Avaliação nos processos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | SCIELO Livros |
Texto Completo: | http://books.scielo.org/id/rfkqk |
Resumo: | A fim de atuar com eficiência e eficácia, é imprescindível que o processo educacional, principalmente o que se realiza na universidade, seja avaliado permanentemente quanto ao desempenho da instituição, bem como quanto ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Os autores traçam uma retrospectiva da avaliação, percorrendo um longo caminho que vai dos anos de 1930 até hoje. Estabelecem clara distinção entre avaliação formativa e avaliação somativa, explicando seus limites e alcances com exemplos elucidativos. Ressalte-se a contribuição dos autores para enfrentar um fenômeno bastante novo: como avaliar os estudantes quando se trabalha com Educação a Distância? O que dizer sobre o recurso à informática ao longo do processo educacional? Os textos abrangem diferentes áreas do conhecimento: das ciências exatas às ciências da saúde, das ciências humanas às ciências sociais aplicadas. |
id |
SCI_b860be64dd89f3ad8e6e869ab480b357 |
---|---|
oai_identifier_str |
rfkqk |
network_acronym_str |
SCI |
network_name_str |
SCIELO Livros |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação nos processos educacionaisA fim de atuar com eficiência e eficácia, é imprescindível que o processo educacional, principalmente o que se realiza na universidade, seja avaliado permanentemente quanto ao desempenho da instituição, bem como quanto ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Os autores traçam uma retrospectiva da avaliação, percorrendo um longo caminho que vai dos anos de 1930 até hoje. Estabelecem clara distinção entre avaliação formativa e avaliação somativa, explicando seus limites e alcances com exemplos elucidativos. Ressalte-se a contribuição dos autores para enfrentar um fenômeno bastante novo: como avaliar os estudantes quando se trabalha com Educação a Distância? O que dizer sobre o recurso à informática ao longo do processo educacional? Os textos abrangem diferentes áreas do conhecimento: das ciências exatas às ciências da saúde, das ciências humanas às ciências sociais aplicadas.Editora Fap-Unifesp2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://books.scielo.org/id/rfkqkRossit, Rosana Ap. SalvadorStorani, Karinporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-13T00:00:00ZrfkqkPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2012-12-13T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação nos processos educacionais |
title |
Avaliação nos processos educacionais |
spellingShingle |
Avaliação nos processos educacionais Rossit, Rosana Ap. Salvador |
title_short |
Avaliação nos processos educacionais |
title_full |
Avaliação nos processos educacionais |
title_fullStr |
Avaliação nos processos educacionais |
title_full_unstemmed |
Avaliação nos processos educacionais |
title_sort |
Avaliação nos processos educacionais |
author |
Rossit, Rosana Ap. Salvador |
author_facet |
Rossit, Rosana Ap. Salvador Storani, Karin |
author_role |
author |
author2 |
Storani, Karin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossit, Rosana Ap. Salvador Storani, Karin |
description |
A fim de atuar com eficiência e eficácia, é imprescindível que o processo educacional, principalmente o que se realiza na universidade, seja avaliado permanentemente quanto ao desempenho da instituição, bem como quanto ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Os autores traçam uma retrospectiva da avaliação, percorrendo um longo caminho que vai dos anos de 1930 até hoje. Estabelecem clara distinção entre avaliação formativa e avaliação somativa, explicando seus limites e alcances com exemplos elucidativos. Ressalte-se a contribuição dos autores para enfrentar um fenômeno bastante novo: como avaliar os estudantes quando se trabalha com Educação a Distância? O que dizer sobre o recurso à informática ao longo do processo educacional? Os textos abrangem diferentes áreas do conhecimento: das ciências exatas às ciências da saúde, das ciências humanas às ciências sociais aplicadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://books.scielo.org/id/rfkqk |
url |
http://books.scielo.org/id/rfkqk |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Fap-Unifesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Fap-Unifesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SCIELO Livros instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCIELO |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCIELO |
institution |
SCIELO |
reponame_str |
SCIELO Livros |
collection |
SCIELO Livros |
repository.name.fl_str_mv |
SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.books@scielo.org |
_version_ |
1799226851784130560 |