Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2390 |
Resumo: | The present research analysed the results of the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente , that it was proposed by CECEMCA, through the accord between MEC and UNESP, approved in 2004 and offered to teachers in a public elementary school in the Rio Claro city. The methodology consisted on analyzing three questionnaires, the homeworks, the observed class and the narrative, besides another questionary developed to answering the following question: How the Basic Education´s teachers evaluated their participation on the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ? In a review of literature it were searched works about Distance Environmental Education, but it were not found papers that focused Sustainable Consume. The results proved that it is necessary to reformulate some aspects to the next courses. However, in the teachers´ point of view, the course contributed to their teaching practice and professional development. |
id |
SCAR_c9b76aba27bc5139c46de56e8095c75c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2390 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Shimizu, Rita de Cassia GromoniHartwing, Dácio Rodney8ad443e2-bc36-4a5c-af70-03133c881f152016-06-02T19:38:44Z2007-10-182016-06-02T19:38:44Z2006-05-04SHIMIZU, Rita de Cassia Gromoni. Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2390The present research analysed the results of the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente , that it was proposed by CECEMCA, through the accord between MEC and UNESP, approved in 2004 and offered to teachers in a public elementary school in the Rio Claro city. The methodology consisted on analyzing three questionnaires, the homeworks, the observed class and the narrative, besides another questionary developed to answering the following question: How the Basic Education´s teachers evaluated their participation on the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ? In a review of literature it were searched works about Distance Environmental Education, but it were not found papers that focused Sustainable Consume. The results proved that it is necessary to reformulate some aspects to the next courses. However, in the teachers´ point of view, the course contributed to their teaching practice and professional development.A presente pesquisa teve como objetivo analisar se o projeto-piloto do Curso Consumo Sustentável / Consumo Responsável: desenvolvimento, cidadania e meio ambiente atingiu os resultados esperados quando de sua proposição. O curso foi oferecido, em 2005, na modalidade a distância, a professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Armando Grizzi , localizada na periferia de Rio Claro - SP, sob a coordenação da Profa.Dra. Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza e ministrado pelo Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA), criado através de Convênio entre o MEC e a UNESP, em 2004. Como parte integrante da metodologia dessa pesquisa, foram utilizados os três questionários, as tarefas, a observação da aula e a narrativa que constavam das atividades do curso e um outro questionário elaborado por essa pesquisadora com a finalidade de responder à seguinte questão: Como os professores do Ensino Fundamental avaliam a participação no curso piloto Consumo Sustentável/Consumo Responsável: desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ? Os referenciais bibliográficos sobre Educação Ambiental, Educação a Distância e Formação de Professores embasaram a categorização e análise dos dados. Na revisão da literatura, foram consultados trabalhos que apresentaram os resultados das mais diversas pesquisas, sendo que nenhum deles teve como foco principal a avaliação da participação de professores do ensino fundamental em um curso de formação continuada, na modalidade a distância, que tratasse de um tema de fundamental importância na educação ambiental: o consumo sustentável. Os resultados obtidos apontaram a necessidade de reformulações de alguns aspectos do projeto-piloto, para os futuros cursos. Contudo, os professores que finalizaram o curso alcançaram resultados positivos no que diz respeito à formação, à prática pedagógica e ao desenvolvimento profissional.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRProfessores - formaçãoEnsino a distânciaEducação ambientalDistance educationEnvironmental educationTeacher educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1796d8209-75fd-4955-98fc-a8627e497768info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissRCGS.pdfapplication/pdf1536559https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2390/1/DissRCGS.pdf74833311ac4edb576107b19fbe576cbdMD51THUMBNAILDissRCGS.pdf.jpgDissRCGS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7009https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2390/2/DissRCGS.pdf.jpgc71e29e62ebbddf9a3c1471939a6a037MD52ufscar/23902023-09-18 18:30:49.746oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2390Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:49Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente. |
title |
Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente. |
spellingShingle |
Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente. Shimizu, Rita de Cassia Gromoni Professores - formação Ensino a distância Educação ambiental Distance education Environmental education Teacher education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente. |
title_full |
Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente. |
title_fullStr |
Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente. |
title_full_unstemmed |
Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente. |
title_sort |
Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente. |
author |
Shimizu, Rita de Cassia Gromoni |
author_facet |
Shimizu, Rita de Cassia Gromoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shimizu, Rita de Cassia Gromoni |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hartwing, Dácio Rodney |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
8ad443e2-bc36-4a5c-af70-03133c881f15 |
contributor_str_mv |
Hartwing, Dácio Rodney |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Ensino a distância Educação ambiental |
topic |
Professores - formação Ensino a distância Educação ambiental Distance education Environmental education Teacher education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Environmental education Teacher education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present research analysed the results of the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente , that it was proposed by CECEMCA, through the accord between MEC and UNESP, approved in 2004 and offered to teachers in a public elementary school in the Rio Claro city. The methodology consisted on analyzing three questionnaires, the homeworks, the observed class and the narrative, besides another questionary developed to answering the following question: How the Basic Education´s teachers evaluated their participation on the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ? In a review of literature it were searched works about Distance Environmental Education, but it were not found papers that focused Sustainable Consume. The results proved that it is necessary to reformulate some aspects to the next courses. However, in the teachers´ point of view, the course contributed to their teaching practice and professional development. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-05-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-10-18 2016-06-02T19:38:44Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:38:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SHIMIZU, Rita de Cassia Gromoni. Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2390 |
identifier_str_mv |
SHIMIZU, Rita de Cassia Gromoni. Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
796d8209-75fd-4955-98fc-a8627e497768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2390/1/DissRCGS.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2390/2/DissRCGS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74833311ac4edb576107b19fbe576cbd c71e29e62ebbddf9a3c1471939a6a037 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136259257171968 |