Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Izabel dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6462
Resumo: This article aims to contribute methodologically to the discussions that help a teaching-learning process in elementary school classes, which comprise students from 6th to 9th grade and regular high school students. The choice of virtual didactic games as the theme of this work was due to the fact that they are part of a field little experienced in the teaching of History. Teaching games can contribute to both classroom learning and critical, creative, intuitive, demonstrative and coordination. The study was based on works by authors such as: Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008), Johan Huizinga (2018), José Adelino Duarte (2009), Solange Rosa Barbosa de Almeida (2019), Ottopaulo Bohm (2017), Gisela Wajskop (2017), Salete Cristina Arfelli Martini Higa (2012), historians and pedagogues who researched the teaching of History, about education in process, using as construction basis the debate proposed in the PCNs and finally an analysis of some virtual games that can contribute to the teaching-learning process.
id UFAL_4926afa7b5a8f5de4a12f0829854d20c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6462
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógicoHistóriaEducaçãoJogos didáticos virtuaisEnsino de históriaEnsino e aprendizagemEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThis article aims to contribute methodologically to the discussions that help a teaching-learning process in elementary school classes, which comprise students from 6th to 9th grade and regular high school students. The choice of virtual didactic games as the theme of this work was due to the fact that they are part of a field little experienced in the teaching of History. Teaching games can contribute to both classroom learning and critical, creative, intuitive, demonstrative and coordination. The study was based on works by authors such as: Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008), Johan Huizinga (2018), José Adelino Duarte (2009), Solange Rosa Barbosa de Almeida (2019), Ottopaulo Bohm (2017), Gisela Wajskop (2017), Salete Cristina Arfelli Martini Higa (2012), historians and pedagogues who researched the teaching of History, about education in process, using as construction basis the debate proposed in the PCNs and finally an analysis of some virtual games that can contribute to the teaching-learning process.O presente artigo tem como objetivo contribuir metodologicamente com as discussões que auxiliam para um processo de ensino-aprendizagem nas turmas de Ensino Fundamental, que compreendem alunos do 6° ao 9° Ano e alunos do Ensino Médio regular. A escolha dos jogos didáticos virtuais como tema deste trabalho se deu pelo fato de fazerem parte de um campo pouco experimentado no ensino de História. Os jogos didáticos podem contribuir tanto na aprendizagem em sala de aula como também no desenvolvimento crítico, criativo, intuitivo, demonstrativo e na coordenação motora dos alunos. O estudo foi baseado em obras de autores como: Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008), Johan Huizinga (2008), José Adelino Duarte (2009), Solange Rosa Barbosa de Almeida (2019), Ottopaulo Bohm (2017), Gisela Wajskop 2017), Salete Cristina Arfelli Martini Higa (2012), historiadores e pedagogos que pesquisaram sobre o ensino de História, sobre a Educação no Brasil e sobre o uso de jogos didáticos no processo de aprendizagem, utilizando com base de construção o debate proposto nos PCNs, e por fim uma análise de alguns jogos virtuais que podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de HistóriaUFALSantos, Sergiana Vieira doshttp://lattes.cnpq.br/9912993046434191Pereira, Ana Margarida SantosVale, Eltern CampinaSantos, Izabel dos2020-01-28T19:02:21Z2020-01-282020-01-28T19:02:21Z2019-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Izabel dos. Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-09-06T15:33:55Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6462Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-09-06T15:33:55Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico
title Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico
spellingShingle Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico
Santos, Izabel dos
História
Educação
Jogos didáticos virtuais
Ensino de história
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico
title_full Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico
title_fullStr Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico
title_full_unstemmed Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico
title_sort Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico
author Santos, Izabel dos
author_facet Santos, Izabel dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sergiana Vieira dos
http://lattes.cnpq.br/9912993046434191
Pereira, Ana Margarida Santos
Vale, Eltern Campina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Izabel dos
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação
Jogos didáticos virtuais
Ensino de história
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic História
Educação
Jogos didáticos virtuais
Ensino de história
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This article aims to contribute methodologically to the discussions that help a teaching-learning process in elementary school classes, which comprise students from 6th to 9th grade and regular high school students. The choice of virtual didactic games as the theme of this work was due to the fact that they are part of a field little experienced in the teaching of History. Teaching games can contribute to both classroom learning and critical, creative, intuitive, demonstrative and coordination. The study was based on works by authors such as: Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008), Johan Huizinga (2018), José Adelino Duarte (2009), Solange Rosa Barbosa de Almeida (2019), Ottopaulo Bohm (2017), Gisela Wajskop (2017), Salete Cristina Arfelli Martini Higa (2012), historians and pedagogues who researched the teaching of History, about education in process, using as construction basis the debate proposed in the PCNs and finally an analysis of some virtual games that can contribute to the teaching-learning process.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
2020-01-28T19:02:21Z
2020-01-28
2020-01-28T19:02:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Izabel dos. Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6462
identifier_str_mv SANTOS, Izabel dos. Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de História
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de História
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233739516772352