Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Brenda Vaz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320
Resumo: This paper reports a professional experience with students from the final years of elementary school who were part of a study group in which questions from previous OBMEP tests were used for the teaching and learning of mathematics, through the use of the problem-solving methodology proposed by POLYA (2006) and ONUCHIC (2012), with remote encounters, due to the pandemic period of COVID-19 and face-to-face. After the return of classes in the school units, a joint work was developed between teachers and students from 6th grade to 9th grade in order to rescue the teaching of mathematics and prepare students for the realization of OBMEP 2021. It had an analytical and methodical view at the development of activities from the elaboration of lists in which the selected questions were allusive to the skills of BNCC and the Paulista Curriculum, according to the school time in which the students were enrolled. This work presents the improvement in the personal and social performances of students in the school and family environments, considering that the family was a fundamental agent in the development and constancy of the project and the evolution in the group's personal and collective studies and achievements.
id SCAR_8ff36fbe71d3454807c8d1a7c43a4ef7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17320
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Pereira, Brenda VazSalvador, José Antoniohttp://lattes.cnpq.br/2487171069472158http://lattes.cnpq.br/90777148450696389aa48c62-529d-459c-9325-4bd31068388a2023-02-01T19:07:53Z2023-02-01T19:07:53Z2022-12-06PEREIRA, Brenda Vaz. Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320This paper reports a professional experience with students from the final years of elementary school who were part of a study group in which questions from previous OBMEP tests were used for the teaching and learning of mathematics, through the use of the problem-solving methodology proposed by POLYA (2006) and ONUCHIC (2012), with remote encounters, due to the pandemic period of COVID-19 and face-to-face. After the return of classes in the school units, a joint work was developed between teachers and students from 6th grade to 9th grade in order to rescue the teaching of mathematics and prepare students for the realization of OBMEP 2021. It had an analytical and methodical view at the development of activities from the elaboration of lists in which the selected questions were allusive to the skills of BNCC and the Paulista Curriculum, according to the school time in which the students were enrolled. This work presents the improvement in the personal and social performances of students in the school and family environments, considering that the family was a fundamental agent in the development and constancy of the project and the evolution in the group's personal and collective studies and achievements.Este trabalho relata uma experiência profissional com alunos dos anos finais do ensino fundamental que fizeram parte de um grupo de estudos, onde foram utilizadas as questões de provas anteriores da OBMEP para o ensino e aprendizagem da matemática, por meio do uso da metodologia de resolução de problemas proposta por POLYA (2006) e ONUCHIC (2012), com encontros remotos, em virtude do período pandêmico de COVID-19 e presenciais. Após o retorno das aulas nas unidades escolares, foi desenvolvido um trabalho conjunto entre docente e alunos do 6º ano ao 9º ano com objetivo de resgatar o ensino de matemática e preparar os estudantes para a realização da OBMEP 2021. Este trabalho contou com um olhar analítico e metódico para o desenvolvimento das atividades desde a elaboração das listas em que as questões selecionadas foram alusivas até as habilidades da BNCC e Currículo Paulista, de acordo com o tempo escolar em que os estudantes estavam matriculados. O trabalho apresenta a melhora no desempenho pessoal e social dos estudantes no ambiente escolar e familiar, tendo em vista que a família foi um agente fundamental no desenvolvimento e constância do projeto e a evolução nos estudos e conquistas pessoais e coletivas do grupo.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de matemáticaOBMEPResolução de problemasCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOHarmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamentalHarmony between OBMEP and problem-solving in the final years of elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600afaf7d1e-35b1-4466-84bd-87a60fcf91b6reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52ORIGINALDissertação_Brenda_final.pdfDissertação_Brenda_final.pdfDissertação finalapplication/pdf5184674https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdff6083f948fed78205512d2f12b6f0970MD51TEXTDissertação_Brenda_final.pdf.txtDissertação_Brenda_final.pdf.txtExtracted texttext/plain134081https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdf.txta3cd04d7acadd2bbf7de4f3dba9c36d6MD53THUMBNAILDissertação_Brenda_final.pdf.jpgDissertação_Brenda_final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4994https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdf.jpgbb1a2f7c57caa3a565eaabea698ceb7dMD54ufscar/173202023-09-18 18:32:29.533oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17320Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:29Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Harmony between OBMEP and problem-solving in the final years of elementary school
title Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental
Pereira, Brenda Vaz
Ensino de matemática
OBMEP
Resolução de problemas
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental
title_full Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental
title_sort Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental
author Pereira, Brenda Vaz
author_facet Pereira, Brenda Vaz
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9077714845069638
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Brenda Vaz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salvador, José Antonio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2487171069472158
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 9aa48c62-529d-459c-9325-4bd31068388a
contributor_str_mv Salvador, José Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
OBMEP
Resolução de problemas
topic Ensino de matemática
OBMEP
Resolução de problemas
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This paper reports a professional experience with students from the final years of elementary school who were part of a study group in which questions from previous OBMEP tests were used for the teaching and learning of mathematics, through the use of the problem-solving methodology proposed by POLYA (2006) and ONUCHIC (2012), with remote encounters, due to the pandemic period of COVID-19 and face-to-face. After the return of classes in the school units, a joint work was developed between teachers and students from 6th grade to 9th grade in order to rescue the teaching of mathematics and prepare students for the realization of OBMEP 2021. It had an analytical and methodical view at the development of activities from the elaboration of lists in which the selected questions were allusive to the skills of BNCC and the Paulista Curriculum, according to the school time in which the students were enrolled. This work presents the improvement in the personal and social performances of students in the school and family environments, considering that the family was a fundamental agent in the development and constancy of the project and the evolution in the group's personal and collective studies and achievements.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-01T19:07:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-01T19:07:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Brenda Vaz. Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320
identifier_str_mv PEREIRA, Brenda Vaz. Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv afaf7d1e-35b1-4466-84bd-87a60fcf91b6
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17320/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brenda_final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
f6083f948fed78205512d2f12b6f0970
a3cd04d7acadd2bbf7de4f3dba9c36d6
bb1a2f7c57caa3a565eaabea698ceb7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715658791190528