Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefane, Claudia Aparecida
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2296
Resumo: O processo de globalização e a democratização do ensino fizeram com que a escola passasse a atender todos os alunos, advindos dos mais diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. Diante das diferenças discentes, objetivou-se analisar as formas de enfrentamento dos docentes de Educação Física frente a situações que as envolviam. Participaram desta pesquisa 35 docentes (na 1a. fase) e 27 (na 2a. fase), dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública (municipal e estadual) de São Carlos (SP), que responderam a um questionário e a uma entrevista baseada em situações hipotéticas envolvendo alunos de raça, religião, composição física, sexo, orientação sexual diferentes, com deficiência (PNEE) ou com problemas de saúde. Os resultados apontam que os professores tinham interesse pelo sucesso dos alunos, mesmo restringindo o ensino a modalidades esportivas e exigindo a prática dentro dos padrões técnicos, o que colaborava para a transformação das diferenças em desigualdades. Diante das diferenças, esses professores adotavam ou não critérios especiais de participação. Para os PNEE, com problemas de saúde e casos particulares de alunas de religiões que limitavam o envolvimento nas aulas eram oferecidas atividades e funções alternativas. Nas situações envolvendo crenças e valores, eles exigiam a participação dos alunos em todas as atividades. Comentários jocosos e atitudes de exclusão surgiam entre os alunos quando estes não tinham habilidades físico/desportivas, exceções ocorriam com os alunos doentes ou deficientes. Os professores usavam estratégias entre sermões e discussão em classe, as quais, em geral, não eram eficientes para combatê-los e estavam carregadas de seus próprios preconceitos. Os enfrentamentos relatados apontam conhecimentos e competências obtidos na formação inicial e continuada, nas experiências profissionais e pessoais, orientados pelas condições de trabalho, pelas resistências às políticas públicas, por crenças e valores etc. Os professores decidiam qual prática docente adotar considerando mais crenças e valores pessoais do que conhecimentos acadêmicos. Consideradas as especificidades identificadas quanto à área e ao perfil profissional sugere-se a formação destes professores, o compromisso político e a realização de mudanças organizacionais, curriculares e estruturais na perspectiva de acesso e sucesso de todos os alunos.
id SCAR_aa737c6959781859ac76373f13d29c49
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2296
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Stefane, Claudia AparecidaMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780792H3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796063D1d5d0dc05-7888-4e6c-b8c9-6fc3980a6ee82016-06-02T19:35:48Z2005-02-232016-06-02T19:35:48Z2003-10-10STEFANE, Claudia Aparecida. Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.. 2003. 248 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2296application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRPrática pedagógicaProfessores de educação físicaEducação interculturalDiversidade cultural e racialCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProfessores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO processo de globalização e a democratização do ensino fizeram com que a escola passasse a atender todos os alunos, advindos dos mais diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. Diante das diferenças discentes, objetivou-se analisar as formas de enfrentamento dos docentes de Educação Física frente a situações que as envolviam. Participaram desta pesquisa 35 docentes (na 1a. fase) e 27 (na 2a. fase), dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública (municipal e estadual) de São Carlos (SP), que responderam a um questionário e a uma entrevista baseada em situações hipotéticas envolvendo alunos de raça, religião, composição física, sexo, orientação sexual diferentes, com deficiência (PNEE) ou com problemas de saúde. Os resultados apontam que os professores tinham interesse pelo sucesso dos alunos, mesmo restringindo o ensino a modalidades esportivas e exigindo a prática dentro dos padrões técnicos, o que colaborava para a transformação das diferenças em desigualdades. Diante das diferenças, esses professores adotavam ou não critérios especiais de participação. Para os PNEE, com problemas de saúde e casos particulares de alunas de religiões que limitavam o envolvimento nas aulas eram oferecidas atividades e funções alternativas. Nas situações envolvendo crenças e valores, eles exigiam a participação dos alunos em todas as atividades. Comentários jocosos e atitudes de exclusão surgiam entre os alunos quando estes não tinham habilidades físico/desportivas, exceções ocorriam com os alunos doentes ou deficientes. Os professores usavam estratégias entre sermões e discussão em classe, as quais, em geral, não eram eficientes para combatê-los e estavam carregadas de seus próprios preconceitos. Os enfrentamentos relatados apontam conhecimentos e competências obtidos na formação inicial e continuada, nas experiências profissionais e pessoais, orientados pelas condições de trabalho, pelas resistências às políticas públicas, por crenças e valores etc. Os professores decidiam qual prática docente adotar considerando mais crenças e valores pessoais do que conhecimentos acadêmicos. Consideradas as especificidades identificadas quanto à área e ao perfil profissional sugere-se a formação destes professores, o compromisso político e a realização de mudanças organizacionais, curriculares e estruturais na perspectiva de acesso e sucesso de todos os alunos.-1-1dcf2737b-23bb-419f-a530-228d12ec1d18info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTeseCAS.pdfapplication/pdf1500388https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2296/1/TeseCAS.pdf039971a585d640f6eee4f0ce22106a4dMD51THUMBNAILTeseCAS.pdf.jpgTeseCAS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5356https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2296/2/TeseCAS.pdf.jpg0aea7cc1389985e5bf051c9fd6b07ce3MD52ufscar/22962023-09-18 18:30:49.054oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2296Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:49Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.
title Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.
spellingShingle Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.
Stefane, Claudia Aparecida
Prática pedagógica
Professores de educação física
Educação intercultural
Diversidade cultural e racial
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.
title_full Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.
title_fullStr Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.
title_full_unstemmed Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.
title_sort Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.
author Stefane, Claudia Aparecida
author_facet Stefane, Claudia Aparecida
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796063D1
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefane, Claudia Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780792H3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv d5d0dc05-7888-4e6c-b8c9-6fc3980a6ee8
contributor_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Professores de educação física
Educação intercultural
Diversidade cultural e racial
topic Prática pedagógica
Professores de educação física
Educação intercultural
Diversidade cultural e racial
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O processo de globalização e a democratização do ensino fizeram com que a escola passasse a atender todos os alunos, advindos dos mais diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. Diante das diferenças discentes, objetivou-se analisar as formas de enfrentamento dos docentes de Educação Física frente a situações que as envolviam. Participaram desta pesquisa 35 docentes (na 1a. fase) e 27 (na 2a. fase), dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública (municipal e estadual) de São Carlos (SP), que responderam a um questionário e a uma entrevista baseada em situações hipotéticas envolvendo alunos de raça, religião, composição física, sexo, orientação sexual diferentes, com deficiência (PNEE) ou com problemas de saúde. Os resultados apontam que os professores tinham interesse pelo sucesso dos alunos, mesmo restringindo o ensino a modalidades esportivas e exigindo a prática dentro dos padrões técnicos, o que colaborava para a transformação das diferenças em desigualdades. Diante das diferenças, esses professores adotavam ou não critérios especiais de participação. Para os PNEE, com problemas de saúde e casos particulares de alunas de religiões que limitavam o envolvimento nas aulas eram oferecidas atividades e funções alternativas. Nas situações envolvendo crenças e valores, eles exigiam a participação dos alunos em todas as atividades. Comentários jocosos e atitudes de exclusão surgiam entre os alunos quando estes não tinham habilidades físico/desportivas, exceções ocorriam com os alunos doentes ou deficientes. Os professores usavam estratégias entre sermões e discussão em classe, as quais, em geral, não eram eficientes para combatê-los e estavam carregadas de seus próprios preconceitos. Os enfrentamentos relatados apontam conhecimentos e competências obtidos na formação inicial e continuada, nas experiências profissionais e pessoais, orientados pelas condições de trabalho, pelas resistências às políticas públicas, por crenças e valores etc. Os professores decidiam qual prática docente adotar considerando mais crenças e valores pessoais do que conhecimentos acadêmicos. Consideradas as especificidades identificadas quanto à área e ao perfil profissional sugere-se a formação destes professores, o compromisso político e a realização de mudanças organizacionais, curriculares e estruturais na perspectiva de acesso e sucesso de todos os alunos.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-10-10
dc.date.available.fl_str_mv 2005-02-23
2016-06-02T19:35:48Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:35:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv STEFANE, Claudia Aparecida. Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.. 2003. 248 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2296
identifier_str_mv STEFANE, Claudia Aparecida. Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas.. 2003. 248 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv dcf2737b-23bb-419f-a530-228d12ec1d18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2296/1/TeseCAS.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2296/2/TeseCAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 039971a585d640f6eee4f0ce22106a4d
0aea7cc1389985e5bf051c9fd6b07ce3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715517984210944