Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6462 |
Resumo: | This article aims to contribute methodologically to the discussions that help a teaching-learning process in elementary school classes, which comprise students from 6th to 9th grade and regular high school students. The choice of virtual didactic games as the theme of this work was due to the fact that they are part of a field little experienced in the teaching of History. Teaching games can contribute to both classroom learning and critical, creative, intuitive, demonstrative and coordination. The study was based on works by authors such as: Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008), Johan Huizinga (2018), José Adelino Duarte (2009), Solange Rosa Barbosa de Almeida (2019), Ottopaulo Bohm (2017), Gisela Wajskop (2017), Salete Cristina Arfelli Martini Higa (2012), historians and pedagogues who researched the teaching of History, about education in process, using as construction basis the debate proposed in the PCNs and finally an analysis of some virtual games that can contribute to the teaching-learning process. |
id |
UFAL_4926afa7b5a8f5de4a12f0829854d20c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6462 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógicoHistóriaEducaçãoJogos didáticos virtuaisEnsino de históriaEnsino e aprendizagemEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThis article aims to contribute methodologically to the discussions that help a teaching-learning process in elementary school classes, which comprise students from 6th to 9th grade and regular high school students. The choice of virtual didactic games as the theme of this work was due to the fact that they are part of a field little experienced in the teaching of History. Teaching games can contribute to both classroom learning and critical, creative, intuitive, demonstrative and coordination. The study was based on works by authors such as: Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008), Johan Huizinga (2018), José Adelino Duarte (2009), Solange Rosa Barbosa de Almeida (2019), Ottopaulo Bohm (2017), Gisela Wajskop (2017), Salete Cristina Arfelli Martini Higa (2012), historians and pedagogues who researched the teaching of History, about education in process, using as construction basis the debate proposed in the PCNs and finally an analysis of some virtual games that can contribute to the teaching-learning process.O presente artigo tem como objetivo contribuir metodologicamente com as discussões que auxiliam para um processo de ensino-aprendizagem nas turmas de Ensino Fundamental, que compreendem alunos do 6° ao 9° Ano e alunos do Ensino Médio regular. A escolha dos jogos didáticos virtuais como tema deste trabalho se deu pelo fato de fazerem parte de um campo pouco experimentado no ensino de História. Os jogos didáticos podem contribuir tanto na aprendizagem em sala de aula como também no desenvolvimento crítico, criativo, intuitivo, demonstrativo e na coordenação motora dos alunos. O estudo foi baseado em obras de autores como: Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008), Johan Huizinga (2008), José Adelino Duarte (2009), Solange Rosa Barbosa de Almeida (2019), Ottopaulo Bohm (2017), Gisela Wajskop 2017), Salete Cristina Arfelli Martini Higa (2012), historiadores e pedagogos que pesquisaram sobre o ensino de História, sobre a Educação no Brasil e sobre o uso de jogos didáticos no processo de aprendizagem, utilizando com base de construção o debate proposto nos PCNs, e por fim uma análise de alguns jogos virtuais que podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de HistóriaUFALSantos, Sergiana Vieira doshttp://lattes.cnpq.br/9912993046434191Pereira, Ana Margarida SantosVale, Eltern CampinaSantos, Izabel dos2020-01-28T19:02:21Z2020-01-282020-01-28T19:02:21Z2019-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Izabel dos. Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-09-06T15:33:55Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6462Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-09-06T15:33:55Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico |
title |
Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico |
spellingShingle |
Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico Santos, Izabel dos História Educação Jogos didáticos virtuais Ensino de história Ensino e aprendizagem Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico |
title_full |
Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico |
title_fullStr |
Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico |
title_full_unstemmed |
Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico |
title_sort |
Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico |
author |
Santos, Izabel dos |
author_facet |
Santos, Izabel dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Sergiana Vieira dos http://lattes.cnpq.br/9912993046434191 Pereira, Ana Margarida Santos Vale, Eltern Campina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Izabel dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Educação Jogos didáticos virtuais Ensino de história Ensino e aprendizagem Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
História Educação Jogos didáticos virtuais Ensino de história Ensino e aprendizagem Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This article aims to contribute methodologically to the discussions that help a teaching-learning process in elementary school classes, which comprise students from 6th to 9th grade and regular high school students. The choice of virtual didactic games as the theme of this work was due to the fact that they are part of a field little experienced in the teaching of History. Teaching games can contribute to both classroom learning and critical, creative, intuitive, demonstrative and coordination. The study was based on works by authors such as: Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008), Johan Huizinga (2018), José Adelino Duarte (2009), Solange Rosa Barbosa de Almeida (2019), Ottopaulo Bohm (2017), Gisela Wajskop (2017), Salete Cristina Arfelli Martini Higa (2012), historians and pedagogues who researched the teaching of History, about education in process, using as construction basis the debate proposed in the PCNs and finally an analysis of some virtual games that can contribute to the teaching-learning process. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-15 2020-01-28T19:02:21Z 2020-01-28 2020-01-28T19:02:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Izabel dos. Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6462 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Izabel dos. Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de História UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de História UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233739516772352 |