A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7708
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando os conceitos de formação integral e emancipatória, a partir da noção de trabalho como princípio educativo. Para tanto, busca responder às seguintes questões: a) quais impactos a IA pode trazer para o desenvolvimento de uma EPT baseada na noção de trabalho como princípio educativo? b) quais contribuições as bases conceituais da EPT trazem para combater os malefícios da IA ​​na educação c) como é possível superar o determinismo tecnológico imposto pela tecnologização dos processos humanos e relacionais, na perspectiva da emancipação do sujeito como um intelectual? A partir dessas questões, o estudo buscou fortalecer os fundamentos da EPT com vistas a resgatar a noção de proposta intelectual por Gramsci e reforçar sua importância para uma educação verdadeiramente emancipatória.  
id SCI-1_9dbaa747361a5b394da2174122d443e7
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7708
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGYLA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA E INTELIGENCIA ARTIFICIAL: UN LLAMADO A LA FORMACIÓN INTEGRAL FRENTE A LA ANTROPOFAGIA DEL CHATGPTA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM APELO À FORMAÇÃO INTEGRAL ANTE A ANTROPOFAGIA DO CHATGPTEducação Profissional e TecnológicaInteligência ArtificialChatGPTEmancipaçãoProfessional and Technological EducationArtificial intelligenceChatGPTEmancipaçãoEducação Profissional e TecnológicaInteligência artificialBate-papGPTEmancipaçãoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando os conceitos de formação integral e emancipatória, a partir da noção de trabalho como princípio educativo. Para tanto, busca responder às seguintes questões: a) quais impactos a IA pode trazer para o desenvolvimento de uma EPT baseada na noção de trabalho como princípio educativo? b) quais contribuições as bases conceituais da EPT trazem para combater os malefícios da IA ​​na educação c) como é possível superar o determinismo tecnológico imposto pela tecnologização dos processos humanos e relacionais, na perspectiva da emancipação do sujeito como um intelectual? A partir dessas questões, o estudo buscou fortalecer os fundamentos da EPT com vistas a resgatar a noção de proposta intelectual por Gramsci e reforçar sua importância para uma educação verdadeiramente emancipatória.  Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre los impactos de la inteligencia artificial (IA) en la Educación Profesional y Tecnológica (EPT), considerando los conceptos de formación integral y emancipadora, a partir de la noción de trabajo como principio educativo. Para ello se busca responder a las siguientes preguntas: a) ¿qué impactos puede traer la IA al desarrollo de una EPT basada en la noción del trabajo como principio educativo? b) qué aportes pueden aportar las bases conceptuales de la EPT para contrarrestar los daños de la IA en la educación c) cómo es posible superar el determinismo tecnológico impuesto por la tecnificación de los procesos humanos y relacionales, desde la perspectiva de la emancipación del sujeto como ¿un intelectual? A partir de estas preguntas, el estudio buscó reforzar los fundamentos de la EPT con miras a rescatar la noción de intelectual propuesta por Gramsci y reforzar su importancia para una educación verdaderamente emancipadora.Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre os ataques de inteligência artificial (IA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando os conceitos de formação integral e emancipatória, alicerçados na noção de trabalho como princípio educativo. Para tanto, busca responder às seguintes questões: a) quais impactos a IA pode trazer para o desenvolvimento de uma EPT fundada na noção de trabalho como princípio educativo? b) que contribuições as bases conceituais da EPT podem fornecer para fazer frente aos malefícios IA na educação c) como é possível superar o determinismo tecnológico imposto pela tecnologização dos processos humanos e relacionais, na perspectiva da emancipação do sujeito como intelectual? Com base nestes questionamentos, o estudo pesquisado fortalece os alunos da EPT na perspectiva de resgatar a noção de proposta intelectual por Gramsci e fortalecer sua importância para uma educação verdadeiramente emancipatória.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-12-19info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/770810.1590/SciELOPreprints.7708porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7708/14438Copyright (c) 2023 Cláudio Nei Nascimento da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cláudio Nei Nascimento dareponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-12-15T11:27:01Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7708Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-12-15T11:27:01SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY
LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA E INTELIGENCIA ARTIFICIAL: UN LLAMADO A LA FORMACIÓN INTEGRAL FRENTE A LA ANTROPOFAGIA DEL CHATGPT
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM APELO À FORMAÇÃO INTEGRAL ANTE A ANTROPOFAGIA DO CHATGPT
title A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY
spellingShingle A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY
Silva, Cláudio Nei Nascimento da
Educação Profissional e Tecnológica
Inteligência Artificial
ChatGPT
Emancipação
Professional and Technological Education
Artificial intelligence
ChatGPT
Emancipação
Educação Profissional e Tecnológica
Inteligência artificial
Bate-papGPT
Emancipação
title_short A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY
title_full A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY
title_fullStr A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY
title_full_unstemmed A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY
title_sort A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE: A CALL FOR COMPREHENSIVE TRAINING IN FRONT OF CHATGPT'S ANTHROPOPHAGY
author Silva, Cláudio Nei Nascimento da
author_facet Silva, Cláudio Nei Nascimento da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudio Nei Nascimento da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Inteligência Artificial
ChatGPT
Emancipação
Professional and Technological Education
Artificial intelligence
ChatGPT
Emancipação
Educação Profissional e Tecnológica
Inteligência artificial
Bate-papGPT
Emancipação
topic Educação Profissional e Tecnológica
Inteligência Artificial
ChatGPT
Emancipação
Professional and Technological Education
Artificial intelligence
ChatGPT
Emancipação
Educação Profissional e Tecnológica
Inteligência artificial
Bate-papGPT
Emancipação
description Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando os conceitos de formação integral e emancipatória, a partir da noção de trabalho como princípio educativo. Para tanto, busca responder às seguintes questões: a) quais impactos a IA pode trazer para o desenvolvimento de uma EPT baseada na noção de trabalho como princípio educativo? b) quais contribuições as bases conceituais da EPT trazem para combater os malefícios da IA ​​na educação c) como é possível superar o determinismo tecnológico imposto pela tecnologização dos processos humanos e relacionais, na perspectiva da emancipação do sujeito como um intelectual? A partir dessas questões, o estudo buscou fortalecer os fundamentos da EPT com vistas a resgatar a noção de proposta intelectual por Gramsci e reforçar sua importância para uma educação verdadeiramente emancipatória.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7708
10.1590/SciELOPreprints.7708
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7708
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.7708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7708/14438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cláudio Nei Nascimento da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cláudio Nei Nascimento da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047814627262464