Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056 |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa faz parte do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa de Formação de Professores, e pretende analisar o processo de constituição da identidade docente na creche a partir do encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos: o estagiário, ainda em seu processo inicial de formação e o professor um profissional em exercício, em processo de formação continuada. Para tanto, dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e a entrevista narrativa. Utilizaremos Nóvoa (1989 e 1991) e Pimenta (1999) para tratar da profissão docente; Dubar (2006), Pimenta e Lima (2017) e Nóvoa (1991) para identidade docente; Pimenta e Lima (2017) e Rodrigues (2013) para falar sobre estágio e Campos (2008), Cerisara (1999) e Kuhlmann Junior (1998 e 2000) para falar sobre a creche e suas especificidades. Foram realizadas entrevistas narrativas com professoras e estagiárias, estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, e as professoras de uma creche pública do Município de Sorocaba, interior de São Paulo, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no ano de 2018. Percebemos que os encontros ocorridos na creche durante o PRP constituíram importante oportunidade de consolidação as opções e a intenções da docência na creche para os estagiários que serão fundamentais para sua identidade docente, possibilitando aos professores um processo de formação continuada, valorizando os seus saberes e contribuindo para a reafirmação de sua identidade docente. A colaboração entre universidade e creche na formação inicial e continuada dos professores mostrou-se tão possível, quanto necessária enquanto política de formação de professores. |
id |
SCAR_97493f4f3fd1648d8de09d831ae141c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15056 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Rodrigues, Jéssica PiresPinheiro, Rosa Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6292207464385037http://lattes.cnpq.br/56131765760546316980f07b-1fe3-4cb3-8134-50a5645956c42021-10-27T18:21:14Z2021-10-27T18:21:14Z2021-08-23RODRIGUES, Jéssica Pires. Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056O presente trabalho de pesquisa faz parte do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa de Formação de Professores, e pretende analisar o processo de constituição da identidade docente na creche a partir do encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos: o estagiário, ainda em seu processo inicial de formação e o professor um profissional em exercício, em processo de formação continuada. Para tanto, dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e a entrevista narrativa. Utilizaremos Nóvoa (1989 e 1991) e Pimenta (1999) para tratar da profissão docente; Dubar (2006), Pimenta e Lima (2017) e Nóvoa (1991) para identidade docente; Pimenta e Lima (2017) e Rodrigues (2013) para falar sobre estágio e Campos (2008), Cerisara (1999) e Kuhlmann Junior (1998 e 2000) para falar sobre a creche e suas especificidades. Foram realizadas entrevistas narrativas com professoras e estagiárias, estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, e as professoras de uma creche pública do Município de Sorocaba, interior de São Paulo, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no ano de 2018. Percebemos que os encontros ocorridos na creche durante o PRP constituíram importante oportunidade de consolidação as opções e a intenções da docência na creche para os estagiários que serão fundamentais para sua identidade docente, possibilitando aos professores um processo de formação continuada, valorizando os seus saberes e contribuindo para a reafirmação de sua identidade docente. A colaboração entre universidade e creche na formação inicial e continuada dos professores mostrou-se tão possível, quanto necessária enquanto política de formação de professores.This research working is part of the Graduate Program in Education, at the Federal University of São Carlos in Brazil, in the line of research on Teacher Education, and seeks to analyze the process of constitution of the teaching identity in nursery school as of the encounter between two types of different formative evaluation: the intern, through in initial training process and the teacher, an active professional, in a continuing education development process. Therefore, within a qualitative research perspective, it will be use bibliographical research and narrative interview. It will be utilized Nóvoa (1989 and 1991) and Pimenta (1999) to deal with the teaching profession; Dubar (2006), Pimenta and Lima (2017) and Nóvoa (1991) for teacher identity; Pimenta and Lima (2017) and Rodrigues (2013) to talk about internship and Campos (2008), Cerisara (1999) and Kuhlmann Junior (1998 and 2000) to talk about the nursery school and its specificities. Narrative interviewing were conducted with teachers and interns, students from the Pedagogy course at the Federal University of São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba, and teachers from a public nursery school in the city of Sorocaba, countryside of São Paulo, participants of the Pedagogical Residency Program (PRP) in the year 2018. As it may realise that the meetings that took place in nursery school during the Pedagogical Residency Program (PRP) constituted an important opportunity to consolidate the options and intentions of teaching in nursery school for the interns who will be fundamental to teaching identity these, allowing teachers a continuing education development process, valuing their knowledge and contributing for the reaffirmation of their teaching identity. Collaboration between university and nursery school in initial and continuing teacher education proved to be as possible as it is necessary as a teacher education policy.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIdentidade docenteCrecheEstágio supervisionadoFormação docenteCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTeaching identityNurserySupervised internshipTeacher educationIdentidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)Teacher identity in nursery school: the encounter between subjects at different formative times in the Pedagogical Residency Program (PRP)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91cc5eb4-8f77-484f-8089-9cf106fd2761reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdfDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdfDissertaçãoapplication/pdf882768https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdfa61babf03474ebe7c556707fbe9de70fMD51carta-comprovante jessica - rosa.pdfcarta-comprovante jessica - rosa.pdfcarta comprovanteapplication/pdf117258https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/2/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdfa1aef1008203f7b8efa9d294c44eba66MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdf.txtDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdf.txtExtracted texttext/plain267360https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdf.txt28842446ae62d18a976e5aaffce8e7f3MD54carta-comprovante jessica - rosa.pdf.txtcarta-comprovante jessica - rosa.pdf.txtExtracted texttext/plain1588https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/6/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdf.txt445013e2c27dd7d46d81c148dc1d9c05MD56THUMBNAILDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdf.jpgDissertação - Jéssica UFSCAR versao final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6542https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdf.jpg346533917e51c702b615920d47579a4cMD55carta-comprovante jessica - rosa.pdf.jpgcarta-comprovante jessica - rosa.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13229https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/7/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdf.jpg516b17b530b7af1db42221f2ab9b5fdcMD57ufscar/150562023-09-18 18:32:17.887oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15056Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:17Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher identity in nursery school: the encounter between subjects at different formative times in the Pedagogical Residency Program (PRP) |
title |
Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP) |
spellingShingle |
Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP) Rodrigues, Jéssica Pires Identidade docente Creche Estágio supervisionado Formação docente CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Teaching identity Nursery Supervised internship Teacher education |
title_short |
Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP) |
title_full |
Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP) |
title_fullStr |
Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP) |
title_full_unstemmed |
Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP) |
title_sort |
Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP) |
author |
Rodrigues, Jéssica Pires |
author_facet |
Rodrigues, Jéssica Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5613176576054631 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jéssica Pires |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Rosa Aparecida |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6292207464385037 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
6980f07b-1fe3-4cb3-8134-50a5645956c4 |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Rosa Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade docente Creche Estágio supervisionado Formação docente |
topic |
Identidade docente Creche Estágio supervisionado Formação docente CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Teaching identity Nursery Supervised internship Teacher education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching identity Nursery Supervised internship Teacher education |
description |
O presente trabalho de pesquisa faz parte do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa de Formação de Professores, e pretende analisar o processo de constituição da identidade docente na creche a partir do encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos: o estagiário, ainda em seu processo inicial de formação e o professor um profissional em exercício, em processo de formação continuada. Para tanto, dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e a entrevista narrativa. Utilizaremos Nóvoa (1989 e 1991) e Pimenta (1999) para tratar da profissão docente; Dubar (2006), Pimenta e Lima (2017) e Nóvoa (1991) para identidade docente; Pimenta e Lima (2017) e Rodrigues (2013) para falar sobre estágio e Campos (2008), Cerisara (1999) e Kuhlmann Junior (1998 e 2000) para falar sobre a creche e suas especificidades. Foram realizadas entrevistas narrativas com professoras e estagiárias, estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, e as professoras de uma creche pública do Município de Sorocaba, interior de São Paulo, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no ano de 2018. Percebemos que os encontros ocorridos na creche durante o PRP constituíram importante oportunidade de consolidação as opções e a intenções da docência na creche para os estagiários que serão fundamentais para sua identidade docente, possibilitando aos professores um processo de formação continuada, valorizando os seus saberes e contribuindo para a reafirmação de sua identidade docente. A colaboração entre universidade e creche na formação inicial e continuada dos professores mostrou-se tão possível, quanto necessária enquanto política de formação de professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-27T18:21:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-27T18:21:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Jéssica Pires. Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Jéssica Pires. Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
91cc5eb4-8f77-484f-8089-9cf106fd2761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/2/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/3/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/6/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20J%c3%a9ssica%20UFSCAR%20versao%20final.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15056/7/carta-comprovante%20jessica%20-%20rosa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a61babf03474ebe7c556707fbe9de70f a1aef1008203f7b8efa9d294c44eba66 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 28842446ae62d18a976e5aaffce8e7f3 445013e2c27dd7d46d81c148dc1d9c05 346533917e51c702b615920d47579a4c 516b17b530b7af1db42221f2ab9b5fdc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136397164838912 |