdf.txta3cd04d7acadd2bbf7de4f3dba9c36d6MD53THUMBNAILDissertação_Brenda_final.pdf.jpgDissertação_Brenda_final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4994https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdf.jpgbb1a2f7c57caa3a565eaabea698ceb7dMD54ufscar/173202023-09-18 18:32:29.533oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17320Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:29Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Harmony between OBMEP and problem-solving in the final years of elementary school |
title |
Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental Pereira, Brenda Vaz Ensino de matemática OBMEP Resolução de problemas CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental |
author |
Pereira, Brenda Vaz |
author_facet |
Pereira, Brenda Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9077714845069638 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Brenda Vaz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salvador, José Antonio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2487171069472158 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
9aa48c62-529d-459c-9325-4bd31068388a |
contributor_str_mv |
Salvador, José Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática OBMEP Resolução de problemas |
topic |
Ensino de matemática OBMEP Resolução de problemas CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
This paper reports a professional experience with students from the final years of elementary school who were part of a study group in which questions from previous OBMEP tests were used for the teaching and learning of mathematics, through the use of the problem-solving methodology proposed by POLYA (2006) and ONUCHIC (2012), with remote encounters, due to the pandemic period of COVID-19 and face-to-face. After the return of classes in the school units, a joint work was developed between teachers and students from 6th grade to 9th grade in order to rescue the teaching of mathematics and prepare students for the realization of OBMEP 2021. It had an analytical and methodical view at the development of activities from the elaboration of lists in which the selected questions were allusive to the skills of BNCC and the Paulista Curriculum, according to the school time in which the students were enrolled. This work presents the improvement in the personal and social performances of students in the school and family environments, considering that the family was a fundamental agent in the development and constancy of the project and the evolution in the group's personal and collective studies and achievements. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-01T19:07:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-01T19:07:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Brenda Vaz. Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Brenda Vaz. Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
afaf7d1e-35b1-4466-84bd-87a60fcf91b6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec f6083f948fed78205512d2f12b6f0970 a3cd04d7acadd2bbf7de4f3dba9c36d6 bb1a2f7c57caa3a565eaabea698ceb7d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715658791190528 |