Números irracionais e suas particularidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Hévila Maria Gabriel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17005
Resumo: In this work we present the main numerical sets: natural, integers, rational, irrational and real, focusing on the set of irrational numbers. We approach its historical part, the most famous examples and the proof of their irrationalities. In addition, we deal with the concepts of transcendental and algebraic numbers. In the second part, we discuss the way that the set of irrational numbers is approached in Basic Education and, moreover, we create and apply an activity involving the numerical sets in a State School.
id SCAR_df1967a39f22c24c997110af69d0f13b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17005
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Garcia, Hévila Maria GabrielRezende, Alex Carluccihttp://lattes.cnpq.br/4190869482260889http://lattes.cnpq.br/391929877964272341b0c450-afb1-4915-8057-520ebf824c5a2022-11-08T17:16:04Z2022-11-08T17:16:04Z2022-09-27GARCIA, Hévila Maria Gabriel. Números irracionais e suas particularidades. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17005.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17005In this work we present the main numerical sets: natural, integers, rational, irrational and real, focusing on the set of irrational numbers. We approach its historical part, the most famous examples and the proof of their irrationalities. In addition, we deal with the concepts of transcendental and algebraic numbers. In the second part, we discuss the way that the set of irrational numbers is approached in Basic Education and, moreover, we create and apply an activity involving the numerical sets in a State School.Neste trabalho apresentamos os principais conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais, dando enfoque ao conjunto dos números irracionais. Abordamos sua parte histórica, os exemplos mais famosos e a demonstração de suas irracionalidades. Além disso, tratamos dos conceitos de números transcendentes e algébricos. Na segunda parte, expomos a maneira que o conjunto dos números irracionais é abordado na Educação Básica e, ainda, criamos e aplicamos uma atividade envolvendo os conjuntos numéricos em uma Escola Estadual.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMatemática - MLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNúmeros irracionaisIrracionalidadeHistória dos números irracionaisAvaliação diagnósticaIrracionais na Educação BásicaIrrational numbersIrrationalityHistory of irrational numbersDiagnostic evaluationIrrationals in the Elementary SchoolCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISENúmeros irracionais e suas particularidadesIrrational numbers and their characteristicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600ec76930c-8846-42c8-8026-fc65ead7aedfreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdfTCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdfMonografiaTCC_HevilaMariaGabrielGarciaapplication/pdf1270207https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17005/1/TCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdf9e903e3d01d0f287fc8249e2f6f44fabMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17005/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdf.txtTCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdf.txtExtracted texttext/plain67606https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17005/3/TCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdf.txt1b884ffb009883ca3658780ae5d7f733MD53THUMBNAILTCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdf.jpgTCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6485https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17005/4/TCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdf.jpgf231524f7f6fa22a3cc96ea6dfb5cd46MD54ufscar/170052023-09-18 18:32:23.556oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17005Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:23Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Números irracionais e suas particularidades
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Irrational numbers and their characteristics
title Números irracionais e suas particularidades
spellingShingle Números irracionais e suas particularidades
Garcia, Hévila Maria Gabriel
Números irracionais
Irracionalidade
História dos números irracionais
Avaliação diagnóstica
Irracionais na Educação Básica
Irrational numbers
Irrationality
History of irrational numbers
Diagnostic evaluation
Irrationals in the Elementary School
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE
title_short Números irracionais e suas particularidades
title_full Números irracionais e suas particularidades
title_fullStr Números irracionais e suas particularidades
title_full_unstemmed Números irracionais e suas particularidades
title_sort Números irracionais e suas particularidades
author Garcia, Hévila Maria Gabriel
author_facet Garcia, Hévila Maria Gabriel
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3919298779642723
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Hévila Maria Gabriel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rezende, Alex Carlucci
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4190869482260889
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 41b0c450-afb1-4915-8057-520ebf824c5a
contributor_str_mv Rezende, Alex Carlucci
dc.subject.por.fl_str_mv Números irracionais
Irracionalidade
História dos números irracionais
Avaliação diagnóstica
Irracionais na Educação Básica
topic Números irracionais
Irracionalidade
História dos números irracionais
Avaliação diagnóstica
Irracionais na Educação Básica
Irrational numbers
Irrationality
History of irrational numbers
Diagnostic evaluation
Irrationals in the Elementary School
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE
dc.subject.eng.fl_str_mv Irrational numbers
Irrationality
History of irrational numbers
Diagnostic evaluation
Irrationals in the Elementary School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE
description In this work we present the main numerical sets: natural, integers, rational, irrational and real, focusing on the set of irrational numbers. We approach its historical part, the most famous examples and the proof of their irrationalities. In addition, we deal with the concepts of transcendental and algebraic numbers. In the second part, we discuss the way that the set of irrational numbers is approached in Basic Education and, moreover, we create and apply an activity involving the numerical sets in a State School.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T17:16:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T17:16:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARCIA, Hévila Maria Gabriel. Números irracionais e suas particularidades. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17005
identifier_str_mv GARCIA, Hévila Maria Gabriel. Números irracionais e suas particularidades. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17005.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv ec76930c-8846-42c8-8026-fc65ead7aedf
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Matemática - ML
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Matemática - ML
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17005/1/TCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17005/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17005/3/TCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17005/4/TCC_HEVILA_MARIA_GABRIEL_GARCIA-5.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e903e3d01d0f287fc8249e2f6f44fab
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1b884ffb009883ca3658780ae5d7f733
f231524f7f6fa22a3cc96ea6dfb5cd46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136414371971072