The social function of the school: dimensions to consider at work for ethical coexistence
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/8323 |
Resumo: | Este artigo apresenta o recorte de um estudo quanti-quali, caracterizado como uma pesquisa-ação desenvolvida em uma Escola Pública Municipal, do interior de São Paulo, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa/Unicamp (CEP) CAAE:32973114.2.0000.5404, que teve como objetivo implementar e avaliar o programa de formação de professores; e identificar quais transformações ocorreram, indicando os principais avanços e dificuldades da escola, na área da convivência. A recolha de dados incluiu diferentes procedimentos: sessões de observação na escola; questionários para avaliar as diferentes etapas da intervenção; questionários de avaliação do clima escolar (antes e depois de um ano de intervenção) com professores, alunos (a partir do 7º ano) e gestores; questionários para avaliar a incidência e os tipos de bullying presentes entre alunos do Ensino Fundamental II (bullying); entrevistas com professores, gestores e alunos; e relatórios e testemunhos durante as reuniões de treinamento. A análise de conteúdo foi a metodologia adotada para tratamento dos dados. Foram elaboradas quatro categorias de análise: relações sociais e conflitos na escola; regras escolares, sanções e segurança; situações de bullying entre estudantes; transformações pessoais: habilidades sociais no processo de mudança. Os resultados apontam avanços significativos no que diz respeito à visão crítica e consciente de alunos, professores e gestores sobre a qualidade das interações estabelecidas na escola. As normas da instituição foram revistas pela comunidade e o novo documento enfatiza os valores eleitos e defendidos pela escola. As transformações pessoais geradas pelos novos conhecimentos, tanto nos adultos como nos alunos da escola, refletiram em habilidades sociais que permitiram uma convivência mais harmoniosa. O trabalho desenvolvido permitiu identificar quais dos aspectos do universo escolar devem ser considerados necessários, no planejamento da convivência ética. |
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The social function of the school: dimensions to consider at work for ethical coexistenceA função social da escola: dimensões a considerar no trabalho para a convivência éticaIntervenção escolarConvivência éticaFormação de professoresautonomiaSchool interventionEthical coexistenceTeacher trainingAutonomyEste artigo apresenta o recorte de um estudo quanti-quali, caracterizado como uma pesquisa-ação desenvolvida em uma Escola Pública Municipal, do interior de São Paulo, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa/Unicamp (CEP) CAAE:32973114.2.0000.5404, que teve como objetivo implementar e avaliar o programa de formação de professores; e identificar quais transformações ocorreram, indicando os principais avanços e dificuldades da escola, na área da convivência. A recolha de dados incluiu diferentes procedimentos: sessões de observação na escola; questionários para avaliar as diferentes etapas da intervenção; questionários de avaliação do clima escolar (antes e depois de um ano de intervenção) com professores, alunos (a partir do 7º ano) e gestores; questionários para avaliar a incidência e os tipos de bullying presentes entre alunos do Ensino Fundamental II (bullying); entrevistas com professores, gestores e alunos; e relatórios e testemunhos durante as reuniões de treinamento. A análise de conteúdo foi a metodologia adotada para tratamento dos dados. Foram elaboradas quatro categorias de análise: relações sociais e conflitos na escola; regras escolares, sanções e segurança; situações de bullying entre estudantes; transformações pessoais: habilidades sociais no processo de mudança. Os resultados apontam avanços significativos no que diz respeito à visão crítica e consciente de alunos, professores e gestores sobre a qualidade das interações estabelecidas na escola. As normas da instituição foram revistas pela comunidade e o novo documento enfatiza os valores eleitos e defendidos pela escola. As transformações pessoais geradas pelos novos conhecimentos, tanto nos adultos como nos alunos da escola, refletiram em habilidades sociais que permitiram uma convivência mais harmoniosa. O trabalho desenvolvido permitiu identificar quais dos aspectos do universo escolar devem ser considerados necessários, no planejamento da convivência ética.Este artigo apresenta o corte de um estúdio cuanti-cuali, caracterizado como uma investigação-ação desenvolvida em uma Escola Pública Municipal, no interior de São Paulo, aprovada pelo Comitê de Ética em Investigação/Unicamp (CEP) CAAE:32973114.2.0000.5404 , que você tem como objetivo implementar e avaliar o programa de formação docente; e identificar quais transformações ocorreram, diminuindo os principais avanços e dificuldades da escola, no âmbito da convivência. A coleta de dados incluiu diferentes procedimentos: sessões de observação na escola; questionários para avaliar as diferentes etapas da intervenção; questionários para avaliar o clima escolar (antes e depois de um ano de intervenção) com docentes, estudantes (a partir do 7º grau) e diretrizes; questionários para avaliar a incidência e tipos de escolaridade presentes em ex-alunos do Ensino Fundamental II (acoso escolar); entrevistas com docentes, diretores e estudantes; e relatórios e depoimentos durante as reuniões de capacitação. A análise do conteúdo foi a metodologia adotada para o tratamento dos dados. Elaborar quatro categorias de análise: relações sociais e conflitos na escola; regras escolares, sanções e segurança; situações de bullying entre estudantes; transformações pessoais: habilidades sociais no processo de mudança. Os resultados apontam para avanços significativos no que diz respeito à visão crítica e consciente de estudantes, professores e diretrizes sobre a qualidade das interações que se estabelecem na escola. As regras da instituição foram revisadas pela comunidade e o novo documento enfatizam os valores eleitos e defendidos pela escola. As transformações pessoais geradas pelos novos conhecimentos, tanto em adultos como em escolares, se refletem em habilidades sociais que permitem uma convivência mais armônica. O trabalho desenvolvido permitiu identificar detalhes dos aspectos do universo escolar que devem ser considerados como necessários, no planejamento para a convivência ética.O presente artigo traz o recorte de um estudo quanti-quali, caracterizado como uma pesquisa-ação desenvolvida em uma Escola Pública Municipal, do interior de São Paulo, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa/Unicamp (CEP ) CAAE:32973114.2.0000.5404, que teve como objetivos implantar e avaliar o programa de formação de professores; e identificar quais transformações ocorreram, trazendo os principais avanços e dificuldades da escola, na área de convivência. A coleta de dados envolve diferentes procedimentos: sessões de observações na escola; questionários para avaliação das diferentes etapas da intervenção; questionários para avaliação do clima da escola (antes e depois de um ano de intervenção) em professores, alunos (a partir do 7º ano) e gestores; questionários para avaliação da incidência e tipos de intimidação presentes entre os alunos do Fundamental II (bullying); entrevistas com professores, gestores e alunos; e relatos e depoimentos durante os encontros de formação. A análise de conteúdo foi a metodologia adotada para o tratamento dos dados. Foram elaboradas quatro categorias de análise: as relações sociais e os conflitos na escola; regras, avaliações e segurança na escola; como situações de intimidação entre alunos; transformações pessoais: as habilidades sociais em processo de mudança. Os resultados apontam avanços expressivos no que se refere à visão crítica e consciente de alunos, professores e gestores, sobre a qualidade das interações na escola. As regras da instituição foram revistas pela comunidade e o novo documento dá ênfase aos valores eleitos e defendidos pela escola. As transformações pessoais geradas pelos novos conhecimentos, tanto nos adultos quanto nos alunos da escola, refletiram em habilidades sociais que possibilitaram uma convivência mais harmoniosa. O trabalho desenvolvido quais aspectos do universo escolar devem ser considerados como necessários, no planejamento para a convivência ética.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2024-03-25info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/832310.1590/SciELOPreprints.8323porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/8323/15540Copyright (c) 2024 Flávia Vivaldi, Telma Pileggi Vinhahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVivaldi, FláviaVinha, Telma Pileggireponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2024-03-24T19:37:00Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/8323Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2024-03-24T19:37SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
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Este artigo apresenta o recorte de um estudo quanti-quali, caracterizado como uma pesquisa-ação desenvolvida em uma Escola Pública Municipal, do interior de São Paulo, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa/Unicamp (CEP) CAAE:32973114.2.0000.5404, que teve como objetivo implementar e avaliar o programa de formação de professores; e identificar quais transformações ocorreram, indicando os principais avanços e dificuldades da escola, na área da convivência. A recolha de dados incluiu diferentes procedimentos: sessões de observação na escola; questionários para avaliar as diferentes etapas da intervenção; questionários de avaliação do clima escolar (antes e depois de um ano de intervenção) com professores, alunos (a partir do 7º ano) e gestores; questionários para avaliar a incidência e os tipos de bullying presentes entre alunos do Ensino Fundamental II (bullying); entrevistas com professores, gestores e alunos; e relatórios e testemunhos durante as reuniões de treinamento. A análise de conteúdo foi a metodologia adotada para tratamento dos dados. Foram elaboradas quatro categorias de análise: relações sociais e conflitos na escola; regras escolares, sanções e segurança; situações de bullying entre estudantes; transformações pessoais: habilidades sociais no processo de mudança. Os resultados apontam avanços significativos no que diz respeito à visão crítica e consciente de alunos, professores e gestores sobre a qualidade das interações estabelecidas na escola. As normas da instituição foram revistas pela comunidade e o novo documento enfatiza os valores eleitos e defendidos pela escola. As transformações pessoais geradas pelos novos conhecimentos, tanto nos adultos como nos alunos da escola, refletiram em habilidades sociais que permitiram uma convivência mais harmoniosa. O trabalho desenvolvido permitiu identificar quais dos aspectos do universo escolar devem ser considerados necessários, no planejamento da convivência ética. |
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