Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Tathiane Pereira.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/230
Resumo: A aquisição o desenvolvimento e o processamento da língua são condições que oportunizam de modo mais eficaz o ensino-aprendizagem dos alunos surdos. Esses alunos, geralmente, comunicam-se por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), uma língua completa, como qualquer idioma, que se processa por modalidade espaço-visual, diferenciada da língua portuguesa (LP), que é de modalidade oral-auditiva. Tais peculiaridades sobre o ensino para alunos surdos são desconhecidas pela maioria dos professores e isso ocasiona grandes dificuldades em sala de aula. Portanto a justificativa dessa pesquisa abrange o fato de que é necessária uma bibliografia mais objetiva, esclarecedora e eficaz, para que os professores de língua portuguesa, bem como de outras áreas, estejam preparados para receber os alunos surdos em suas salas de aula com a certeza de que estarão capacitados para fazer um trabalho mais técnico e menos empírico. Dessa forma o objetivo fundamental do trabalho foi elaborar reflexões que balizem o trabalho docente no âmbito da avaliação dos textos escritos pelos alunos surdos. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada nas principais obras de Quadros e Karnopp (2004), Brochado (2003) e Fernandes (2007) que versam sobre as principais nuances que envolvem a Libras. A pesquisa foi realizada nas escolas onde atuam os sujeitos da investigação: dez professores (as) de língua portuguesa que atuam no Ensino Fundamental no município de Petrolina-PE. Solicitamos que os participantes avaliassem produções textuais de alunos surdos conforme cinco descritores didáticos da Prova Brasil (2011). Após a leitura dos textos, os docentes escreveram um breve parecer sobre suas impressões acerca da produção avaliada. Considerando os resultados das avaliações, percebeu-se, nas ‘falas’ dos professores, que, mesmo com os avanços da educação inclusiva, as peculiaridades das relações interpessoais entre a escola e a comunidade surda precisam ser aprofundadas. Posteriormente aos dados, apresentamos as reflexões que direcionam o olhar dos educadores para as especificidades das produções escritas dos surdos (as).
id UFCG_f54349767c5bfbe0318ce0e4f5fddeb9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/230
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente.Evaluation of texts written by deaf people: reflections to support the teaching work.Deficiente auditivoSurdosEducação de surdosTextos para surdosSurdos - Ensino - AprendizagemLíngua portuguesahearing impairedDeafDeaf EducationDeaf textsDeaf - Teaching - LearningPortuguese languageLetras.A aquisição o desenvolvimento e o processamento da língua são condições que oportunizam de modo mais eficaz o ensino-aprendizagem dos alunos surdos. Esses alunos, geralmente, comunicam-se por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), uma língua completa, como qualquer idioma, que se processa por modalidade espaço-visual, diferenciada da língua portuguesa (LP), que é de modalidade oral-auditiva. Tais peculiaridades sobre o ensino para alunos surdos são desconhecidas pela maioria dos professores e isso ocasiona grandes dificuldades em sala de aula. Portanto a justificativa dessa pesquisa abrange o fato de que é necessária uma bibliografia mais objetiva, esclarecedora e eficaz, para que os professores de língua portuguesa, bem como de outras áreas, estejam preparados para receber os alunos surdos em suas salas de aula com a certeza de que estarão capacitados para fazer um trabalho mais técnico e menos empírico. Dessa forma o objetivo fundamental do trabalho foi elaborar reflexões que balizem o trabalho docente no âmbito da avaliação dos textos escritos pelos alunos surdos. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada nas principais obras de Quadros e Karnopp (2004), Brochado (2003) e Fernandes (2007) que versam sobre as principais nuances que envolvem a Libras. A pesquisa foi realizada nas escolas onde atuam os sujeitos da investigação: dez professores (as) de língua portuguesa que atuam no Ensino Fundamental no município de Petrolina-PE. Solicitamos que os participantes avaliassem produções textuais de alunos surdos conforme cinco descritores didáticos da Prova Brasil (2011). Após a leitura dos textos, os docentes escreveram um breve parecer sobre suas impressões acerca da produção avaliada. Considerando os resultados das avaliações, percebeu-se, nas ‘falas’ dos professores, que, mesmo com os avanços da educação inclusiva, as peculiaridades das relações interpessoais entre a escola e a comunidade surda precisam ser aprofundadas. Posteriormente aos dados, apresentamos as reflexões que direcionam o olhar dos educadores para as especificidades das produções escritas dos surdos (as).The acquisition development and language processing are conditions more effectively nurture the teaching and learning of the deaf students. These students generally communicate through the Brazilian Sign Language (Libras), a complete language, like any language, which is processed by space-visual mode, differentiated from Portuguese (LP), which is orally mode hearing. Such peculiarities of education for deaf students are unknown to most teachers and this causes great difficulties in the classroom. Therefore the justification of this research includes the fact that a more objective bibliography, insightful and effective is needed so that the Portuguese-speaking teachers, as well as other areas, be prepared to receive deaf students in their classrooms with confidence that will be able to make a more technical and less empirical work. Thus the fundamental objective of this study was to develop teaching strategies that may benchmark the teaching work in the evaluation of the texts written by deaf students. The theoretical basis of the research was based on the major works of Tables and Karnopp (2004), Paperback (2003) and Fernandes (2007) which deal with the main nuances involving Pounds. The survey was conducted in schools where the subjects of the research work: ten teachers (as) of Portuguese working in Primary Education in Petrolina municipality. We ask participants to evaluate textual productions of deaf students as five teaching strategies Proof of Brazil (2011). After reading the texts, the teachers wrote a brief opinion on their impressions of the assessed production. Considering the results of the evaluation, it was noted, the 'speech' of teachers, that even with advances in inclusive education, the peculiarities of interpersonal relationships between the school and the deaf community need to be deepened. Later the data, we present the strategies that direct the gaze of educators to the specificities of the deaf written productions (as).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208LIMA ARRAIS, Maria Nazaré de.CASTRO, Onireves Monteiro.MENDES, Tathiane Pereira.2015-06-222018-01-11T21:23:47Z2016-06-022018-01-11T21:23:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/230MENDES, Tathiane Pereira. Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente. 2016. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T17:45:36Zoai:localhost:riufcg/230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T17:45:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente.
Evaluation of texts written by deaf people: reflections to support the teaching work.
title Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente.
spellingShingle Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente.
MENDES, Tathiane Pereira.
Deficiente auditivo
Surdos
Educação de surdos
Textos para surdos
Surdos - Ensino - Aprendizagem
Língua portuguesa
hearing impaired
Deaf
Deaf Education
Deaf texts
Deaf - Teaching - Learning
Portuguese language
Letras.
title_short Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente.
title_full Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente.
title_fullStr Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente.
title_full_unstemmed Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente.
title_sort Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente.
author MENDES, Tathiane Pereira.
author_facet MENDES, Tathiane Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
OLIVEIRA, R. M. L.
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208
LIMA ARRAIS, Maria Nazaré de.
CASTRO, Onireves Monteiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, Tathiane Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiente auditivo
Surdos
Educação de surdos
Textos para surdos
Surdos - Ensino - Aprendizagem
Língua portuguesa
hearing impaired
Deaf
Deaf Education
Deaf texts
Deaf - Teaching - Learning
Portuguese language
Letras.
topic Deficiente auditivo
Surdos
Educação de surdos
Textos para surdos
Surdos - Ensino - Aprendizagem
Língua portuguesa
hearing impaired
Deaf
Deaf Education
Deaf texts
Deaf - Teaching - Learning
Portuguese language
Letras.
description A aquisição o desenvolvimento e o processamento da língua são condições que oportunizam de modo mais eficaz o ensino-aprendizagem dos alunos surdos. Esses alunos, geralmente, comunicam-se por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), uma língua completa, como qualquer idioma, que se processa por modalidade espaço-visual, diferenciada da língua portuguesa (LP), que é de modalidade oral-auditiva. Tais peculiaridades sobre o ensino para alunos surdos são desconhecidas pela maioria dos professores e isso ocasiona grandes dificuldades em sala de aula. Portanto a justificativa dessa pesquisa abrange o fato de que é necessária uma bibliografia mais objetiva, esclarecedora e eficaz, para que os professores de língua portuguesa, bem como de outras áreas, estejam preparados para receber os alunos surdos em suas salas de aula com a certeza de que estarão capacitados para fazer um trabalho mais técnico e menos empírico. Dessa forma o objetivo fundamental do trabalho foi elaborar reflexões que balizem o trabalho docente no âmbito da avaliação dos textos escritos pelos alunos surdos. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada nas principais obras de Quadros e Karnopp (2004), Brochado (2003) e Fernandes (2007) que versam sobre as principais nuances que envolvem a Libras. A pesquisa foi realizada nas escolas onde atuam os sujeitos da investigação: dez professores (as) de língua portuguesa que atuam no Ensino Fundamental no município de Petrolina-PE. Solicitamos que os participantes avaliassem produções textuais de alunos surdos conforme cinco descritores didáticos da Prova Brasil (2011). Após a leitura dos textos, os docentes escreveram um breve parecer sobre suas impressões acerca da produção avaliada. Considerando os resultados das avaliações, percebeu-se, nas ‘falas’ dos professores, que, mesmo com os avanços da educação inclusiva, as peculiaridades das relações interpessoais entre a escola e a comunidade surda precisam ser aprofundadas. Posteriormente aos dados, apresentamos as reflexões que direcionam o olhar dos educadores para as especificidades das produções escritas dos surdos (as).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-22
2016-06-02
2018-01-11T21:23:47Z
2018-01-11T21:23:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/230
MENDES, Tathiane Pereira. Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente. 2016. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/230
identifier_str_mv MENDES, Tathiane Pereira. Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente. 2016. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744348445671424