Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica Pires
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056
Resumo: O presente trabalho de pesquisa faz parte do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa de Formação de Professores, e pretende analisar o processo de constituição da identidade docente na creche a partir do encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos: o estagiário, ainda em seu processo inicial de formação e o professor um profissional em exercício, em processo de formação continuada. Para tanto, dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e a entrevista narrativa. Utilizaremos Nóvoa (1989 e 1991) e Pimenta (1999) para tratar da profissão docente; Dubar (2006), Pimenta e Lima (2017) e Nóvoa (1991) para identidade docente; Pimenta e Lima (2017) e Rodrigues (2013) para falar sobre estágio e Campos (2008), Cerisara (1999) e Kuhlmann Junior (1998 e 2000) para falar sobre a creche e suas especificidades. Foram realizadas entrevistas narrativas com professoras e estagiárias, estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, e as professoras de uma creche pública do Município de Sorocaba, interior de São Paulo, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no ano de 2018. Percebemos que os encontros ocorridos na creche durante o PRP constituíram importante oportunidade de consolidação as opções e a intenções da docência na creche para os estagiários que serão fundamentais para sua identidade docente, possibilitando aos professores um processo de formação continuada, valorizando os seus saberes e contribuindo para a reafirmação de sua identidade docente. A colaboração entre universidade e creche na formação inicial e continuada dos professores mostrou-se tão possível, quanto necessária enquanto política de formação de professores.
id SCAR_97493f4f3fd1648d8de09d831ae141c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15056
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Rodrigues, Jéssica PiresPinheiro, Rosa Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6292207464385037http://lattes.cnpq.br/56131765760546316980f07b-1fe3-4cb3-8134-50a5645956c42021-10-27T18:21:14Z2021-10-27T18:21:14Z2021-08-23RODRIGUES, Jéssica Pires. Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056O presente trabalho de pesquisa faz parte do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa de Formação de Professores, e pretende analisar o processo de constituição da identidade docente na creche a partir do encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos: o estagiário, ainda em seu processo inicial de formação e o professor um profissional em exercício, em processo de formação continuada. Para tanto, dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e a entrevista narrativa. Utilizaremos Nóvoa (1989 e 1991) e Pimenta (1999) para tratar da profissão docente; Dubar (2006), Pimenta e Lima (2017) e Nóvoa (1991) para identidade docente; Pimenta e Lima (2017) e Rodrigues (2013) para falar sobre estágio e Campos (2008), Cerisara (1999) e Kuhlmann Junior (1998 e 2000) para falar sobre a creche e suas especificidades. Foram realizadas entrevistas narrativas com professoras e estagiárias, estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, e as professoras de uma creche pública do Município de Sorocaba, interior de São Paulo, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no ano de 2018. Percebemos que os encontros ocorridos na creche durante o PRP constituíram importante oportunidade de consolidação as opções e a intenções da docência na creche para os estagiários que serão fundamentais para sua identidade docente, possibilitando aos professores um processo de formação continuada, valorizando os seus saberes e contribuindo para a reafirmação de sua identidade docente. A colaboração entre universidade e creche na formação inicial e continuada dos professores mostrou-se tão possível, quanto necessária enquanto política de formação de professores.This research working is part of the Graduate Program in Education, at the Federal University of São Carlos in Brazil, in the line of research on Teacher Education, and seeks to analyze the process of constitution of the teaching identity in nursery school as of the encounter between two types of different formative evaluation: the intern, through in initial training process and the teacher, an active professional, in a continuing education development process. Therefore, within a qualitative research perspective, it will be use bibliographical research and narrative interview. It will be utilized Nóvoa (1989 and 1991) and Pimenta (1999) to deal with the teaching profession; Dubar (2006), Pimenta and Lima (2017) and Nóvoa (1991) for teacher identity; Pimenta and Lima (2017) and Rodrigues (2013) to talk about internship and Campos (2008), Cerisara (1999) and Kuhlmann Junior (1998 and 2000) to talk about the nursery school and its specificities. Narrative interviewing were conducted with teachers and interns, students from the Pedagogy course at the Federal University of São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba, and teachers from a public nursery school in the city of Sorocaba, countryside of São Paulo, participants of the Pedagogical Residency Program (PRP) in the year 2018. As it may realise that the meetings that took place in nursery school during the Pedagogical Residency Program (PRP) constituted an important opportunity to consolidate the options and intentions of teaching in nursery school for the interns who will be fundamental to teaching identity these, allowing teachers a continuing education development process, valuing their knowledge and contributing for the reaffirmation of their teaching identity. Collaboration between university and nursery school in initial and continuing teacher education proved to be as possible as it is necessary as a teacher education policy.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIdentidade docenteCrecheEstágio supervisionadoFormação docenteCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTeaching identityNurserySupervised internshipTeacher educationIdentidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)Teacher identity in nursery school: the encounter between subjects at different formative times in the Pedagogical Residency Program (PRP)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91cc5eb4-8f77-484f-8089-9cf106fd2761reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdfDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdfDissertaçãoapplication/pdf882768https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdfa61babf03474ebe7c556707fbe9de70fMD51carta-comprovante jessica - rosa.pdfcarta-comprovante jessica - rosa.pdfcarta comprovanteapplication/pdf117258https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/2/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdfa1aef1008203f7b8efa9d294c44eba66MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdf.txtDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdf.txtExtracted texttext/plain267360https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdf.txt28842446ae62d18a976e5aaffce8e7f3MD54carta-comprovante jessica - rosa.pdf.txtcarta-comprovante jessica - rosa.pdf.txtExtracted texttext/plain1588https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/6/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdf.txt445013e2c27dd7d46d81c148dc1d9c05MD56THUMBNAILDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdf.jpgDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6542https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdf.jpg346533917e51c702b615920d47579a4cMD55carta-comprovante jessica - rosa.pdf.jpgcarta-comprovante jessica - rosa.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13229https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/7/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdf.jpg516b17b530b7af1db42221f2ab9b5fdcMD57ufscar/150562023-09-18 18:32:17.887oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15056Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:17Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher identity in nursery school: the encounter between subjects at different formative times in the Pedagogical Residency Program (PRP)
title Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)
spellingShingle Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)
Rodrigues, Jéssica Pires
Identidade docente
Creche
Estágio supervisionado
Formação docente
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Teaching identity
Nursery
Supervised internship
Teacher education
title_short Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)
title_full Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)
title_fullStr Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)
title_full_unstemmed Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)
title_sort Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)
author Rodrigues, Jéssica Pires
author_facet Rodrigues, Jéssica Pires
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5613176576054631
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jéssica Pires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Rosa Aparecida
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6292207464385037
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 6980f07b-1fe3-4cb3-8134-50a5645956c4
contributor_str_mv Pinheiro, Rosa Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente
Creche
Estágio supervisionado
Formação docente
topic Identidade docente
Creche
Estágio supervisionado
Formação docente
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Teaching identity
Nursery
Supervised internship
Teacher education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching identity
Nursery
Supervised internship
Teacher education
description O presente trabalho de pesquisa faz parte do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa de Formação de Professores, e pretende analisar o processo de constituição da identidade docente na creche a partir do encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos: o estagiário, ainda em seu processo inicial de formação e o professor um profissional em exercício, em processo de formação continuada. Para tanto, dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e a entrevista narrativa. Utilizaremos Nóvoa (1989 e 1991) e Pimenta (1999) para tratar da profissão docente; Dubar (2006), Pimenta e Lima (2017) e Nóvoa (1991) para identidade docente; Pimenta e Lima (2017) e Rodrigues (2013) para falar sobre estágio e Campos (2008), Cerisara (1999) e Kuhlmann Junior (1998 e 2000) para falar sobre a creche e suas especificidades. Foram realizadas entrevistas narrativas com professoras e estagiárias, estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, e as professoras de uma creche pública do Município de Sorocaba, interior de São Paulo, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no ano de 2018. Percebemos que os encontros ocorridos na creche durante o PRP constituíram importante oportunidade de consolidação as opções e a intenções da docência na creche para os estagiários que serão fundamentais para sua identidade docente, possibilitando aos professores um processo de formação continuada, valorizando os seus saberes e contribuindo para a reafirmação de sua identidade docente. A colaboração entre universidade e creche na formação inicial e continuada dos professores mostrou-se tão possível, quanto necessária enquanto política de formação de professores.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-27T18:21:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-27T18:21:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Jéssica Pires. Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056
identifier_str_mv RODRIGUES, Jéssica Pires. Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.authority.fl_str_mv 91cc5eb4-8f77-484f-8089-9cf106fd2761
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/2/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/6/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/7/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a61babf03474ebe7c556707fbe9de70f
a1aef1008203f7b8efa9d294c44eba66
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
28842446ae62d18a976e5aaffce8e7f3
445013e2c27dd7d46d81c148dc1d9c05
346533917e51c702b615920d47579a4c
516b17b530b7af1db42221f2ab9b5fdc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136397164838912