JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Conjunto de dados |
Título da fonte: | SciELO Data |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48331/scielodata.IQQAOH |
Resumo: | <p>Este trabalho tem o objetivo de investigar de que forma a utilização dos jogos digitais contribuía com a aprendizagem dos alunos de Química, a partir da análise da produção acadêmica publicada em bases de dados eletrônicas. Para isto, a coleta de dados se deu por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, desenvolvida para fornecer informações e identificar estudos relevantes publicados entre o período de 2011 a 2021 nas bases SCOPUS, Web of Science, ACS Publications e Portal de Periódicos CAPES. O tratamento e análise dos artigos coletados foi realizada sob a ótica da análise de conteúdo, por meio da codificação e categorização dos dados analisados. A partir da revisão sistemática, foram coletados 49 artigos selecionados como objeto de pesquisa, por serem relevantes para a pesquisa. Os resultados mostraram que os jogos possuem potencial como uma efetiva ferramenta de aprendizagem, os autores dos trabalhos deram ênfase em como a experiência havia colaborado com o desempenho dos estudantes nas aulas de química, seja para revisar o conteúdo estudado anteriormente, ou combinado com outras técnicas de ensino, ou ainda como uma forma diferente de abordar o conteúdo com o intuito de deixar os alunos mais engajados e motivados com as aulas.</p> |
id |
SCI-2_225b9ec9914ac4db2d4af0d366d33538 |
---|---|
oai_identifier_str |
doi:10.48331/scielodata.IQQAOH |
network_acronym_str |
SCI-2 |
network_name_str |
SciELO Data |
repository_id_str |
|
spelling |
https://doi.org/10.48331/scielodata.IQQAOHPacheco, AlanRocha Costa, HawberttJOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM EM QUÍMICASciELO Data<p>Este trabalho tem o objetivo de investigar de que forma a utilização dos jogos digitais contribuía com a aprendizagem dos alunos de Química, a partir da análise da produção acadêmica publicada em bases de dados eletrônicas. Para isto, a coleta de dados se deu por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, desenvolvida para fornecer informações e identificar estudos relevantes publicados entre o período de 2011 a 2021 nas bases SCOPUS, Web of Science, ACS Publications e Portal de Periódicos CAPES. O tratamento e análise dos artigos coletados foi realizada sob a ótica da análise de conteúdo, por meio da codificação e categorização dos dados analisados. A partir da revisão sistemática, foram coletados 49 artigos selecionados como objeto de pesquisa, por serem relevantes para a pesquisa. Os resultados mostraram que os jogos possuem potencial como uma efetiva ferramenta de aprendizagem, os autores dos trabalhos deram ênfase em como a experiência havia colaborado com o desempenho dos estudantes nas aulas de química, seja para revisar o conteúdo estudado anteriormente, ou combinado com outras técnicas de ensino, ou ainda como uma forma diferente de abordar o conteúdo com o intuito de deixar os alunos mais engajados e motivados com as aulas.</p>2023-01-11info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Chemistryjogos digitaisensino de quimicaaprendizagemrevisao sistematica da literaturainfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-11T06:11:59SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.IQQAOH |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA |
title |
JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA |
spellingShingle |
JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA Pacheco, Alan Chemistry jogos digitais ensino de quimica aprendizagem revisao sistematica da literatura |
title_short |
JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA |
title_full |
JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA |
title_fullStr |
JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA |
title_sort |
JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA |
author |
Pacheco, Alan |
author_facet |
Pacheco, Alan Rocha Costa, Hawbertt |
author_role |
author |
author2 |
Rocha Costa, Hawbertt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Alan Rocha Costa, Hawbertt |
dc.subject.none.fl_str_mv |
Chemistry jogos digitais ensino de quimica aprendizagem revisao sistematica da literatura |
topic |
Chemistry jogos digitais ensino de quimica aprendizagem revisao sistematica da literatura |
description |
<p>Este trabalho tem o objetivo de investigar de que forma a utilização dos jogos digitais contribuía com a aprendizagem dos alunos de Química, a partir da análise da produção acadêmica publicada em bases de dados eletrônicas. Para isto, a coleta de dados se deu por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, desenvolvida para fornecer informações e identificar estudos relevantes publicados entre o período de 2011 a 2021 nas bases SCOPUS, Web of Science, ACS Publications e Portal de Periódicos CAPES. O tratamento e análise dos artigos coletados foi realizada sob a ótica da análise de conteúdo, por meio da codificação e categorização dos dados analisados. A partir da revisão sistemática, foram coletados 49 artigos selecionados como objeto de pesquisa, por serem relevantes para a pesquisa. Os resultados mostraram que os jogos possuem potencial como uma efetiva ferramenta de aprendizagem, os autores dos trabalhos deram ênfase em como a experiência havia colaborado com o desempenho dos estudantes nas aulas de química, seja para revisar o conteúdo estudado anteriormente, ou combinado com outras técnicas de ensino, ou ainda como uma forma diferente de abordar o conteúdo com o intuito de deixar os alunos mais engajados e motivados com as aulas.</p> |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-11 |
dc.type.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
dataset |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.url.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48331/scielodata.IQQAOH |
url |
https://doi.org/10.48331/scielodata.IQQAOH |
dc.rights.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
Dataset |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Data instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Data |
collection |
SciELO Data |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
data@scielo.org |
_version_ |
1797042023506640896 |