The teaching of literary reading in basic education: prospects and challenges stemming from the BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portolomeos, Andrea
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nepomuceno, Susana Vieira Rismo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185083
Resumo: Antonio Candido, no texto O direito à literatura, defende que a leitura do texto literário promove uma experiência humanizadora à medida que o indivíduo tende a se tornar mais empático diante das mais diferentes realidades. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é homologada em 2017, oferecendo aos professores da educação básica orientações que dialogam com o posicionamento de Candido. Todavia, entra em contradição em suas diretrizes, se distanciando da compreensão do texto literário enquanto material estético. Assim, este artigo promove uma discussão sobre a especificidade do texto e da leitura literária que auxilie o professor na sua prática de sala de aula e ainda reflete sobre as perspectivas e desafios presentes na BNCC no que se refere ao ensino da leitura literária como forma de promover aulas de literatura mais emancipadoras.
id USP-36_5c9ed65886f5fa5e39c6604f53368ffc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185083
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling The teaching of literary reading in basic education: prospects and challenges stemming from the BNCCO ensino da leitura literária na escola básica: perspectivas e desafios a partir da BNCCLeitura literáriaEscola básicaBNCCLiterary ReadingBasic schoolBNCCAntonio Candido, no texto O direito à literatura, defende que a leitura do texto literário promove uma experiência humanizadora à medida que o indivíduo tende a se tornar mais empático diante das mais diferentes realidades. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é homologada em 2017, oferecendo aos professores da educação básica orientações que dialogam com o posicionamento de Candido. Todavia, entra em contradição em suas diretrizes, se distanciando da compreensão do texto literário enquanto material estético. Assim, este artigo promove uma discussão sobre a especificidade do texto e da leitura literária que auxilie o professor na sua prática de sala de aula e ainda reflete sobre as perspectivas e desafios presentes na BNCC no que se refere ao ensino da leitura literária como forma de promover aulas de literatura mais emancipadoras.Antonio Candido, in the text The right to literature, argues that literary text reading promotes a humanizing experience as the individual tends to become more empathetic in the face of the most different realities. The Common National Curriculum Base (BNCC) was approved in 2017, providing teachers guidelines that dialogue with Candido´s positioning. However, it contradicts its guidelines, distancing itself from the understanding of the literary text as aesthetic material. Therefore, this work promotes a discussion on the specificity of text and literary reading that helps the teacher in his/her classroom practice and also reflects on the perspectives and challenges present at BNCC with regard to the teaching of literary reading as a way to promote more emancipatory literature classes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18508310.11606/issn.2236-4242.v35i1p4-20Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 4-202236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185083/180637https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185083/182956Copyright (c) 2022 Andrea Portolomeos, Susana Vieira Rismo Nepomucenohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPortolomeos, AndreaNepomuceno, Susana Vieira Rismo 2022-03-21T20:18:26Zoai:revistas.usp.br:article/185083Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.297556Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The teaching of literary reading in basic education: prospects and challenges stemming from the BNCC
O ensino da leitura literária na escola básica: perspectivas e desafios a partir da BNCC
title The teaching of literary reading in basic education: prospects and challenges stemming from the BNCC
spellingShingle The teaching of literary reading in basic education: prospects and challenges stemming from the BNCC
Portolomeos, Andrea
Leitura literária
Escola básica
BNCC
Literary Reading
Basic school
BNCC
title_short The teaching of literary reading in basic education: prospects and challenges stemming from the BNCC
title_full The teaching of literary reading in basic education: prospects and challenges stemming from the BNCC
title_fullStr The teaching of literary reading in basic education: prospects and challenges stemming from the BNCC
title_full_unstemmed The teaching of literary reading in basic education: prospects and challenges stemming from the BNCC
title_sort The teaching of literary reading in basic education: prospects and challenges stemming from the BNCC
author Portolomeos, Andrea
author_facet Portolomeos, Andrea
Nepomuceno, Susana Vieira Rismo
author_role author
author2 Nepomuceno, Susana Vieira Rismo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portolomeos, Andrea
Nepomuceno, Susana Vieira Rismo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literária
Escola básica
BNCC
Literary Reading
Basic school
BNCC
topic Leitura literária
Escola básica
BNCC
Literary Reading
Basic school
BNCC
description Antonio Candido, no texto O direito à literatura, defende que a leitura do texto literário promove uma experiência humanizadora à medida que o indivíduo tende a se tornar mais empático diante das mais diferentes realidades. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é homologada em 2017, oferecendo aos professores da educação básica orientações que dialogam com o posicionamento de Candido. Todavia, entra em contradição em suas diretrizes, se distanciando da compreensão do texto literário enquanto material estético. Assim, este artigo promove uma discussão sobre a especificidade do texto e da leitura literária que auxilie o professor na sua prática de sala de aula e ainda reflete sobre as perspectivas e desafios presentes na BNCC no que se refere ao ensino da leitura literária como forma de promover aulas de literatura mais emancipadoras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185083
10.11606/issn.2236-4242.v35i1p4-20
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185083
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p4-20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185083/180637
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185083/182956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Andrea Portolomeos, Susana Vieira Rismo Nepomuceno
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Andrea Portolomeos, Susana Vieira Rismo Nepomuceno
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 4-20
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894802145280