Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shimizu, Rita de Cassia Gromoni
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2390
Resumo: The present research analysed the results of the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente , that it was proposed by CECEMCA, through the accord between MEC and UNESP, approved in 2004 and offered to teachers in a public elementary school in the Rio Claro city. The methodology consisted on analyzing three questionnaires, the homeworks, the observed class and the narrative, besides another questionary developed to answering the following question: How the Basic Education´s teachers evaluated their participation on the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ? In a review of literature it were searched works about Distance Environmental Education, but it were not found papers that focused Sustainable Consume. The results proved that it is necessary to reformulate some aspects to the next courses. However, in the teachers´ point of view, the course contributed to their teaching practice and professional development.
id SCAR_c9b76aba27bc5139c46de56e8095c75c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2390
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Shimizu, Rita de Cassia GromoniHartwing, Dácio Rodney8ad443e2-bc36-4a5c-af70-03133c881f152016-06-02T19:38:44Z2007-10-182016-06-02T19:38:44Z2006-05-04SHIMIZU, Rita de Cassia Gromoni. Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2390The present research analysed the results of the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente , that it was proposed by CECEMCA, through the accord between MEC and UNESP, approved in 2004 and offered to teachers in a public elementary school in the Rio Claro city. The methodology consisted on analyzing three questionnaires, the homeworks, the observed class and the narrative, besides another questionary developed to answering the following question: How the Basic Education´s teachers evaluated their participation on the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ? In a review of literature it were searched works about Distance Environmental Education, but it were not found papers that focused Sustainable Consume. The results proved that it is necessary to reformulate some aspects to the next courses. However, in the teachers´ point of view, the course contributed to their teaching practice and professional development.A presente pesquisa teve como objetivo analisar se o projeto-piloto do Curso Consumo Sustentável / Consumo Responsável: desenvolvimento, cidadania e meio ambiente atingiu os resultados esperados quando de sua proposição. O curso foi oferecido, em 2005, na modalidade a distância, a professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Armando Grizzi , localizada na periferia de Rio Claro - SP, sob a coordenação da Profa.Dra. Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza e ministrado pelo Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA), criado através de Convênio entre o MEC e a UNESP, em 2004. Como parte integrante da metodologia dessa pesquisa, foram utilizados os três questionários, as tarefas, a observação da aula e a narrativa que constavam das atividades do curso e um outro questionário elaborado por essa pesquisadora com a finalidade de responder à seguinte questão: Como os professores do Ensino Fundamental avaliam a participação no curso piloto Consumo Sustentável/Consumo Responsável: desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ? Os referenciais bibliográficos sobre Educação Ambiental, Educação a Distância e Formação de Professores embasaram a categorização e análise dos dados. Na revisão da literatura, foram consultados trabalhos que apresentaram os resultados das mais diversas pesquisas, sendo que nenhum deles teve como foco principal a avaliação da participação de professores do ensino fundamental em um curso de formação continuada, na modalidade a distância, que tratasse de um tema de fundamental importância na educação ambiental: o consumo sustentável. Os resultados obtidos apontaram a necessidade de reformulações de alguns aspectos do projeto-piloto, para os futuros cursos. Contudo, os professores que finalizaram o curso alcançaram resultados positivos no que diz respeito à formação, à prática pedagógica e ao desenvolvimento profissional.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRProfessores - formaçãoEnsino a distânciaEducação ambientalDistance educationEnvironmental educationTeacher educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1796d8209-75fd-4955-98fc-a8627e497768info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissRCGS.pdfapplication/pdf1536559https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2390/1/DissRCGS.pdf74833311ac4edb576107b19fbe576cbdMD51THUMBNAILDissRCGS.pdf.jpgDissRCGS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7009https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2390/2/DissRCGS.pdf.jpgc71e29e62ebbddf9a3c1471939a6a037MD52ufscar/23902023-09-18 18:30:49.746oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2390Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:49Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.
title Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.
spellingShingle Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.
Shimizu, Rita de Cassia Gromoni
Professores - formação
Ensino a distância
Educação ambiental
Distance education
Environmental education
Teacher education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.
title_full Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.
title_fullStr Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.
title_full_unstemmed Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.
title_sort Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.
author Shimizu, Rita de Cassia Gromoni
author_facet Shimizu, Rita de Cassia Gromoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shimizu, Rita de Cassia Gromoni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hartwing, Dácio Rodney
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 8ad443e2-bc36-4a5c-af70-03133c881f15
contributor_str_mv Hartwing, Dácio Rodney
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Ensino a distância
Educação ambiental
topic Professores - formação
Ensino a distância
Educação ambiental
Distance education
Environmental education
Teacher education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Environmental education
Teacher education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present research analysed the results of the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente , that it was proposed by CECEMCA, through the accord between MEC and UNESP, approved in 2004 and offered to teachers in a public elementary school in the Rio Claro city. The methodology consisted on analyzing three questionnaires, the homeworks, the observed class and the narrative, besides another questionary developed to answering the following question: How the Basic Education´s teachers evaluated their participation on the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ? In a review of literature it were searched works about Distance Environmental Education, but it were not found papers that focused Sustainable Consume. The results proved that it is necessary to reformulate some aspects to the next courses. However, in the teachers´ point of view, the course contributed to their teaching practice and professional development.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-04
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-18
2016-06-02T19:38:44Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:38:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SHIMIZU, Rita de Cassia Gromoni. Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2390
identifier_str_mv SHIMIZU, Rita de Cassia Gromoni. Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 796d8209-75fd-4955-98fc-a8627e497768
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2390/1/DissRCGS.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2390/2/DissRCGS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 74833311ac4edb576107b19fbe576cbd
c71e29e62ebbddf9a3c1471939a6a037
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136259257171968