Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hallgren, Nadir Ramos de Almeida
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3538
Resumo: This work was elaborated from a bibliography review in which were extracted elements explored and used by the researcher in the context of a new perspective that served as base for the proposal of an integrated and ample pattern about learning organizations. With this new pattern the researcher elaborated a tool in order to use it as a reference for initiatives in companies, both for valuation or diagnosis and for implementation guide of this management pattern. The function of the mentioned pattern, which was called FADOA, is to become a great facilitator of practical and/or strategic use for companies and for people who study the theme, especially, because of its capacity to evidence a very synthetic and very simple classification index of the company development level from the complex universe of the learning organizations. Since the beginning of this work there was preoccupation about simplifying without reducing, in other words, to transform a complex thing in a simple one without promoting a linear and poor reduction, following the orientation of the anthropologist LÉVI-STRAUSS (1990) and always considering that the scientific explanation is not the way of the complex fact to the simple one, but the trail to make complexity more intelligible. The pattern was put into practice and it was successful at the company called Caterpillar do Brasil Ltda.
id SCAR_db19266cf552eabc0e9233a448f21233
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3538
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Hallgren, Nadir Ramos de AlmeidaAlliprandini, Dário Henriquehttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793463T72016-06-02T19:51:29Z2004-08-152016-06-02T19:51:29Z2003-09-22HALLGREN, Nadir Ramos de Almeida. Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3538This work was elaborated from a bibliography review in which were extracted elements explored and used by the researcher in the context of a new perspective that served as base for the proposal of an integrated and ample pattern about learning organizations. With this new pattern the researcher elaborated a tool in order to use it as a reference for initiatives in companies, both for valuation or diagnosis and for implementation guide of this management pattern. The function of the mentioned pattern, which was called FADOA, is to become a great facilitator of practical and/or strategic use for companies and for people who study the theme, especially, because of its capacity to evidence a very synthetic and very simple classification index of the company development level from the complex universe of the learning organizations. Since the beginning of this work there was preoccupation about simplifying without reducing, in other words, to transform a complex thing in a simple one without promoting a linear and poor reduction, following the orientation of the anthropologist LÉVI-STRAUSS (1990) and always considering that the scientific explanation is not the way of the complex fact to the simple one, but the trail to make complexity more intelligible. The pattern was put into practice and it was successful at the company called Caterpillar do Brasil Ltda.Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, em que foram extraídos elementos que foram explorados e utilizados pela pesquisadora no contexto de uma nova perspectiva de abordagem conceitual que embasou a proposta de um modelo amplo e integrado sobre organizações de aprendizagem. Deste novo modelo a pesquisadora estruturou uma ferramenta com o objetivo de que sirva como referência para iniciativas dentro das empresas tanto para avaliação e diagnóstico, como para guia de implementação deste modelo de gestão. A função do modelo mencionado, que foi denominado FADOA, é tornar-se um grande facilitador de uso prático e/ou estratégico para as empresas e para os estudiosos do tema, principalmente por conseguir fazer emergir um índice de classificação do nível de desenvolvimento empresarial muito sintético e muito simples do complexo universo das organizações de aprendizagem. Houve, desde o início do trabalho, a preocupação de simplificar sem reduzir, ou seja, tornar simples o complexo sem cair no reducionismo linear, seguindo a orientação do antropólogo LÉVI-STRAUSS (1990) lembrando sempre que a explicação científica não é o caminho do complexo ao simples, mas sim a trilha para tornar a complexidade mais inteligível. O modelo de ferramenta foi aplicado, com sucesso, na Caterpillar do Brasil Ltda.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBRDesenvolvimento organizacionalAprendizagem organizacionalOrganizações de aprendizagemDignóstico empresarialLearning organizationOrganizational learningENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOModelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissNRAH.pdfapplication/pdf948697https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3538/1/DissNRAH.pdf3cc1dfe6cf0a4de7d46df576719f9213MD51THUMBNAILDissNRAH.pdf.jpgDissNRAH.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5873https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3538/2/DissNRAH.pdf.jpg1d29d1d08c74a442038149aab2910d14MD52ufscar/35382019-09-11 02:25:25.543oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3538Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222019-09-11T02:25:25Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.
title Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.
spellingShingle Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.
Hallgren, Nadir Ramos de Almeida
Desenvolvimento organizacional
Aprendizagem organizacional
Organizações de aprendizagem
Dignóstico empresarial
Learning organization
Organizational learning
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.
title_full Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.
title_fullStr Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.
title_full_unstemmed Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.
title_sort Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.
author Hallgren, Nadir Ramos de Almeida
author_facet Hallgren, Nadir Ramos de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hallgren, Nadir Ramos de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alliprandini, Dário Henrique
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793463T7
contributor_str_mv Alliprandini, Dário Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento organizacional
Aprendizagem organizacional
Organizações de aprendizagem
Dignóstico empresarial
topic Desenvolvimento organizacional
Aprendizagem organizacional
Organizações de aprendizagem
Dignóstico empresarial
Learning organization
Organizational learning
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning organization
Organizational learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description This work was elaborated from a bibliography review in which were extracted elements explored and used by the researcher in the context of a new perspective that served as base for the proposal of an integrated and ample pattern about learning organizations. With this new pattern the researcher elaborated a tool in order to use it as a reference for initiatives in companies, both for valuation or diagnosis and for implementation guide of this management pattern. The function of the mentioned pattern, which was called FADOA, is to become a great facilitator of practical and/or strategic use for companies and for people who study the theme, especially, because of its capacity to evidence a very synthetic and very simple classification index of the company development level from the complex universe of the learning organizations. Since the beginning of this work there was preoccupation about simplifying without reducing, in other words, to transform a complex thing in a simple one without promoting a linear and poor reduction, following the orientation of the anthropologist LÉVI-STRAUSS (1990) and always considering that the scientific explanation is not the way of the complex fact to the simple one, but the trail to make complexity more intelligible. The pattern was put into practice and it was successful at the company called Caterpillar do Brasil Ltda.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-09-22
dc.date.available.fl_str_mv 2004-08-15
2016-06-02T19:51:29Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:51:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HALLGREN, Nadir Ramos de Almeida. Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3538
identifier_str_mv HALLGREN, Nadir Ramos de Almeida. Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3538/1/DissNRAH.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3538/2/DissNRAH.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cc1dfe6cf0a4de7d46df576719f9213
1d29d1d08c74a442038149aab2910d14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777472039384252416