A sala de aula inclusiva na rede pública com alunos surdos: um estudo de caso de um professor de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VICTOR, Carlete Fátima da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
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Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2370
Resumo: In this work, I describe the pedagogical practice of an English teacher in a regular and inclusive public school in Goiania-GO with three deaf students. The research was developed in a classroom in which there were three deaf students and thirty-two hearing students. This study is based on Vygotsky‟s Sociocultural theory, inclusive education, deaf education approaches, and foreign language learning studies. In this case study, the data collection and analysis followed the principles of the qualitative research, according to Spradley (1980), Erickson (1985) and André (1995). Based on the results of the data analysis, it was observed that the pedagogical practice of the participant teacher of this study was based on the traditional approach. The data also shows that the teacher tries to change this pattern and to find new teaching strategies in an attempt to improve the students' cognitive and social skills, focusing on their individual characteristics. This research presents a pedagogical practice that recognizes the differences in the learning process of hearing and deaf students. It is hoped that this reflection may help other teachers to think critically about the inclusive process that is happening in our society and rethink their actions and enhance the learning process of their students.
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In this case study, the data collection and analysis followed the principles of the qualitative research, according to Spradley (1980), Erickson (1985) and André (1995). Based on the results of the data analysis, it was observed that the pedagogical practice of the participant teacher of this study was based on the traditional approach. The data also shows that the teacher tries to change this pattern and to find new teaching strategies in an attempt to improve the students' cognitive and social skills, focusing on their individual characteristics. This research presents a pedagogical practice that recognizes the differences in the learning process of hearing and deaf students. It is hoped that this reflection may help other teachers to think critically about the inclusive process that is happening in our society and rethink their actions and enhance the learning process of their students.O presente estudo busca descrever e compreender a prática pedagógica de um professor de língua inglesa em uma escola regular e inclusiva que trabalha com alunos surdos na rede pública de ensino da cidade de Goiânia, Goiás. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula da primeira série do Ensino Médio composta por três alunos surdos e trinta e dois ouvintes. Sob o ponto de vista teórico, esta pesquisa tem como base a teoria sociocultural vygotskiana, as abordagens educacionais para alunos surdos e as abordagens de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Baseamo-nos também nos pressupostos teóricos da educação inclusiva. Sob o ponto de vista metodológico, esta pesquisa constituiu-se de um estudo de caso, no qual os dados foram coletados e analisados seguindo os princípios da pesquisa qualitativa e interpretativista de cunho etnográfico, segundo a teoria proposta por Spradley (1980), Erickson (1985) e André (1995). Por meio da análise dos dados, percebemos que a prática pedagógica do professor participante desta pesquisa configura-se dentro de um modelo tradicional, apresentando traços de ruptura e de busca para uma prática que promova o crescimento cognitivo e social de cada educando, respeitando as potencialidades individuais. Nossas considerações finais pretendem contribuir para uma prática pedagógica que reconheça as diferenças e a igualdade de direitos no processo de aprendizagem e participação dos educandos surdos e ouvintes nas atividades educacionais. Por meio de nossas reflexões sobre a atuação pedagógica em uma escola regular e inclusiva com alunos surdos, o professor poderá ponderar criticamente sobre o processo de inclusão que ocorre em nossa sociedade e repensar suas ações, a fim de buscar melhorias para o desenvolvimento do seu alunado.Made available in DSpace on 2014-07-29T16:18:58Z (GMT). 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