CONSCIOUSNESS IS PRODUCED IN DUALITY
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | preprint |
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Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4302 |
Resumo: | To consider the marks of discursivity inserted in a paradigmatic process is to understand the constitution of concepts and conceptions present in society. This article, the result of the clipping of a doctoral research, aims to present reflections that appear as tensions in contemporaneity, especially regarding the feelings of social devaluation that early childhood education teachers feel about their professional performance. The debate about the concept of identity related to the teaching function in early childhood education and the discussion with regard to it through discourses or actions. |
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CONSCIOUSNESS IS PRODUCED IN DUALITYLA CONCIENCIA SE PRODUCE EN DUALIDADA consciência se produz na dualidadeidentidade docenteeducação infantildualidadecategoria consciênciateacher identityearly childhood educationdualityconsciousness categoryidentidad del profesoreducación de la primera infanciadualidadcategoría de concienciaTo consider the marks of discursivity inserted in a paradigmatic process is to understand the constitution of concepts and conceptions present in society. This article, the result of the clipping of a doctoral research, aims to present reflections that appear as tensions in contemporaneity, especially regarding the feelings of social devaluation that early childhood education teachers feel about their professional performance. The debate about the concept of identity related to the teaching function in early childhood education and the discussion with regard to it through discourses or actions.Considerar las marcas de discursividad insertadas en un proceso paradigmático es comprender la constitución de conceptos y concepciones presentes en la sociedad. Este artículo, resultado del recorte de una investigación doctoral, pretende presentar reflexiones que aparecen como tensiones en la contemporaneidad, especialmente en lo que respecta a los sentimientos de devaluación social que los profesores de educación infantil sienten sobre su desempeño profesional. El debate sobre el concepto de identidad relacionado con la función docente en la educación infantil y la discusión al respecto a través de discursos o acciones.Considerar as marcas da discursividade inseridas em um processo paradigmático é compreender a constituição de conceitos e de concepções presentes na sociedade. Este artigo, resultado do recorte de uma pesquisa de doutoramento, tem como objetivo apresentar reflexões que aparecem como tensões na contemporaneidade, especialmente no tocante aos sentimentos de desvalorização social que os professores da educação infantil sentem quanto à sua atuação profissional. O debate a respeito do conceito de identidade relacionado com a função docente na educação infantil e a discussão no que concerne à categoria consciência vinculada à teoria histórico-cultural são assuntos abordados no texto. Desse modo, apresenta-se análises de fragmentos de respostas de questionário enviado a pais de alunos de creches e de EMEIs, nos quais revelaram suas concepções sobre a importância dessa primeira etapa da educação básica, e das respostas de professoras atuantes na educação infantil por meio de entrevista semiestruturada, ao serem indagadas sobre como julgam a compreensão dos pais em relação ao papel desse segmento no contexto educacional. Observou-se contradições, que se contextualizam como tensões presentes no contexto da educação infantil, entre o que foi revelado nas respostas dos pais e o que se verificou nas declarações das professoras, nas quais se evidencia o modo como elas consideram ser a função docente. Buscou-se, assim, elucidar qual o sistema de relações que envolvem os processos de significação relacionados com os elementos identitários, aspectos que, se bem compreendidos, podem propiciar o entendimento das contradições impostas na sociedade por meio de discursos ou de ações.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2022-06-20info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/430210.1590/SciELOPreprints.4302porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/4302/8170Copyright (c) 2022 Adelir Aparecida Marinho de Barros, Heloisa Helena Oliveira de Azevedohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Adelir Aparecida Marinho deAzevedo, Heloisa Helena Oliveira dereponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2022-06-18T19:45:17Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/4302Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2022-06-18T19:45:17SciELO Preprints - SciELOfalse |
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