Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3538 |
Resumo: | This work was elaborated from a bibliography review in which were extracted elements explored and used by the researcher in the context of a new perspective that served as base for the proposal of an integrated and ample pattern about learning organizations. With this new pattern the researcher elaborated a tool in order to use it as a reference for initiatives in companies, both for valuation or diagnosis and for implementation guide of this management pattern. The function of the mentioned pattern, which was called FADOA, is to become a great facilitator of practical and/or strategic use for companies and for people who study the theme, especially, because of its capacity to evidence a very synthetic and very simple classification index of the company development level from the complex universe of the learning organizations. Since the beginning of this work there was preoccupation about simplifying without reducing, in other words, to transform a complex thing in a simple one without promoting a linear and poor reduction, following the orientation of the anthropologist LÉVI-STRAUSS (1990) and always considering that the scientific explanation is not the way of the complex fact to the simple one, but the trail to make complexity more intelligible. The pattern was put into practice and it was successful at the company called Caterpillar do Brasil Ltda. |
id |
SCAR_db19266cf552eabc0e9233a448f21233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3538 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Hallgren, Nadir Ramos de AlmeidaAlliprandini, Dário Henriquehttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793463T72016-06-02T19:51:29Z2004-08-152016-06-02T19:51:29Z2003-09-22HALLGREN, Nadir Ramos de Almeida. Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3538This work was elaborated from a bibliography review in which were extracted elements explored and used by the researcher in the context of a new perspective that served as base for the proposal of an integrated and ample pattern about learning organizations. With this new pattern the researcher elaborated a tool in order to use it as a reference for initiatives in companies, both for valuation or diagnosis and for implementation guide of this management pattern. The function of the mentioned pattern, which was called FADOA, is to become a great facilitator of practical and/or strategic use for companies and for people who study the theme, especially, because of its capacity to evidence a very synthetic and very simple classification index of the company development level from the complex universe of the learning organizations. Since the beginning of this work there was preoccupation about simplifying without reducing, in other words, to transform a complex thing in a simple one without promoting a linear and poor reduction, following the orientation of the anthropologist LÉVI-STRAUSS (1990) and always considering that the scientific explanation is not the way of the complex fact to the simple one, but the trail to make complexity more intelligible. The pattern was put into practice and it was successful at the company called Caterpillar do Brasil Ltda.Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, em que foram extraídos elementos que foram explorados e utilizados pela pesquisadora no contexto de uma nova perspectiva de abordagem conceitual que embasou a proposta de um modelo amplo e integrado sobre organizações de aprendizagem. Deste novo modelo a pesquisadora estruturou uma ferramenta com o objetivo de que sirva como referência para iniciativas dentro das empresas tanto para avaliação e diagnóstico, como para guia de implementação deste modelo de gestão. A função do modelo mencionado, que foi denominado FADOA, é tornar-se um grande facilitador de uso prático e/ou estratégico para as empresas e para os estudiosos do tema, principalmente por conseguir fazer emergir um índice de classificação do nível de desenvolvimento empresarial muito sintético e muito simples do complexo universo das organizações de aprendizagem. Houve, desde o início do trabalho, a preocupação de simplificar sem reduzir, ou seja, tornar simples o complexo sem cair no reducionismo linear, seguindo a orientação do antropólogo LÉVI-STRAUSS (1990) lembrando sempre que a explicação científica não é o caminho do complexo ao simples, mas sim a trilha para tornar a complexidade mais inteligível. O modelo de ferramenta foi aplicado, com sucesso, na Caterpillar do Brasil Ltda.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBRDesenvolvimento organizacionalAprendizagem organizacionalOrganizações de aprendizagemDignóstico empresarialLearning organizationOrganizational learningENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOModelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissNRAH.pdfapplication/pdf948697https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3538/1/DissNRAH.pdf3cc1dfe6cf0a4de7d46df576719f9213MD51THUMBNAILDissNRAH.pdf.jpgDissNRAH.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5873https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3538/2/DissNRAH.pdf.jpg1d29d1d08c74a442038149aab2910d14MD52ufscar/35382019-09-11 02:25:25.543oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3538Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222019-09-11T02:25:25Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem. |
title |
Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem. |
spellingShingle |
Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem. Hallgren, Nadir Ramos de Almeida Desenvolvimento organizacional Aprendizagem organizacional Organizações de aprendizagem Dignóstico empresarial Learning organization Organizational learning ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem. |
title_full |
Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem. |
title_fullStr |
Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem. |
title_sort |
Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem. |
author |
Hallgren, Nadir Ramos de Almeida |
author_facet |
Hallgren, Nadir Ramos de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hallgren, Nadir Ramos de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alliprandini, Dário Henrique |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793463T7 |
contributor_str_mv |
Alliprandini, Dário Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento organizacional Aprendizagem organizacional Organizações de aprendizagem Dignóstico empresarial |
topic |
Desenvolvimento organizacional Aprendizagem organizacional Organizações de aprendizagem Dignóstico empresarial Learning organization Organizational learning ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning organization Organizational learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
This work was elaborated from a bibliography review in which were extracted elements explored and used by the researcher in the context of a new perspective that served as base for the proposal of an integrated and ample pattern about learning organizations. With this new pattern the researcher elaborated a tool in order to use it as a reference for initiatives in companies, both for valuation or diagnosis and for implementation guide of this management pattern. The function of the mentioned pattern, which was called FADOA, is to become a great facilitator of practical and/or strategic use for companies and for people who study the theme, especially, because of its capacity to evidence a very synthetic and very simple classification index of the company development level from the complex universe of the learning organizations. Since the beginning of this work there was preoccupation about simplifying without reducing, in other words, to transform a complex thing in a simple one without promoting a linear and poor reduction, following the orientation of the anthropologist LÉVI-STRAUSS (1990) and always considering that the scientific explanation is not the way of the complex fact to the simple one, but the trail to make complexity more intelligible. The pattern was put into practice and it was successful at the company called Caterpillar do Brasil Ltda. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-09-22 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2004-08-15 2016-06-02T19:51:29Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:51:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HALLGREN, Nadir Ramos de Almeida. Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3538 |
identifier_str_mv |
HALLGREN, Nadir Ramos de Almeida. Modelo de ferramenta para avaliação e diagnóstico das organizações de aprendizagem.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3538/1/DissNRAH.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3538/2/DissNRAH.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cc1dfe6cf0a4de7d46df576719f9213 1d29d1d08c74a442038149aab2910d14 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777472039384252416 |