AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Albuquerque Sales, Agda Carolina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Melo Sousa, Arycia Giseli, Miranda de Oliveira, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790
Resumo: Em uma Sociedade em Rede, onde cada vez mais as relações se estabelecem mediante ambientes virtuais, a utilização destes meios para construção do conhecimento se tornou essencial. Entretanto, em meio a uma pandemia, a prática docente imergiu ao ambiente virtual como a principal via de ensino. Os objetivos dessa pesquisa foram analisar o uso das plataformas digitais pelos profissionais de educação em Manaus (em diferentes modelos de ensino público e privado); identificar as mudanças na docência em ambiente virtual, e verificar o envolvimento das instituições na capacitação e suporte aos docentes frente ao cenário pandêmico. A pesquisa teve como instrumentos utilizados a observação dirigida e o questionário. Os resultados evidenciam a necessidade de maior apoio e capacitação no ensino remoto atual.
id UNIVASF-1_da0536addbe2369b477556f9aec6519f
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1790
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIAAmbientes virtuaisPrática docenteEducação remotaPandemiaEm uma Sociedade em Rede, onde cada vez mais as relações se estabelecem mediante ambientes virtuais, a utilização destes meios para construção do conhecimento se tornou essencial. Entretanto, em meio a uma pandemia, a prática docente imergiu ao ambiente virtual como a principal via de ensino. Os objetivos dessa pesquisa foram analisar o uso das plataformas digitais pelos profissionais de educação em Manaus (em diferentes modelos de ensino público e privado); identificar as mudanças na docência em ambiente virtual, e verificar o envolvimento das instituições na capacitação e suporte aos docentes frente ao cenário pandêmico. A pesquisa teve como instrumentos utilizados a observação dirigida e o questionário. Os resultados evidenciam a necessidade de maior apoio e capacitação no ensino remoto atual.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 04-252177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790/1604https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790/1336Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Albuquerque Sales, Agda Carolina de Melo Sousa, Arycia Giseli Miranda de Oliveira, Carolina2024-01-15T18:47:13Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1790Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:47:13Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
spellingShingle AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
de Albuquerque Sales, Agda Carolina
Ambientes virtuais
Prática docente
Educação remota
Pandemia
title_short AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_fullStr AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full_unstemmed AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_sort AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
author de Albuquerque Sales, Agda Carolina
author_facet de Albuquerque Sales, Agda Carolina
de Melo Sousa, Arycia Giseli
Miranda de Oliveira, Carolina
author_role author
author2 de Melo Sousa, Arycia Giseli
Miranda de Oliveira, Carolina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Albuquerque Sales, Agda Carolina
de Melo Sousa, Arycia Giseli
Miranda de Oliveira, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais
Prática docente
Educação remota
Pandemia
topic Ambientes virtuais
Prática docente
Educação remota
Pandemia
description Em uma Sociedade em Rede, onde cada vez mais as relações se estabelecem mediante ambientes virtuais, a utilização destes meios para construção do conhecimento se tornou essencial. Entretanto, em meio a uma pandemia, a prática docente imergiu ao ambiente virtual como a principal via de ensino. Os objetivos dessa pesquisa foram analisar o uso das plataformas digitais pelos profissionais de educação em Manaus (em diferentes modelos de ensino público e privado); identificar as mudanças na docência em ambiente virtual, e verificar o envolvimento das instituições na capacitação e suporte aos docentes frente ao cenário pandêmico. A pesquisa teve como instrumentos utilizados a observação dirigida e o questionário. Os resultados evidenciam a necessidade de maior apoio e capacitação no ensino remoto atual.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790/1604
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790/1336
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 04-25
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486892781568