AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790 |
Resumo: | Em uma Sociedade em Rede, onde cada vez mais as relações se estabelecem mediante ambientes virtuais, a utilização destes meios para construção do conhecimento se tornou essencial. Entretanto, em meio a uma pandemia, a prática docente imergiu ao ambiente virtual como a principal via de ensino. Os objetivos dessa pesquisa foram analisar o uso das plataformas digitais pelos profissionais de educação em Manaus (em diferentes modelos de ensino público e privado); identificar as mudanças na docência em ambiente virtual, e verificar o envolvimento das instituições na capacitação e suporte aos docentes frente ao cenário pandêmico. A pesquisa teve como instrumentos utilizados a observação dirigida e o questionário. Os resultados evidenciam a necessidade de maior apoio e capacitação no ensino remoto atual. |
id |
UNIVASF-1_da0536addbe2369b477556f9aec6519f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1790 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIAAmbientes virtuaisPrática docenteEducação remotaPandemiaEm uma Sociedade em Rede, onde cada vez mais as relações se estabelecem mediante ambientes virtuais, a utilização destes meios para construção do conhecimento se tornou essencial. Entretanto, em meio a uma pandemia, a prática docente imergiu ao ambiente virtual como a principal via de ensino. Os objetivos dessa pesquisa foram analisar o uso das plataformas digitais pelos profissionais de educação em Manaus (em diferentes modelos de ensino público e privado); identificar as mudanças na docência em ambiente virtual, e verificar o envolvimento das instituições na capacitação e suporte aos docentes frente ao cenário pandêmico. A pesquisa teve como instrumentos utilizados a observação dirigida e o questionário. Os resultados evidenciam a necessidade de maior apoio e capacitação no ensino remoto atual.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 04-252177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790/1604https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790/1336Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Albuquerque Sales, Agda Carolina de Melo Sousa, Arycia Giseli Miranda de Oliveira, Carolina2024-01-15T18:47:13Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1790Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:47:13Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title |
AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
spellingShingle |
AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA de Albuquerque Sales, Agda Carolina Ambientes virtuais Prática docente Educação remota Pandemia |
title_short |
AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full |
AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_fullStr |
AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_sort |
AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
author |
de Albuquerque Sales, Agda Carolina |
author_facet |
de Albuquerque Sales, Agda Carolina de Melo Sousa, Arycia Giseli Miranda de Oliveira, Carolina |
author_role |
author |
author2 |
de Melo Sousa, Arycia Giseli Miranda de Oliveira, Carolina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Albuquerque Sales, Agda Carolina de Melo Sousa, Arycia Giseli Miranda de Oliveira, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes virtuais Prática docente Educação remota Pandemia |
topic |
Ambientes virtuais Prática docente Educação remota Pandemia |
description |
Em uma Sociedade em Rede, onde cada vez mais as relações se estabelecem mediante ambientes virtuais, a utilização destes meios para construção do conhecimento se tornou essencial. Entretanto, em meio a uma pandemia, a prática docente imergiu ao ambiente virtual como a principal via de ensino. Os objetivos dessa pesquisa foram analisar o uso das plataformas digitais pelos profissionais de educação em Manaus (em diferentes modelos de ensino público e privado); identificar as mudanças na docência em ambiente virtual, e verificar o envolvimento das instituições na capacitação e suporte aos docentes frente ao cenário pandêmico. A pesquisa teve como instrumentos utilizados a observação dirigida e o questionário. Os resultados evidenciam a necessidade de maior apoio e capacitação no ensino remoto atual. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790/1604 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790/1336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 04-25 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486892781568 |