Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcelo Afonso Keller Ferreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19416
Resumo: Studies in the field of a second-language acquisition have shown the efficiency of tact instruction procedures in producing emergent verbal responses. The aim of the study was to investigate the effects of tact instruction on the acquisition and maintenance of a small vocabulary in a foreign language (english) for different sets of stimuli taught successively, evaluating the emergence of responses not taught directly (bidirectional intraverbal responses) and the effects of successive instruction of different sets of stimuli on the learning curve. Three Brazilian children with typical development participated. The participants were taught to tact in English (foreign language) and intraverbal responses were tested in both native-to-foreign (NF) and foreign-to-native (FN) directions before and after the teaching conditions. A multiple probe design between stimulus sets was adopted. Maintenance data was collected 15 days after the end of the study. The results showed emergence of bidirectional intraverbal responses for all participants after teaching condition and acceleration in the learning curve for two of the three participants, indicating the occurrence of learning-set effects. The results replicate and expand on the findings presented in the literature in this field. The implications of this study for future research on the second-language acquisition in addition to the emergence of responses not directly taught are discussed.
id SCAR_eb96a3ac3d27cdcd6e96f035af2f27bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19416
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Lima, Marcelo Afonso Keller Ferreirade Souza, Deisy das Graçashttp://lattes.cnpq.br/4404800720856419Cortez, Mariéle Diniz2024-02-20T12:23:56Z2024-02-20T12:23:56Z2024-02-06LIMA, Marcelo Afonso Keller Ferreira. Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19416.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19416Studies in the field of a second-language acquisition have shown the efficiency of tact instruction procedures in producing emergent verbal responses. The aim of the study was to investigate the effects of tact instruction on the acquisition and maintenance of a small vocabulary in a foreign language (english) for different sets of stimuli taught successively, evaluating the emergence of responses not taught directly (bidirectional intraverbal responses) and the effects of successive instruction of different sets of stimuli on the learning curve. Three Brazilian children with typical development participated. The participants were taught to tact in English (foreign language) and intraverbal responses were tested in both native-to-foreign (NF) and foreign-to-native (FN) directions before and after the teaching conditions. A multiple probe design between stimulus sets was adopted. Maintenance data was collected 15 days after the end of the study. The results showed emergence of bidirectional intraverbal responses for all participants after teaching condition and acceleration in the learning curve for two of the three participants, indicating the occurrence of learning-set effects. The results replicate and expand on the findings presented in the literature in this field. The implications of this study for future research on the second-language acquisition in addition to the emergence of responses not directly taught are discussed.Estudos na área de aquisição de uma segunda língua, sob uma perspectiva comportamental, têm mostrado a eficiência de procedimentos de ensino de tato em produzir respostas verbais emergentes. O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos do ensino de tato para diferentes conjuntos de estímulos ensinados sucessivamente sobre a aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira (inglês), avaliando a emergência de respostas não ensinadas diretamente (respostas intraverbais bidirecionais) e os efeitos do ensino sucessivo de diferentes conjuntos de estímulos sobre a curva de aprendizagem desses conjuntos. Participaram do estudo três crianças com desenvolvimento típico e que tinham o português como língua nativa. Os participantes foram expostos ao ensino de tato em inglês (língua estrangeira) e a sondas de respostas intraverbais bidirecionais na direção língua nativa - língua estrangeira (LN-LE) e língua estrangeira - língua nativa (LE-LN) antes e após as condições de ensino. Foi empregado um delineamento de sondas múltiplas entre conjuntos de estímulos. Dados de manutenção foram coletados após 15 dias o término do estudo. Os resultados obtidos mostraram emergência de respostas intraverbais bidirecionais para todos os participantes após a condição de ensino e foi observada aceleração na curva de aprendizagem para dois dos três participantes, sugerindo a ocorrência de efeitos de learning-set. Os dados replicam e avançam os achados apresentados pela literatura da área. São discutidos os principais desdobramentos do estudo para futuras pesquisas em relação aos dados de aquisição de repertório para além dos dados de emergência de respostas não ensinadas diretamenteNão recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPsicologia - PsiUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRelações emergentesTatoIntraverbalSegunda línguaLearning-setCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALInvestigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeiraInvestigating the effects of tact instruction on the acquisition and maintenance of small foreign language vocabularyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonografia_-_Marcelo_Keller_(Final).pdfMonografia_-_Marcelo_Keller_(Final).pdfMonografia de Marcelo Afonso Keller Ferreira Limaapplication/pdf655157https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19416/1/Monografia_-_Marcelo_Keller_%28Final%29.pdf7a5527012a17fe855ee9a1f1e726761dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19416/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTMonografia_-_Marcelo_Keller_(Final).pdf.txtMonografia_-_Marcelo_Keller_(Final).pdf.txtExtracted texttext/plain68483https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19416/3/Monografia_-_Marcelo_Keller_%28Final%29.pdf.txtcfab877c48d359d8179390a5f8d93105MD53ufscar/194162024-05-14 17:34:41.767oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19416Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:34:41Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Investigating the effects of tact instruction on the acquisition and maintenance of small foreign language vocabulary
title Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira
spellingShingle Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira
Lima, Marcelo Afonso Keller Ferreira
Relações emergentes
Tato
Intraverbal
Segunda língua
Learning-set
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
title_short Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira
title_full Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira
title_fullStr Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira
title_full_unstemmed Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira
title_sort Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira
author Lima, Marcelo Afonso Keller Ferreira
author_facet Lima, Marcelo Afonso Keller Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marcelo Afonso Keller Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv de Souza, Deisy das Graças
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4404800720856419
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cortez, Mariéle Diniz
contributor_str_mv de Souza, Deisy das Graças
Cortez, Mariéle Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Relações emergentes
Tato
Intraverbal
Segunda língua
topic Relações emergentes
Tato
Intraverbal
Segunda língua
Learning-set
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning-set
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
description Studies in the field of a second-language acquisition have shown the efficiency of tact instruction procedures in producing emergent verbal responses. The aim of the study was to investigate the effects of tact instruction on the acquisition and maintenance of a small vocabulary in a foreign language (english) for different sets of stimuli taught successively, evaluating the emergence of responses not taught directly (bidirectional intraverbal responses) and the effects of successive instruction of different sets of stimuli on the learning curve. Three Brazilian children with typical development participated. The participants were taught to tact in English (foreign language) and intraverbal responses were tested in both native-to-foreign (NF) and foreign-to-native (FN) directions before and after the teaching conditions. A multiple probe design between stimulus sets was adopted. Maintenance data was collected 15 days after the end of the study. The results showed emergence of bidirectional intraverbal responses for all participants after teaching condition and acceleration in the learning curve for two of the three participants, indicating the occurrence of learning-set effects. The results replicate and expand on the findings presented in the literature in this field. The implications of this study for future research on the second-language acquisition in addition to the emergence of responses not directly taught are discussed.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-20T12:23:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-20T12:23:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Marcelo Afonso Keller Ferreira. Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19416.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19416
identifier_str_mv LIMA, Marcelo Afonso Keller Ferreira. Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19416.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19416/1/Monografia_-_Marcelo_Keller_%28Final%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19416/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19416/3/Monografia_-_Marcelo_Keller_%28Final%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a5527012a17fe855ee9a1f1e726761d
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
cfab877c48d359d8179390a5f8d93105
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136433397334016