Replication Data for: Pressupostos de avaliação a aplicação de jogos digitais no ensino de química: uma análise a partir da revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Pacheco, Alan Carlos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Conjunto de dados
Título da fonte: SciELO Data
Texto Completo: https://doi.org/10.48331/scielodata.SWI7Q5
Resumo: Diversos autores, dentre eles Prensky (2010, 2012) e Gee (2003) defendem o potencial dos jogos digitais para fins educacionais, mostrando como eles podem ser ferramentas que auxiliam o processo de ensino e aprendizado. Na literatura também encontramos autores (MATTAR, 2010; CONTRERAS-ESPINOSA & EGUIA-GOMEZ, 2016) que, apesar de corroborarem sobre o papel educativo dos jogos, revelam a dificuldade encontrada em se atestar a aprendizagem baseada em jogos digitais, trazendo discussões que podem servir como um caminho possível para docentes interessados em incluírem os jogos digitais em sua metodologia. Neste contexto, esta pesquisa se justifica na necessidade de analisar se existe e como ocorre a relação entre avaliação da aprendizagem no ensino de química e os jogos digitais. A Revisão Sistemática da Literatura visa mostrar o panorama de publicações na área de jogos digitais no ensino de química para posterior análise dos pressupostos de avaliação da aprendizagem presentes nos trabalhos. Este conjunto de dados se refere a descricao da metodologia utilizada para a coleta dos dados presentes nos quadros de identificacao e referencia dos artigos analisados no manuscrito PRESSUPOSTOS DE AVALIACAO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE QUIMICA: UMA ANALISE A PARTIR DA REVISAO SISTEMATICA DA LITERATURA
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