Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353 |
Resumo: | Didactic games stimulate several areas of the brain circuits, from the interpretation of images such as the storage and improvement of vocabulary to strategies in relation to the specific theme addressed by the game. It is worth mentioning the importance of the social interaction that the games bring among its participants and once they are chosen and applied as a pedagogical resource, they often end up being satisfactory for learning a certain content outside or inside the classroom. However, in pandemic times, WHO recommends social distance and remote classes to meet the needs of students during the 2020 school year. Thus, we tried to transform the physical game into digital format and faced some difficulties due to lack of resources and understanding of computer graphics. In this way, the present work aims to verify how basic education teachers are dealing with these situations at this moment, and what are their understandings regarding virtual didactic games. And we conclude that although teachers use and think they are a good helper in teaching and learning students, there is still a need for projects involving both technology professionals and specific teachers in the field in order to develop better games that include fun and motivating specific content. |
id |
SCAR_d0eb46386027e9d86cf1e73342a944da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14353 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Frois, Rodrigo ValbuenoCarnio, Michel Pisahttp://lattes.cnpq.br/0198207700485715http://lattes.cnpq.br/173638957747713867430c11-e985-4c6e-b0d8-d918fd376a9a2021-06-08T18:45:35Z2021-06-08T18:45:35Z2021-03-05FROIS, Rodrigo Valbueno. Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353Didactic games stimulate several areas of the brain circuits, from the interpretation of images such as the storage and improvement of vocabulary to strategies in relation to the specific theme addressed by the game. It is worth mentioning the importance of the social interaction that the games bring among its participants and once they are chosen and applied as a pedagogical resource, they often end up being satisfactory for learning a certain content outside or inside the classroom. However, in pandemic times, WHO recommends social distance and remote classes to meet the needs of students during the 2020 school year. Thus, we tried to transform the physical game into digital format and faced some difficulties due to lack of resources and understanding of computer graphics. In this way, the present work aims to verify how basic education teachers are dealing with these situations at this moment, and what are their understandings regarding virtual didactic games. And we conclude that although teachers use and think they are a good helper in teaching and learning students, there is still a need for projects involving both technology professionals and specific teachers in the field in order to develop better games that include fun and motivating specific content.Os jogos didáticos estimulam diversas áreas dos circuitos cerebrais, desde a interpretação de imagens como o armazenamento e aprimoramento do vocabulário até estratégias em relação à determinada temática abordada pelo jogo. Vale ressaltar a importância da interação social que os jogos trazem entre seus participantes e uma vez que são escolhidos e aplicados como um recurso pedagógico, estes muitas vezes acabam sendo satisfatórios para o aprendizado de um determinado conteúdo fora ou dentro da sala de aula. Porém, em tempo de pandemia foi recomendado pela OMS o distanciamento social e aulas remotas para suprir as necessidades dos alunos durante o ano letivo de 2020. Desta forma, o presente trabalho tem o intuito de verificar, por meio de um questionário estruturado para a coleta e análise dos dados, como os professores da educação básica estão lidando com estas situações neste momento, e quais são suas compreensões a respeito de jogos didáticos virtuais. Concluímos que apesar dos professores utilizarem e acharem ser um bom auxiliador no ensino e aprendizado dos alunos, ainda é necessário projetos que envolvam tanto profissionais da tecnologia quanto professores específicos da área para que se desenvolva melhores jogos que incluam o divertido e motivador com o conteúdo especifico.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosCiências Biológicas - CBLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de ciênciasEnsino remotoJogos didáticos e virtuaisPandemiaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMConcepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemiaTeachers' conception of the use of virtual games in times of pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006002976ac6e-8633-4613-b7a3-e4bcc661aa4areponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdfMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdfMonografia_Rodrigo Valbueno Froisapplication/pdf592960https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/3/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf56eda1c5b605d34ef54925e61d05e727MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdf.txtMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdf.txtExtracted texttext/plain93757https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/5/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf.txt0e1ebfa0b055890f8af0801547aae3dfMD55THUMBNAILMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdf.jpgMonografia_Rodrigo Valbueno Frois.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5771https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/6/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf.jpgb9737bb96098f9b63907608a56b4cc35MD56ufscar/143532023-09-18 18:32:11.46oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14353Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:11Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia |
dc.title.alternative.por.fl_str_mv |
Teachers' conception of the use of virtual games in times of pandemic |
title |
Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia Frois, Rodrigo Valbueno Ensino de ciências Ensino remoto Jogos didáticos e virtuais Pandemia CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia |
title_full |
Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia |
title_sort |
Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia |
author |
Frois, Rodrigo Valbueno |
author_facet |
Frois, Rodrigo Valbueno |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1736389577477138 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frois, Rodrigo Valbueno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carnio, Michel Pisa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0198207700485715 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
67430c11-e985-4c6e-b0d8-d918fd376a9a |
contributor_str_mv |
Carnio, Michel Pisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino remoto Jogos didáticos e virtuais Pandemia |
topic |
Ensino de ciências Ensino remoto Jogos didáticos e virtuais Pandemia CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Didactic games stimulate several areas of the brain circuits, from the interpretation of images such as the storage and improvement of vocabulary to strategies in relation to the specific theme addressed by the game. It is worth mentioning the importance of the social interaction that the games bring among its participants and once they are chosen and applied as a pedagogical resource, they often end up being satisfactory for learning a certain content outside or inside the classroom. However, in pandemic times, WHO recommends social distance and remote classes to meet the needs of students during the 2020 school year. Thus, we tried to transform the physical game into digital format and faced some difficulties due to lack of resources and understanding of computer graphics. In this way, the present work aims to verify how basic education teachers are dealing with these situations at this moment, and what are their understandings regarding virtual didactic games. And we conclude that although teachers use and think they are a good helper in teaching and learning students, there is still a need for projects involving both technology professionals and specific teachers in the field in order to develop better games that include fun and motivating specific content. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-08T18:45:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-08T18:45:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FROIS, Rodrigo Valbueno. Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353 |
identifier_str_mv |
FROIS, Rodrigo Valbueno. Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
2976ac6e-8633-4613-b7a3-e4bcc661aa4a |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Ciências Biológicas - CBL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Ciências Biológicas - CBL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/3/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/4/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/5/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14353/6/Monografia_Rodrigo%20Valbueno%20Frois.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56eda1c5b605d34ef54925e61d05e727 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 0e1ebfa0b055890f8af0801547aae3df b9737bb96098f9b63907608a56b4cc35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136390871285760 |