PEDAGOGICAL ARCHITECTURES, A REVIEW OF STUDIES RELATED TO PEOPLE WITH DISABILITIES, IN TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Cristina Barbosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva, Braz, Ruth Maria Mariani
Tipo de documento: preprint
Idioma: por
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7635
Resumo: As novas tecnologias digitais incentivam mudanças contínuas no ensino. O impacto da inovação também é visto nas tecnologias assistivas. Portanto, nosso objetivo, na proposta a seguir, é compreender como as arquiteturas pedagógicas, enquanto suportes estruturantes para uma aprendizagem significativa, podem fomentar espaços de ensino mais inclusivos. A metodologia utilizada foi a revisão de publicações relacionadas ao termo-chave “arquiteturas pedagógicas” (e seu correlato em inglês, “arquiteturas pedagógicas”), de 1993 a 2023, com análise de materiais que fazem referência a impedimentos de longo prazo, de natureza física, natureza mental, intelectual ou sensorial. Como resultados, delineamos a evolução histórica do termo arquiteturas pedagógicas e as possibilidades de seu aprofundamento na quebra de barreiras ao ensino inclusivo. Concluímos que: ao criar um conceito de Arquiteturas Pedagógicas Inclusivas, pois a aprendizagem suporta esse diálogo com as tecnologias assistivas dos usuários, promoveremos uma aprendizagem baseada na acessibilidade. Pretendemos também lançar luz sobre as tecnologias assistivas e suas aplicações na educação, abrindo espaço para novos estudos que indiquem estratégias de superação do capacitismo, aqui entendido como preconceito por deficiência, especialmente no ensino superior no Brasil.
id SCI-1_b4bccf3bcdbccb1535eb8a972a9729aa
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7635
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling PEDAGOGICAL ARCHITECTURES, A REVIEW OF STUDIES RELATED TO PEOPLE WITH DISABILITIES, IN TEACHINGARQUITECTURAS PEDAGÓGICAS, UNA REVISIÓN DE ESTUDIOS RELACIONADOS CON LAS PERSONAS CON DISCAPACIDAD, EN EL ÁREA DE LA DOCENCIAARQUITETURAS PEDAGÓGICAS, UMA REVISÃO DE ESTUDOS RELACIONADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, NA ÁREA DO ENSINOArquiteturas pedagogicasEnsinoInclusãoPedagogical ArchitecturesTeachingInclusionArquitecturas PedagógicaEnseñandoInclusiónAs novas tecnologias digitais incentivam mudanças contínuas no ensino. O impacto da inovação também é visto nas tecnologias assistivas. Portanto, nosso objetivo, na proposta a seguir, é compreender como as arquiteturas pedagógicas, enquanto suportes estruturantes para uma aprendizagem significativa, podem fomentar espaços de ensino mais inclusivos. A metodologia utilizada foi a revisão de publicações relacionadas ao termo-chave “arquiteturas pedagógicas” (e seu correlato em inglês, “arquiteturas pedagógicas”), de 1993 a 2023, com análise de materiais que fazem referência a impedimentos de longo prazo, de natureza física, natureza mental, intelectual ou sensorial. Como resultados, delineamos a evolução histórica do termo arquiteturas pedagógicas e as possibilidades de seu aprofundamento na quebra de barreiras ao ensino inclusivo. Concluímos que: ao criar um conceito de Arquiteturas Pedagógicas Inclusivas, pois a aprendizagem suporta esse diálogo com as tecnologias assistivas dos usuários, promoveremos uma aprendizagem baseada na acessibilidade. Pretendemos também lançar luz sobre as tecnologias assistivas e suas aplicações na educação, abrindo espaço para novos estudos que indiquem estratégias de superação do capacitismo, aqui entendido como preconceito por deficiência, especialmente no ensino superior no Brasil.Las nuevas tecnologías digitales fomentan cambios continuos en la enseñanza. El impacto de la innovación también se observa en las tecnologías de asistencia. Por lo tanto, nuestro objetivo, en la siguiente propuesta, es comprender cómo las arquitecturas pedagógicas, como soportes estructurantes para el aprendizaje significativo, pueden fomentar espacios de enseñanza más inclusivos. La metodología utilizada fue la revisión de publicaciones relacionadas con el término clave “arquitecturas pedagógicas” (y su homólogo inglés, “pedagogical Architectures”), de 1993 a 2023, con análisis de materiales que hacen referencia a impedimentos de largo plazo, de carácter físico, mental. naturaleza, intelectual o sensorial. Como resultados, delineamos la evolución histórica del término arquitecturas pedagógicas y las posibilidades de su profundización para romper barreras a la enseñanza inclusiva. Concluimos que: al crear un concepto de Arquitecturas Pedagógicas Inclusivas, en la medida que el aprendizaje apoye ese diálogo con las tecnologías asistivas de los usuarios, promoveremos un aprendizaje basado en la accesibilidad. También pretendemos arrojar luz sobre las tecnologías de asistencia y sus aplicaciones en la educación, abriendo espacio para nuevos estudios que indiquen estrategias para superar el capacitismo, aquí entendido como prejuicio debido a la discapacidad, especialmente en la educación superior en Brasil.Novas tecnologias digitais fomentam mudanças contínuas no ensino. O reflexo da inovação também é percebido nas tecnologias assistivas. Com isso, nosso objetivo, na proposta a seguir, é conhecer como as arquiteturas pedagógicas, enquanto suportes estruturantes para a aprendizagem significativa, podem fomentar espaços de ensino mais inclusivos. A metodologia utilizada foi a revisão das publicações relacionadas ao termo chave “arquiteturas pedagógicas” (e seu correlato no inglês, “arquiteturas pedagógicas”), de 1993 a 2023, com análise de materiais que referenciam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental , intelectual ou sensorial. Como resultados, delineamos a evolução histórica do termo arquiteturas pedagógicas e as possibilidades de seu aprofundamento na quebra de barreiras ao ensino inclusivo. Concluímos, que: criando um conceito de Arquiteturas Pedagógicas Inclusivas, como suportes de aprendizagem que dialogam com as tecnologias assistivas dos usuários, promoveremos a aprendizagem a partir da acessibilidade. Pretendemos, ainda, lançar luz sobre tecnologias assistivas e suas aplicações na educação, abrindo espaço para novos estudos que indiquem estratégias para superar o capacitismo, aqui entendido como preconceito em razão da deficiência, sobretudo no ensino superior, no Brasil .SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2023-12-22info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/763510.1590/SciELOPreprints.7635porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7635/14338Copyright (c) 2023 Maria Cristina Barbosa Mendes, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Brazhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Maria Cristina BarbosaPinto, Sérgio Crespo Coelho da SilvaBraz, Ruth Maria Marianireponame:SciELO Preprintsinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCI2023-12-07T09:54:15Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/7635Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2023-12-07T09:54:15SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGICAL ARCHITECTURES, A REVIEW OF STUDIES RELATED TO PEOPLE WITH DISABILITIES, IN TEACHING
ARQUITECTURAS PEDAGÓGICAS, UNA REVISIÓN DE ESTUDIOS RELACIONADOS CON LAS PERSONAS CON DISCAPACIDAD, EN EL ÁREA DE LA DOCENCIA
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS, UMA REVISÃO DE ESTUDOS RELACIONADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, NA ÁREA DO ENSINO
title PEDAGOGICAL ARCHITECTURES, A REVIEW OF STUDIES RELATED TO PEOPLE WITH DISABILITIES, IN TEACHING
spellingShingle PEDAGOGICAL ARCHITECTURES, A REVIEW OF STUDIES RELATED TO PEOPLE WITH DISABILITIES, IN TEACHING
Mendes, Maria Cristina Barbosa
Arquiteturas pedagogicas
Ensino
Inclusão
Pedagogical Architectures
Teaching
Inclusion
Arquitecturas Pedagógica
Enseñando
Inclusión
title_short PEDAGOGICAL ARCHITECTURES, A REVIEW OF STUDIES RELATED TO PEOPLE WITH DISABILITIES, IN TEACHING
title_full PEDAGOGICAL ARCHITECTURES, A REVIEW OF STUDIES RELATED TO PEOPLE WITH DISABILITIES, IN TEACHING
title_fullStr PEDAGOGICAL ARCHITECTURES, A REVIEW OF STUDIES RELATED TO PEOPLE WITH DISABILITIES, IN TEACHING
title_full_unstemmed PEDAGOGICAL ARCHITECTURES, A REVIEW OF STUDIES RELATED TO PEOPLE WITH DISABILITIES, IN TEACHING
title_sort PEDAGOGICAL ARCHITECTURES, A REVIEW OF STUDIES RELATED TO PEOPLE WITH DISABILITIES, IN TEACHING
author Mendes, Maria Cristina Barbosa
author_facet Mendes, Maria Cristina Barbosa
Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva
Braz, Ruth Maria Mariani
author_role author
author2 Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva
Braz, Ruth Maria Mariani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Cristina Barbosa
Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva
Braz, Ruth Maria Mariani
dc.subject.por.fl_str_mv Arquiteturas pedagogicas
Ensino
Inclusão
Pedagogical Architectures
Teaching
Inclusion
Arquitecturas Pedagógica
Enseñando
Inclusión
topic Arquiteturas pedagogicas
Ensino
Inclusão
Pedagogical Architectures
Teaching
Inclusion
Arquitecturas Pedagógica
Enseñando
Inclusión
description As novas tecnologias digitais incentivam mudanças contínuas no ensino. O impacto da inovação também é visto nas tecnologias assistivas. Portanto, nosso objetivo, na proposta a seguir, é compreender como as arquiteturas pedagógicas, enquanto suportes estruturantes para uma aprendizagem significativa, podem fomentar espaços de ensino mais inclusivos. A metodologia utilizada foi a revisão de publicações relacionadas ao termo-chave “arquiteturas pedagógicas” (e seu correlato em inglês, “arquiteturas pedagógicas”), de 1993 a 2023, com análise de materiais que fazem referência a impedimentos de longo prazo, de natureza física, natureza mental, intelectual ou sensorial. Como resultados, delineamos a evolução histórica do termo arquiteturas pedagógicas e as possibilidades de seu aprofundamento na quebra de barreiras ao ensino inclusivo. Concluímos que: ao criar um conceito de Arquiteturas Pedagógicas Inclusivas, pois a aprendizagem suporta esse diálogo com as tecnologias assistivas dos usuários, promoveremos uma aprendizagem baseada na acessibilidade. Pretendemos também lançar luz sobre as tecnologias assistivas e suas aplicações na educação, abrindo espaço para novos estudos que indiquem estratégias de superação do capacitismo, aqui entendido como preconceito por deficiência, especialmente no ensino superior no Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7635
10.1590/SciELOPreprints.7635
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7635
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.7635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/7635/14338
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047814279135232