A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Beatriz Mendes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14332
Resumo: This course conclusion work aims to analyze reading proposals present in a unit of the textbook teacher manual approved by PNLD 2019 of the Novo Pitanguá - Língua Portuguesa collection (BURANELLO, 2017) of the second year of elementary school. It is a documentary and bibliographic research that takes into consideration, mainly, the different fields of action of the Reading/Listening axis present in the curricular component Portuguese Language of the Common National Curricular Base (BNCC) and the Digital Guide of the National Book and Didactic Material Program (PNLD) of 2019. Sections and subsections of the aforementioned textbook are analyzed to understand the space given to reading and the relationship with the reading competences proposed by BNCC. It seeks to enable a reflection on the importance of knowing the public educational policies and the didactic materials derived from these so the didactic proposals are used in a meaningful way by the researcher professor. The results show that the unit of the book corresponds to what is presented in its review of the PNLD Digital Guide 2019, contemplates the skills and abilities present in the BNCC, is concerned with the multiliteracies, the respect for cultural diversity and considers the reading capacities of second year students without underestimating them.
id SCAR_9c136c303a68c01c21e9fe95edbfa785
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14332
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Carvalho, Beatriz Mendes deSouza, Geraldo Tadeuhttp://lattes.cnpq.br/3516168011612531http://lattes.cnpq.br/49509302454134161bdbae7e-4692-48bd-9056-5c5b4307465f2021-06-01T19:11:15Z2021-06-01T19:11:15Z2021-05-21CARVALHO, Beatriz Mendes de. A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14332.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14332This course conclusion work aims to analyze reading proposals present in a unit of the textbook teacher manual approved by PNLD 2019 of the Novo Pitanguá - Língua Portuguesa collection (BURANELLO, 2017) of the second year of elementary school. It is a documentary and bibliographic research that takes into consideration, mainly, the different fields of action of the Reading/Listening axis present in the curricular component Portuguese Language of the Common National Curricular Base (BNCC) and the Digital Guide of the National Book and Didactic Material Program (PNLD) of 2019. Sections and subsections of the aforementioned textbook are analyzed to understand the space given to reading and the relationship with the reading competences proposed by BNCC. It seeks to enable a reflection on the importance of knowing the public educational policies and the didactic materials derived from these so the didactic proposals are used in a meaningful way by the researcher professor. The results show that the unit of the book corresponds to what is presented in its review of the PNLD Digital Guide 2019, contemplates the skills and abilities present in the BNCC, is concerned with the multiliteracies, the respect for cultural diversity and considers the reading capacities of second year students without underestimating them.Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral analisar propostas de leitura presentes em uma unidade do manual do professor do livro didático aprovado pelo PNLD 2019 da coleção Novo Pitanguá - Língua Portuguesa (BURANELLO, 2017) voltado ao segundo ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica que leva em consideração, principalmente, os diferentes campos de atuação do eixo Leitura/Escuta presentes no componente curricular Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Guia Digital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2019. São analisadas seções e subseções do citado livro didático a fim de compreender o espaço dado à leitura e a relação com as competências leitoras propostas pela BNCC. Busca-se possibilitar uma reflexão sobre a importância de conhecermos as políticas públicas educacionais e os livros e materiais didáticos advindos dessas para que as propostas didáticas das obras sejam utilizadas de forma significativa pelo professor pesquisador. Os resultados apontam que a unidade do livro corresponde ao que é apresentado em sua resenha do Guia Digital PNLD 2019, contempla as competências e habilidades presentes na BNCC, preocupa-se com os multiletramentos, o respeito à diversidade cultural e considera as capacidades leitoras dos estudantes do segundo ano, sem subestimá-las.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLeituraMaterial didáticoBNCCReadingEducational materialBNCCCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo PitanguáReading in the early years of elementary school: an analysis of the textbook teacher manual from the Novo Pitanguá collectioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060028e715b7-edc3-4d7c-9cfa-f1fc9d0b0a3creponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTrabalho de conclusão de curso - Beatriz Mendes de Carvalho (1).pdfTrabalho de conclusão de curso - Beatriz Mendes de Carvalho (1).pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Pedagogiaapplication/pdf7731037https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14332/1/Trabalho%20de%20conclus%c3%a3o%20de%20curso%20-%20Beatriz%20Mendes%20de%20Carvalho%20%281%29.pdf8e9abaaeb9cea3e007f34e73f5528ec0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14332/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTrabalho de conclusão de curso - Beatriz Mendes de Carvalho (1).pdf.txtTrabalho de conclusão de curso - Beatriz Mendes de Carvalho (1).pdf.txtExtracted texttext/plain70275https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14332/3/Trabalho%20de%20conclus%c3%a3o%20de%20curso%20-%20Beatriz%20Mendes%20de%20Carvalho%20%281%29.pdf.txt1941e6130c0f62cfbe5d479dd10d85beMD53THUMBNAILTrabalho de conclusão de curso - Beatriz Mendes de Carvalho (1).pdf.jpgTrabalho de conclusão de curso - Beatriz Mendes de Carvalho (1).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5822https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14332/4/Trabalho%20de%20conclus%c3%a3o%20de%20curso%20-%20Beatriz%20Mendes%20de%20Carvalho%20%281%29.pdf.jpgd2c24431e13f8e30b4a55a92e8fe0f70MD54ufscar/143322023-09-18 18:32:11.412oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14332Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:11Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Reading in the early years of elementary school: an analysis of the textbook teacher manual from the Novo Pitanguá collection
title A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá
spellingShingle A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá
Carvalho, Beatriz Mendes de
Leitura
Material didático
BNCC
Reading
Educational material
BNCC
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá
title_full A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá
title_fullStr A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá
title_full_unstemmed A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá
title_sort A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá
author Carvalho, Beatriz Mendes de
author_facet Carvalho, Beatriz Mendes de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4950930245413416
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Beatriz Mendes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Geraldo Tadeu
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3516168011612531
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 1bdbae7e-4692-48bd-9056-5c5b4307465f
contributor_str_mv Souza, Geraldo Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Material didático
BNCC
Reading
Educational material
BNCC
topic Leitura
Material didático
BNCC
Reading
Educational material
BNCC
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This course conclusion work aims to analyze reading proposals present in a unit of the textbook teacher manual approved by PNLD 2019 of the Novo Pitanguá - Língua Portuguesa collection (BURANELLO, 2017) of the second year of elementary school. It is a documentary and bibliographic research that takes into consideration, mainly, the different fields of action of the Reading/Listening axis present in the curricular component Portuguese Language of the Common National Curricular Base (BNCC) and the Digital Guide of the National Book and Didactic Material Program (PNLD) of 2019. Sections and subsections of the aforementioned textbook are analyzed to understand the space given to reading and the relationship with the reading competences proposed by BNCC. It seeks to enable a reflection on the importance of knowing the public educational policies and the didactic materials derived from these so the didactic proposals are used in a meaningful way by the researcher professor. The results show that the unit of the book corresponds to what is presented in its review of the PNLD Digital Guide 2019, contemplates the skills and abilities present in the BNCC, is concerned with the multiliteracies, the respect for cultural diversity and considers the reading capacities of second year students without underestimating them.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-01T19:11:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-01T19:11:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Beatriz Mendes de. A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14332.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14332
identifier_str_mv CARVALHO, Beatriz Mendes de. A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do manual do professor do livro didático da coleção Novo Pitanguá. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14332.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 28e715b7-edc3-4d7c-9cfa-f1fc9d0b0a3c
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14332/1/Trabalho%20de%20conclus%c3%a3o%20de%20curso%20-%20Beatriz%20Mendes%20de%20Carvalho%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14332/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14332/3/Trabalho%20de%20conclus%c3%a3o%20de%20curso%20-%20Beatriz%20Mendes%20de%20Carvalho%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14332/4/Trabalho%20de%20conclus%c3%a3o%20de%20curso%20-%20Beatriz%20Mendes%20de%20Carvalho%20%281%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e9abaaeb9cea3e007f34e73f5528ec0
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1941e6130c0f62cfbe5d479dd10d85be
d2c24431e13f8e30b4a55a92e8fe0f70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136390854508544