Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5974 |
Resumo: | Universidade Federal de Minas Gerais |
id |
SCAR_a37ba4c4d9e72e4441f40efb5b5979ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5974 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Pereira, Ana Carina StelkoWilliams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/6962646759651464http://lattes.cnpq.br/472149638644412763c0c1f6-f297-412b-8e97-c6bf94d2ce152016-06-02T20:30:06Z2012-11-202016-06-02T20:30:06Z2012-08-31https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5974Universidade Federal de Minas GeraisEssa tese foi escrita no formato de um compêndio de textos científicos. Tais textos estão articulados de modo a fundamentar o desenvolvimento, avaliação e aprimoramento de um programa preventivo brasileiro de violência escolar, denominado Violência Nota Zero. Primeiramente, fez-se uma discussão sobre definição de violência escolar, indicando que essa envolve alunos, funcionários de escolas, pais, comunidade e ações como agredir fisicamente, verbalmente, destruir ou roubar materiais, e especificidades, como o bullying. Em seguida, fez-se uma revisão sistemáticas de literatura de estudos brasileiros publicados em periódicos nacionais sobre prevenção de violência escolar e bullying, apontando a necessidade de se desenvolver e avaliar programas em relação a tal problema. Um instrumento (Escala de Violência Escolar versão a alunos), o qual foi aplicado para avaliar o programa, teve a suas características psicométricas avaliadas. O programa foi descrito em detalhes e, depois, expôs-se a avaliação social do programa e, posteriormente, os resultados alcançados. Tendo-se explicado como é o programa e os resultados obtidos, procedeu-se a criação de um material a ser incluído no programa que ensine a alunos a como lidar com situações de violência na escola. Por fim, apresentou-se um texto que incentiva a formação de uma rede brasileira para enfrentar a violência na escola e bullying, descrevendo-se a experiência canadense a respeito. Assim, ao total, essa tese engloba oito textos científicos, sendo cinco artigos, um capítulo de livro, uma nota técnica e um relato de experiência.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsiUFSCarBRViolência escolarBullyingEscolas - programas de prevençãoAvaliação de programasCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAvaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficáciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-1-134dc2e69-ca3b-4225-b5a3-e74959660f50info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4683.pdfapplication/pdf1902705https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5974/1/4683.pdf592661a5ce68c9a1c310536a714dae07MD51TEXT4683.pdf.txt4683.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5974/2/4683.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4683.pdf.jpg4683.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6613https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5974/3/4683.pdf.jpg9c6fcd245f46bed74cf1240a9eebb415MD53ufscar/59742023-09-18 18:31:37.434oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5974Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia |
title |
Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia |
spellingShingle |
Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia Pereira, Ana Carina Stelko Violência escolar Bullying Escolas - programas de prevenção Avaliação de programas CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia |
title_full |
Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia |
title_fullStr |
Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia |
title_sort |
Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia |
author |
Pereira, Ana Carina Stelko |
author_facet |
Pereira, Ana Carina Stelko |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4721496386444127 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Carina Stelko |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6962646759651464 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
63c0c1f6-f297-412b-8e97-c6bf94d2ce15 |
contributor_str_mv |
Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência escolar Bullying Escolas - programas de prevenção Avaliação de programas |
topic |
Violência escolar Bullying Escolas - programas de prevenção Avaliação de programas CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-20 2016-06-02T20:30:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:30:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5974 |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
34dc2e69-ca3b-4225-b5a3-e74959660f50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5974/1/4683.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5974/2/4683.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5974/3/4683.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
592661a5ce68c9a1c310536a714dae07 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9c6fcd245f46bed74cf1240a9eebb415 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715547842412544 |