Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubio, Ana Claúdia Ferrari
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5696
Resumo: The changes occurred in our society in the last few years have immediately reflected in the school sphere. Nowadays, in the educational context there is a great international effort in favor of the inclusive education, which proposes to welcome students from any belief, race, social or financial background and who also may have any kind of disability. In this direction, this research has as objective to investigate the perceptions of deaf and hearing impaired students, included in state schools, concerning the teaching and learning process of a second language as part of the school curriculum, and therefore discuss the legislation which obliges those students to be in regular classrooms as well as the questions brought about regarding the process of inclusion. The subjects of the research are deaf or hearing impaired students from the 5th grade Elementary School to the 3rd grade High School, in the region of Araraquara, São Paulo, Brazil. It is a qualitative research, whose data were collected throught: (a) classroom observation; (b) questionnaires and interviews, intermediated by a professional specialized in sign language and (c) drawings. As a result, the data analyses have revealed that the students degree of language knowledge, of performance and of inclusion is related to individual characteristics.
id SCAR_e8ae183a266887ed6d5f1057b6b4800d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5696
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Rubio, Ana Claúdia FerrariSilva, Ademar dahttp://lattes.cnpq.br/9028512631572133eb8f000e-3e91-4737-acb0-eb7226cfb84d2016-06-02T20:25:06Z2010-10-152016-06-02T20:25:06Z2010-09-01RUBIO, Ana Claúdia Ferrari. Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5696The changes occurred in our society in the last few years have immediately reflected in the school sphere. Nowadays, in the educational context there is a great international effort in favor of the inclusive education, which proposes to welcome students from any belief, race, social or financial background and who also may have any kind of disability. In this direction, this research has as objective to investigate the perceptions of deaf and hearing impaired students, included in state schools, concerning the teaching and learning process of a second language as part of the school curriculum, and therefore discuss the legislation which obliges those students to be in regular classrooms as well as the questions brought about regarding the process of inclusion. The subjects of the research are deaf or hearing impaired students from the 5th grade Elementary School to the 3rd grade High School, in the region of Araraquara, São Paulo, Brazil. It is a qualitative research, whose data were collected throught: (a) classroom observation; (b) questionnaires and interviews, intermediated by a professional specialized in sign language and (c) drawings. As a result, the data analyses have revealed that the students degree of language knowledge, of performance and of inclusion is related to individual characteristics.As mudanças presenciadas em nossa sociedade nos últimos anos têm tido reflexos imediatos no âmbito escolar. Há, atualmente, no contexto educacional forte movimento mundial a favor da educação inclusiva, a qual propõe o acolhimento de todos os alunos independentemente de suas crenças, raças, credos, status social e financeiro ou que sejam deficientes físicos, intelectuais ou sensoriais. Inserida nesse contexto inclusivo, essa pesquisa tem como objetivo investigar as percepções sobre as aulas de língua inglesa de alunos com surdez ou com algum grau de perda auditiva, em escolas públicas estaduais e, a partir delas, discutir os aportes legais que obrigam esses alunos a frequentar classes regulares e bem como as questões surgidas do processo de inclusão. Alunos com surdez ou com deficiência auditiva que frequentam desde a 5ª. série do Ensino Fundamental à 3ª. série do Ensino Médio de uma região do interior do Estado de São Paulo foram os sujeitos da pesquisa. É uma investigação de base qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de (a) observação direta em sala de aula, (b) questionários e entrevistas, intermediados por um professor especializado em audicomunicação e (c) desenhos. Como resultado, a análise dos dados aponta que o grau de conhecimento da língua, de desempenho e de inclusão desse tipo de aluno está relacionado a características individuais.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRLíngua inglesa - estudo e ensinoInclusão escolarSurdos - educaçãoDeficientes auditivosEnsino e aprendizagem de língua inglesaProfessorInclusion and schoolThe deaf and the hearing impairedLanguage teaching and learning processLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEnsino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1bfd9393e-0223-4a87-bb9b-17f553795d01info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3242.pdfapplication/pdf2170601https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5696/1/3242.pdf29988c9ffa67287b69aa76d549392562MD51THUMBNAIL3242.pdf.jpg3242.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6577https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5696/2/3242.pdf.jpg76c48fbcf3585cae816dde68a0b4972eMD52ufscar/56962023-09-18 18:31:08.442oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5696Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:08Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares
title Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares
spellingShingle Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares
Rubio, Ana Claúdia Ferrari
Língua inglesa - estudo e ensino
Inclusão escolar
Surdos - educação
Deficientes auditivos
Ensino e aprendizagem de língua inglesa
Professor
Inclusion and school
The deaf and the hearing impaired
Language teaching and learning process
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares
title_full Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares
title_fullStr Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares
title_full_unstemmed Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares
title_sort Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares
author Rubio, Ana Claúdia Ferrari
author_facet Rubio, Ana Claúdia Ferrari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rubio, Ana Claúdia Ferrari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ademar da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9028512631572133
dc.contributor.authorID.fl_str_mv eb8f000e-3e91-4737-acb0-eb7226cfb84d
contributor_str_mv Silva, Ademar da
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - estudo e ensino
Inclusão escolar
Surdos - educação
Deficientes auditivos
Ensino e aprendizagem de língua inglesa
Professor
topic Língua inglesa - estudo e ensino
Inclusão escolar
Surdos - educação
Deficientes auditivos
Ensino e aprendizagem de língua inglesa
Professor
Inclusion and school
The deaf and the hearing impaired
Language teaching and learning process
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion and school
The deaf and the hearing impaired
Language teaching and learning process
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description The changes occurred in our society in the last few years have immediately reflected in the school sphere. Nowadays, in the educational context there is a great international effort in favor of the inclusive education, which proposes to welcome students from any belief, race, social or financial background and who also may have any kind of disability. In this direction, this research has as objective to investigate the perceptions of deaf and hearing impaired students, included in state schools, concerning the teaching and learning process of a second language as part of the school curriculum, and therefore discuss the legislation which obliges those students to be in regular classrooms as well as the questions brought about regarding the process of inclusion. The subjects of the research are deaf or hearing impaired students from the 5th grade Elementary School to the 3rd grade High School, in the region of Araraquara, São Paulo, Brazil. It is a qualitative research, whose data were collected throught: (a) classroom observation; (b) questionnaires and interviews, intermediated by a professional specialized in sign language and (c) drawings. As a result, the data analyses have revealed that the students degree of language knowledge, of performance and of inclusion is related to individual characteristics.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-15
2016-06-02T20:25:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:25:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RUBIO, Ana Claúdia Ferrari. Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5696
identifier_str_mv RUBIO, Ana Claúdia Ferrari. Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv bfd9393e-0223-4a87-bb9b-17f553795d01
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5696/1/3242.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5696/2/3242.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 29988c9ffa67287b69aa76d549392562
76c48fbcf3585cae816dde68a0b4972e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136287632687104