O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5751 |
Resumo: | This Master research focuses the use of samba as a means of working culture in Portuguese as a Foreign Language class. For this, we conducted a content-based course about samba for Spanish speakers to analyze how the samba can be configured as a way to teach cultural aspects related to language and to identify the impressions of these learners about learning Portuguese through this cultural content. We assume the proposal that the place of language is the same as the culture, so there is no way to separate these two elements in the teaching/learning a foreign language. As a social manifestation of great representative for the Brazilian culture, samba was chosen in this research as a content that can reveal elements of cultural and national identity, thus, should contribute to the learning of Portuguese as a foreign language. The methodology adopted is qualitative and ethnography based and the procedures and data collection instruments were observation and notes, classes audio recording and questionnaires made at the beginning and at the end of the course. In this research, we verify the validity of using the samba as a pedagogical resource for teaching PLE, acting both as an initiator of cultural reflection in the classroom and as a voice that collaborates for the cultural discussion that is already started in class. Moreover, the samba was perceived by students as a source of cultural contact by several themes that his lyrics convey. |
id |
SCAR_e1d5b2d67a2311ef683b158240a53aed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5751 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Tonelli, FernandaBarbosa, Lúcia Maria de Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/5030878430187815http://lattes.cnpq.br/774807829099796867c351aa-78b7-4ac6-8525-8ae8515aae1e2016-06-02T20:25:15Z2012-11-282016-06-02T20:25:15Z2012-06-22TONELLI, Fernanda. O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5751This Master research focuses the use of samba as a means of working culture in Portuguese as a Foreign Language class. For this, we conducted a content-based course about samba for Spanish speakers to analyze how the samba can be configured as a way to teach cultural aspects related to language and to identify the impressions of these learners about learning Portuguese through this cultural content. We assume the proposal that the place of language is the same as the culture, so there is no way to separate these two elements in the teaching/learning a foreign language. As a social manifestation of great representative for the Brazilian culture, samba was chosen in this research as a content that can reveal elements of cultural and national identity, thus, should contribute to the learning of Portuguese as a foreign language. The methodology adopted is qualitative and ethnography based and the procedures and data collection instruments were observation and notes, classes audio recording and questionnaires made at the beginning and at the end of the course. In this research, we verify the validity of using the samba as a pedagogical resource for teaching PLE, acting both as an initiator of cultural reflection in the classroom and as a voice that collaborates for the cultural discussion that is already started in class. Moreover, the samba was perceived by students as a source of cultural contact by several themes that his lyrics convey.Esta pesquisa de Mestrado tem como foco discutir o uso do samba como meio para se trabalhar cultura em aulas de Português como Língua Estrangeira. Para isso, foi realizado um curso temático sobre samba para hispanofalantes a fim de analisar como a canção pode se configurar como um meio para se ensinar aspectos culturais relacionados a uma língua e identificar quais as impressões desses aprendentes sobre o aprendizado de Português por meio desse conteúdo cultural. A proposta parte do pressuposto de que o lugar da língua é o mesmo que o da cultura, de forma que não há como dissociar esses dois elementos no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Como manifestação social de grande representatividade para a cultura brasileira, a canção foi eleita nesta pesquisa como conteúdo capaz de revelar elementos culturais próprios da identidade nacional e, assim, trazer contribuições para a aprendizagem de Português como língua estrangeira. A metodologia adotada é qualitativa e de base etnográfica e o procedimentos e instrumentos de coleta de dados foram observação e notas de campo, gravação em áudio das aulas e questionário aplicado no início e ao final do curso oferecido. Nessa pesquisa, constatamos a validade do uso do gênero musical samba como recurso pedagógico para o ensino de PLE com enfoque cultural, atuando tanto como elemento desencadeador da reflexão cultural em sala de aula quanto como voz que colabora para a discussão sobre cultura que já está iniciada na aula. Além disso, o samba foi percebido pelos estudantes como uma fonte de contato cultural pelas diversas temáticas que suas letras veiculam.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRLinguística aplicadaLíngua portuguesa - ensinoPortuguês para estrangeirosCulturaSambaTeaching / learning languagesPortuguese LanguageCultureSambaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-101bf68a6-752e-4591-80d0-d786b2659adcinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4704.pdfapplication/pdf857779https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5751/1/4704.pdf5b006e814228c4a59ea866dcdda9db6eMD51TEXT4704.pdf.txt4704.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5751/2/4704.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4704.pdf.jpg4704.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10280https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5751/3/4704.pdf.jpge47b11413d0086e551576ac484974f1aMD53ufscar/57512023-09-18 18:31:36.566oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5751Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:36Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes |
title |
O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes |
spellingShingle |
O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes Tonelli, Fernanda Linguística aplicada Língua portuguesa - ensino Português para estrangeiros Cultura Samba Teaching / learning languages Portuguese Language Culture Samba LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes |
title_full |
O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes |
title_fullStr |
O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes |
title_full_unstemmed |
O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes |
title_sort |
O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes |
author |
Tonelli, Fernanda |
author_facet |
Tonelli, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7748078290997968 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonelli, Fernanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Lúcia Maria de Assunção |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5030878430187815 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
67c351aa-78b7-4ac6-8525-8ae8515aae1e |
contributor_str_mv |
Barbosa, Lúcia Maria de Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística aplicada Língua portuguesa - ensino Português para estrangeiros Cultura Samba |
topic |
Linguística aplicada Língua portuguesa - ensino Português para estrangeiros Cultura Samba Teaching / learning languages Portuguese Language Culture Samba LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching / learning languages Portuguese Language Culture Samba |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
This Master research focuses the use of samba as a means of working culture in Portuguese as a Foreign Language class. For this, we conducted a content-based course about samba for Spanish speakers to analyze how the samba can be configured as a way to teach cultural aspects related to language and to identify the impressions of these learners about learning Portuguese through this cultural content. We assume the proposal that the place of language is the same as the culture, so there is no way to separate these two elements in the teaching/learning a foreign language. As a social manifestation of great representative for the Brazilian culture, samba was chosen in this research as a content that can reveal elements of cultural and national identity, thus, should contribute to the learning of Portuguese as a foreign language. The methodology adopted is qualitative and ethnography based and the procedures and data collection instruments were observation and notes, classes audio recording and questionnaires made at the beginning and at the end of the course. In this research, we verify the validity of using the samba as a pedagogical resource for teaching PLE, acting both as an initiator of cultural reflection in the classroom and as a voice that collaborates for the cultural discussion that is already started in class. Moreover, the samba was perceived by students as a source of cultural contact by several themes that his lyrics convey. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-28 2016-06-02T20:25:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:25:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TONELLI, Fernanda. O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5751 |
identifier_str_mv |
TONELLI, Fernanda. O gênero musical samba como conteúdo cultural no ensino de PLE : uma experiência com aprendentes hispanofalantes. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
01bf68a6-752e-4591-80d0-d786b2659adc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5751/1/4704.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5751/2/4704.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5751/3/4704.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b006e814228c4a59ea866dcdda9db6e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e e47b11413d0086e551576ac484974f1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136288460013568 |