Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2296 |
Resumo: | O processo de globalização e a democratização do ensino fizeram com que a escola passasse a atender todos os alunos, advindos dos mais diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. Diante das diferenças discentes, objetivou-se analisar as formas de enfrentamento dos docentes de Educação Física frente a situações que as envolviam. Participaram desta pesquisa 35 docentes (na 1a. fase) e 27 (na 2a. fase), dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública (municipal e estadual) de São Carlos (SP), que responderam a um questionário e a uma entrevista baseada em situações hipotéticas envolvendo alunos de raça, religião, composição física, sexo, orientação sexual diferentes, com deficiência (PNEE) ou com problemas de saúde. Os resultados apontam que os professores tinham interesse pelo sucesso dos alunos, mesmo restringindo o ensino a modalidades esportivas e exigindo a prática dentro dos padrões técnicos, o que colaborava para a transformação das diferenças em desigualdades. Diante das diferenças, esses professores adotavam ou não critérios especiais de participação. Para os PNEE, com problemas de saúde e casos particulares de alunas de religiões que limitavam o envolvimento nas aulas eram oferecidas atividades e funções alternativas. Nas situações envolvendo crenças e valores, eles exigiam a participação dos alunos em todas as atividades. Comentários jocosos e atitudes de exclusão surgiam entre os alunos quando estes não tinham habilidades físico/desportivas, exceções ocorriam com os alunos doentes ou deficientes. Os professores usavam estratégias entre sermões e discussão em classe, as quais, em geral, não eram eficientes para combatê-los e estavam carregadas de seus próprios preconceitos. Os enfrentamentos relatados apontam conhecimentos e competências obtidos na formação inicial e continuada, nas experiências profissionais e pessoais, orientados pelas condições de trabalho, pelas resistências às políticas públicas, por crenças e valores etc. Os professores decidiam qual prática docente adotar considerando mais crenças e valores pessoais do que conhecimentos acadêmicos. Consideradas as especificidades identificadas quanto à área e ao perfil profissional sugere-se a formação destes professores, o compromisso político e a realização de mudanças organizacionais, curriculares e estruturais na perspectiva de acesso e sucesso de todos os alunos. |
id |
SCAR_aa737c6959781859ac76373f13d29c49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2296 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Stefane, Claudia AparecidaMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780792H3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796063D1d5d0dc05-7888-4e6c-b8c9-6fc3980a6ee82016-06-02T19:35:48Z2005-02-232016-06-02T19:35:48Z2003-10-10STEFANE, Claudia Aparecida. Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.. 2003. 248 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2296application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRPrática pedagógicaProfessores de educação físicaEducação interculturalDiversidade cultural e racialCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProfessores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO processo de globalização e a democratização do ensino fizeram com que a escola passasse a atender todos os alunos, advindos dos mais diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. Diante das diferenças discentes, objetivou-se analisar as formas de enfrentamento dos docentes de Educação Física frente a situações que as envolviam. Participaram desta pesquisa 35 docentes (na 1a. fase) e 27 (na 2a. fase), dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública (municipal e estadual) de São Carlos (SP), que responderam a um questionário e a uma entrevista baseada em situações hipotéticas envolvendo alunos de raça, religião, composição física, sexo, orientação sexual diferentes, com deficiência (PNEE) ou com problemas de saúde. Os resultados apontam que os professores tinham interesse pelo sucesso dos alunos, mesmo restringindo o ensino a modalidades esportivas e exigindo a prática dentro dos padrões técnicos, o que colaborava para a transformação das diferenças em desigualdades. Diante das diferenças, esses professores adotavam ou não critérios especiais de participação. Para os PNEE, com problemas de saúde e casos particulares de alunas de religiões que limitavam o envolvimento nas aulas eram oferecidas atividades e funções alternativas. Nas situações envolvendo crenças e valores, eles exigiam a participação dos alunos em todas as atividades. Comentários jocosos e atitudes de exclusão surgiam entre os alunos quando estes não tinham habilidades físico/desportivas, exceções ocorriam com os alunos doentes ou deficientes. Os professores usavam estratégias entre sermões e discussão em classe, as quais, em geral, não eram eficientes para combatê-los e estavam carregadas de seus próprios preconceitos. Os enfrentamentos relatados apontam conhecimentos e competências obtidos na formação inicial e continuada, nas experiências profissionais e pessoais, orientados pelas condições de trabalho, pelas resistências às políticas públicas, por crenças e valores etc. Os professores decidiam qual prática docente adotar considerando mais crenças e valores pessoais do que conhecimentos acadêmicos. Consideradas as especificidades identificadas quanto à área e ao perfil profissional sugere-se a formação destes professores, o compromisso político e a realização de mudanças organizacionais, curriculares e estruturais na perspectiva de acesso e sucesso de todos os alunos.-1-1dcf2737b-23bb-419f-a530-228d12ec1d18info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTeseCAS.pdfapplication/pdf1500388https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2296/1/TeseCAS.pdf039971a585d640f6eee4f0ce22106a4dMD51THUMBNAILTeseCAS.pdf.jpgTeseCAS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5356https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2296/2/TeseCAS.pdf.jpg0aea7cc1389985e5bf051c9fd6b07ce3MD52ufscar/22962023-09-18 18:30:49.054oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2296Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:49Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas. |
title |
Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas. |
spellingShingle |
Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas. Stefane, Claudia Aparecida Prática pedagógica Professores de educação física Educação intercultural Diversidade cultural e racial CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas. |
title_full |
Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas. |
title_fullStr |
Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas. |
title_full_unstemmed |
Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas. |
title_sort |
Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas. |
author |
Stefane, Claudia Aparecida |
author_facet |
Stefane, Claudia Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796063D1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stefane, Claudia Aparecida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780792H3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
d5d0dc05-7888-4e6c-b8c9-6fc3980a6ee8 |
contributor_str_mv |
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Professores de educação física Educação intercultural Diversidade cultural e racial |
topic |
Prática pedagógica Professores de educação física Educação intercultural Diversidade cultural e racial CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O processo de globalização e a democratização do ensino fizeram com que a escola passasse a atender todos os alunos, advindos dos mais diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. Diante das diferenças discentes, objetivou-se analisar as formas de enfrentamento dos docentes de Educação Física frente a situações que as envolviam. Participaram desta pesquisa 35 docentes (na 1a. fase) e 27 (na 2a. fase), dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública (municipal e estadual) de São Carlos (SP), que responderam a um questionário e a uma entrevista baseada em situações hipotéticas envolvendo alunos de raça, religião, composição física, sexo, orientação sexual diferentes, com deficiência (PNEE) ou com problemas de saúde. Os resultados apontam que os professores tinham interesse pelo sucesso dos alunos, mesmo restringindo o ensino a modalidades esportivas e exigindo a prática dentro dos padrões técnicos, o que colaborava para a transformação das diferenças em desigualdades. Diante das diferenças, esses professores adotavam ou não critérios especiais de participação. Para os PNEE, com problemas de saúde e casos particulares de alunas de religiões que limitavam o envolvimento nas aulas eram oferecidas atividades e funções alternativas. Nas situações envolvendo crenças e valores, eles exigiam a participação dos alunos em todas as atividades. Comentários jocosos e atitudes de exclusão surgiam entre os alunos quando estes não tinham habilidades físico/desportivas, exceções ocorriam com os alunos doentes ou deficientes. Os professores usavam estratégias entre sermões e discussão em classe, as quais, em geral, não eram eficientes para combatê-los e estavam carregadas de seus próprios preconceitos. Os enfrentamentos relatados apontam conhecimentos e competências obtidos na formação inicial e continuada, nas experiências profissionais e pessoais, orientados pelas condições de trabalho, pelas resistências às políticas públicas, por crenças e valores etc. Os professores decidiam qual prática docente adotar considerando mais crenças e valores pessoais do que conhecimentos acadêmicos. Consideradas as especificidades identificadas quanto à área e ao perfil profissional sugere-se a formação destes professores, o compromisso político e a realização de mudanças organizacionais, curriculares e estruturais na perspectiva de acesso e sucesso de todos os alunos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-10-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2005-02-23 2016-06-02T19:35:48Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:35:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
STEFANE, Claudia Aparecida. Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.. 2003. 248 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2296 |
identifier_str_mv |
STEFANE, Claudia Aparecida. Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.. 2003. 248 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
dcf2737b-23bb-419f-a530-228d12ec1d18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2296/1/TeseCAS.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2296/2/TeseCAS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
039971a585d640f6eee4f0ce22106a4d 0aea7cc1389985e5bf051c9fd6b07ce3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715517984210944 |