Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Eva Cristina de Carvalho Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brunoni, Decio
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/g2v7w
Resumo: "Diante dos crescentes resultados negativos do desempenho escolar de alunos brasileiros, constatados pelo Ministério da Educação (MEC), Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar propõe-se a refletir sobre o complexo processo de alfabetização infantil e os contextos em que a leitura está inserida. Nesse sentido, apresenta-se uma análise dos aspectos cognitivos e sicossocioambientais que interferem no desempenho dos alunos. A obra contribui para o aprofundamento do conhecimento acerca dos processos envolvidos na aquisição da leitura e abre portas para intervenções eficazes que impulsionem essa competência tão relevante à formação das crianças. A compreensão do processo de aquisição da leitura e dos instrumentos disponíveis para sua avaliação, como a Provinha Brasil – Leitura, pode beneficiar profissionais das áreas da Educação, Psicologia e Psicopedagogia."
id SCI_738a638f52d10bdad887e29a2fc53cd4
oai_identifier_str g2v7w
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar"Diante dos crescentes resultados negativos do desempenho escolar de alunos brasileiros, constatados pelo Ministério da Educação (MEC), Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar propõe-se a refletir sobre o complexo processo de alfabetização infantil e os contextos em que a leitura está inserida. Nesse sentido, apresenta-se uma análise dos aspectos cognitivos e sicossocioambientais que interferem no desempenho dos alunos. A obra contribui para o aprofundamento do conhecimento acerca dos processos envolvidos na aquisição da leitura e abre portas para intervenções eficazes que impulsionem essa competência tão relevante à formação das crianças. A compreensão do processo de aquisição da leitura e dos instrumentos disponíveis para sua avaliação, como a Provinha Brasil – Leitura, pode beneficiar profissionais das áreas da Educação, Psicologia e Psicopedagogia."Editora Mackenzie2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookepubapplication/pdfhttp://books.scielo.org/id/g2v7wMendes, Eva Cristina de Carvalho SouzaBrunoni, Decioporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T00:00:00Zg2v7wPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2017-10-02T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar
title Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar
spellingShingle Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar
Mendes, Eva Cristina de Carvalho Souza
title_short Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar
title_full Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar
title_fullStr Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar
title_full_unstemmed Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar
title_sort Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar
author Mendes, Eva Cristina de Carvalho Souza
author_facet Mendes, Eva Cristina de Carvalho Souza
Brunoni, Decio
author_role author
author2 Brunoni, Decio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Eva Cristina de Carvalho Souza
Brunoni, Decio
description "Diante dos crescentes resultados negativos do desempenho escolar de alunos brasileiros, constatados pelo Ministério da Educação (MEC), Competência em leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar propõe-se a refletir sobre o complexo processo de alfabetização infantil e os contextos em que a leitura está inserida. Nesse sentido, apresenta-se uma análise dos aspectos cognitivos e sicossocioambientais que interferem no desempenho dos alunos. A obra contribui para o aprofundamento do conhecimento acerca dos processos envolvidos na aquisição da leitura e abre portas para intervenções eficazes que impulsionem essa competência tão relevante à formação das crianças. A compreensão do processo de aquisição da leitura e dos instrumentos disponíveis para sua avaliação, como a Provinha Brasil – Leitura, pode beneficiar profissionais das áreas da Educação, Psicologia e Psicopedagogia."
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/g2v7w
url http://books.scielo.org/id/g2v7w
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv epub
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226853150425088