Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefane, Claudia Aparecida
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2296
Resumo: O processo de globalização e a democratização do ensino fizeram com que a escola passasse a atender todos os alunos, advindos dos mais diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. Diante das diferenças discentes, objetivou-se analisar as formas de enfrentamento dos docentes de Educação Física frente a situações que as envolviam. Participaram desta pesquisa 35 docentes (na 1a. fase) e 27 (na 2a. fase), dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública (municipal e estadual) de São Carlos (SP), que responderam a um questionário e a uma entrevista baseada em situações hipotéticas envolvendo alunos de raça, religião, composição física, sexo, orientação sexual diferentes, com deficiência (PNEE) ou com problemas de saúde. Os resultados apontam que os professores tinham interesse pelo sucesso dos alunos, mesmo restringindo o ensino a modalidades esportivas e exigindo a prática dentro dos padrões técnicos, o que colaborava para a transformação das diferenças em desigualdades. Diante das diferenças, esses professores adotavam ou não critérios especiais de participação. Para os PNEE, com problemas de saúde e casos particulares de alunas de religiões que limitavam o envolvimento nas aulas eram oferecidas atividades e funções alternativas. Nas situações envolvendo crenças e valores, eles exigiam a participação dos alunos em todas as atividades. Comentários jocosos e atitudes de exclusão surgiam entre os alunos quando estes não tinham habilidades físico/desportivas, exceções ocorriam com os alunos doentes ou deficientes. Os professores usavam estratégias entre sermões e discussão em classe, as quais, em geral, não eram eficientes para combatê-los e estavam carregadas de seus próprios preconceitos. Os enfrentamentos relatados apontam conhecimentos e competências obtidos na formação inicial e continuada, nas experiências profissionais e pessoais, orientados pelas condições de trabalho, pelas resistências às políticas públicas, por crenças e valores etc. Os professores decidiam qual prática docente adotar considerando mais crenças e valores pessoais do que conhecimentos acadêmicos. Consideradas as especificidades identificadas quanto à área e ao perfil profissional sugere-se a formação destes professores, o compromisso político e a realização de mudanças organizacionais, curriculares e estruturais na perspectiva de acesso e sucesso de todos os alunos.
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