A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7708 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando os conceitos de formação integral e emancipatória, a partir da noção de trabalho como princípio educativo. Para tanto, busca responder às seguintes questões: a) quais impactos a IA pode trazer para o desenvolvimento de uma EPT baseada na noção de trabalho como princípio educativo? b) quais contribuições as bases conceituais da EPT trazem para combater os malefícios da IA na educação c) como é possível superar o determinismo tecnológico imposto pela tecnologização dos processos humanos e relacionais, na perspectiva da emancipação do sujeito como um intelectual? A partir dessas questões, o estudo buscou fortalecer os fundamentos da EPT com vistas a resgatar a noção de proposta intelectual por Gramsci e reforçar sua importância para uma educação verdadeiramente emancipatória. |
id |
SCI-1_9dbaa747361a5b394da2174122d443e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7708 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGYLA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA E INTELIGENCIA ARTIFICIAL: UN LLAMADO A LA FORMACIÓN INTEGRAL FRENTE A LA ANTROPOFAGIA DEL CHATGPTA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM APELO À FORMAÇÃO INTEGRAL ANTE A ANTROPOFAGIA DO CHATGPTEducação Profissional e TecnológicaInteligência ArtificialChatGPTEmancipaçãoProfessional and Technological EducationArtificial intelligenceChatGPTEmancipaçãoEducação Profissional e TecnológicaInteligência artificialBate-papGPTEmancipaçãoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando os conceitos de formação integral e emancipatória, a partir da noção de trabalho como princípio educativo. Para tanto, busca responder às seguintes questões: a) quais impactos a IA pode trazer para o desenvolvimento de uma EPT baseada na noção de trabalho como princípio educativo? b) quais contribuições as bases conceituais da EPT trazem para combater os malefícios da IA na educação c) como é possível superar o determinismo tecnológico imposto pela tecnologização dos processos humanos e relacionais, na perspectiva da emancipação do sujeito como um intelectual? A partir dessas questões, o estudo buscou fortalecer os fundamentos da EPT com vistas a resgatar a noção de proposta intelectual por Gramsci e reforçar sua importância para uma educação verdadeiramente emancipatória. Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre los impactos de la inteligencia artificial (IA) en la Educación Profesional y Tecnológica (EPT), considerando los conceptos de formación integral y emancipadora, a partir de la noción de trabajo como principio educativo. Para ello se busca responder a las siguientes preguntas: a) ¿qué impactos puede traer la IA al desarrollo de una EPT basada en la noción del trabajo como principio educativo? b) qué aportes pueden aportar las bases conceptuales de la EPT para contrarrestar los daños de la IA en la educación c) cómo es posible superar el determinismo tecnológico impuesto por la tecnificación de los procesos humanos y relacionales, desde la perspectiva de la emancipación del sujeto como ¿un intelectual? A partir de estas preguntas, el estudio buscó reforzar los fundamentos de la EPT con miras a rescatar la noción de intelectual propuesta por Gramsci y reforzar su importancia para una educación verdaderamente emancipadora.Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre os ataques de inteligência artificial (IA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando os conceitos de formação integral e emancipatória, alicerçados na noção de trabalho como princípio educativo. Para tanto, busca responder às seguintes questões: a) quais impactos a IA pode trazer para o desenvolvimento de uma EPT fundada na noção de trabalho como princípio educativo? b) que contribuições as bases conceituais da EPT podem fornecer para fazer frente aos malefícios IA na educação c) como é possível superar o determinismo tecnológico imposto pela tecnologização dos processos humanos e relacionais, na perspectiva da emancipação do sujeito como intelectual? Com base nestes questionamentos, o estudo pesquisado fortalece os alunos da EPT na perspectiva de resgatar a noção de proposta intelectual por Gramsci e fortalecer sua importância para uma educação verdadeiramente emancipatória.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-12-19info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/770810.1590/SciELOPreprints.7708porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7708/14438Copyright (c) 2023 Cláudio Nei Nascimento da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cláudio Nei Nascimento dareponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-12-15T11:27:01Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7708Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-12-15T11:27:01SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA E INTELIGENCIA ARTIFICIAL: UN LLAMADO A LA FORMACIÓN INTEGRAL FRENTE A LA ANTROPOFAGIA DEL CHATGPT A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM APELO À FORMAÇÃO INTEGRAL ANTE A ANTROPOFAGIA DO CHATGPT |
title |
A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY |
spellingShingle |
A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY Silva, Cláudio Nei Nascimento da Educação Profissional e Tecnológica Inteligência Artificial ChatGPT Emancipação Professional and Technological Education Artificial intelligence ChatGPT Emancipação Educação Profissional e Tecnológica Inteligência artificial Bate-papGPT Emancipação |
title_short |
A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY |
title_full |
A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY |
title_fullStr |
A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY |
title_full_unstemmed |
A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY |
title_sort |
A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY |
author |
Silva, Cláudio Nei Nascimento da |
author_facet |
Silva, Cláudio Nei Nascimento da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cláudio Nei Nascimento da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica Inteligência Artificial ChatGPT Emancipação Professional and Technological Education Artificial intelligence ChatGPT Emancipação Educação Profissional e Tecnológica Inteligência artificial Bate-papGPT Emancipação |
topic |
Educação Profissional e Tecnológica Inteligência Artificial ChatGPT Emancipação Professional and Technological Education Artificial intelligence ChatGPT Emancipação Educação Profissional e Tecnológica Inteligência artificial Bate-papGPT Emancipação |
description |
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando os conceitos de formação integral e emancipatória, a partir da noção de trabalho como princípio educativo. Para tanto, busca responder às seguintes questões: a) quais impactos a IA pode trazer para o desenvolvimento de uma EPT baseada na noção de trabalho como princípio educativo? b) quais contribuições as bases conceituais da EPT trazem para combater os malefícios da IA na educação c) como é possível superar o determinismo tecnológico imposto pela tecnologização dos processos humanos e relacionais, na perspectiva da emancipação do sujeito como um intelectual? A partir dessas questões, o estudo buscou fortalecer os fundamentos da EPT com vistas a resgatar a noção de proposta intelectual por Gramsci e reforçar sua importância para uma educação verdadeiramente emancipatória. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7708 10.1590/SciELOPreprints.7708 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7708 |
identifier_str_mv |
10.1590/SciELOPreprints.7708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7708/14438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cláudio Nei Nascimento da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cláudio Nei Nascimento da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047814627262464 |