Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frois, Rodrigo Valbueno
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353
Resumo: Didactic games stimulate several areas of the brain circuits, from the interpretation of images such as the storage and improvement of vocabulary to strategies in relation to the specific theme addressed by the game. It is worth mentioning the importance of the social interaction that the games bring among its participants and once they are chosen and applied as a pedagogical resource, they often end up being satisfactory for learning a certain content outside or inside the classroom. However, in pandemic times, WHO recommends social distance and remote classes to meet the needs of students during the 2020 school year. Thus, we tried to transform the physical game into digital format and faced some difficulties due to lack of resources and understanding of computer graphics. In this way, the present work aims to verify how basic education teachers are dealing with these situations at this moment, and what are their understandings regarding virtual didactic games. And we conclude that although teachers use and think they are a good helper in teaching and learning students, there is still a need for projects involving both technology professionals and specific teachers in the field in order to develop better games that include fun and motivating specific content.
id SCAR_d0eb46386027e9d86cf1e73342a944da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14353
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Frois, Rodrigo ValbuenoCarnio, Michel Pisahttp://lattes.cnpq.br/0198207700485715http://lattes.cnpq.br/173638957747713867430c11-e985-4c6e-b0d8-d918fd376a9a2021-06-08T18:45:35Z2021-06-08T18:45:35Z2021-03-05FROIS, Rodrigo Valbueno. Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353Didactic games stimulate several areas of the brain circuits, from the interpretation of images such as the storage and improvement of vocabulary to strategies in relation to the specific theme addressed by the game. It is worth mentioning the importance of the social interaction that the games bring among its participants and once they are chosen and applied as a pedagogical resource, they often end up being satisfactory for learning a certain content outside or inside the classroom. However, in pandemic times, WHO recommends social distance and remote classes to meet the needs of students during the 2020 school year. Thus, we tried to transform the physical game into digital format and faced some difficulties due to lack of resources and understanding of computer graphics. In this way, the present work aims to verify how basic education teachers are dealing with these situations at this moment, and what are their understandings regarding virtual didactic games. And we conclude that although teachers use and think they are a good helper in teaching and learning students, there is still a need for projects involving both technology professionals and specific teachers in the field in order to develop better games that include fun and motivating specific content.Os jogos didáticos estimulam diversas áreas dos circuitos cerebrais, desde a interpretação de imagens como o armazenamento e aprimoramento do vocabulário até estratégias em relação à determinada temática abordada pelo jogo. Vale ressaltar a importância da interação social que os jogos trazem entre seus participantes e uma vez que são escolhidos e aplicados como um recurso pedagógico, estes muitas vezes acabam sendo satisfatórios para o aprendizado de um determinado conteúdo fora ou dentro da sala de aula. Porém, em tempo de pandemia foi recomendado pela OMS o distanciamento social e aulas remotas para suprir as necessidades dos alunos durante o ano letivo de 2020. Desta forma, o presente trabalho tem o intuito de verificar, por meio de um questionário estruturado para a coleta e análise dos dados, como os professores da educação básica estão lidando com estas situações neste momento, e quais são suas compreensões a respeito de jogos didáticos virtuais. Concluímos que apesar dos professores utilizarem e acharem ser um bom auxiliador no ensino e aprendizado dos alunos, ainda é necessário projetos que envolvam tanto profissionais da tecnologia quanto professores específicos da área para que se desenvolva melhores jogos que incluam o divertido e motivador com o conteúdo especifico.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosCiências Biológicas - CBLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de ciênciasEnsino remotoJogos didáticos e virtuaisPandemiaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMConcepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemiaTeachers' conception of the use of virtual games in times of pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006002976ac6e-8633-4613-b7a3-e4bcc661aa4areponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdfMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdfMonografia_Rodrigo Valbueno Froisapplication/pdf592960https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/3/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf56eda1c5b605d34ef54925e61d05e727MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdf.txtMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdf.txtExtracted texttext/plain93757https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/5/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf.txt0e1ebfa0b055890f8af0801547aae3dfMD55THUMBNAILMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdf.jpgMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5771https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/6/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf.jpgb9737bb96098f9b63907608a56b4cc35MD56ufscar/143532023-09-18 18:32:11.46oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14353Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:11Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Teachers' conception of the use of virtual games in times of pandemic
title Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia
spellingShingle Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia
Frois, Rodrigo Valbueno
Ensino de ciências
Ensino remoto
Jogos didáticos e virtuais
Pandemia
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia
title_full Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia
title_fullStr Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia
title_sort Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia
author Frois, Rodrigo Valbueno
author_facet Frois, Rodrigo Valbueno
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1736389577477138
dc.contributor.author.fl_str_mv Frois, Rodrigo Valbueno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carnio, Michel Pisa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0198207700485715
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 67430c11-e985-4c6e-b0d8-d918fd376a9a
contributor_str_mv Carnio, Michel Pisa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino remoto
Jogos didáticos e virtuais
Pandemia
topic Ensino de ciências
Ensino remoto
Jogos didáticos e virtuais
Pandemia
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Didactic games stimulate several areas of the brain circuits, from the interpretation of images such as the storage and improvement of vocabulary to strategies in relation to the specific theme addressed by the game. It is worth mentioning the importance of the social interaction that the games bring among its participants and once they are chosen and applied as a pedagogical resource, they often end up being satisfactory for learning a certain content outside or inside the classroom. However, in pandemic times, WHO recommends social distance and remote classes to meet the needs of students during the 2020 school year. Thus, we tried to transform the physical game into digital format and faced some difficulties due to lack of resources and understanding of computer graphics. In this way, the present work aims to verify how basic education teachers are dealing with these situations at this moment, and what are their understandings regarding virtual didactic games. And we conclude that although teachers use and think they are a good helper in teaching and learning students, there is still a need for projects involving both technology professionals and specific teachers in the field in order to develop better games that include fun and motivating specific content.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-08T18:45:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-08T18:45:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FROIS, Rodrigo Valbueno. Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353
identifier_str_mv FROIS, Rodrigo Valbueno. Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 2976ac6e-8633-4613-b7a3-e4bcc661aa4a
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Ciências Biológicas - CBL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Ciências Biológicas - CBL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/3/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/5/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/6/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 56eda1c5b605d34ef54925e61d05e727
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
0e1ebfa0b055890f8af0801547aae3df
b9737bb96098f9b63907608a56b4cc35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136390871285760