Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fürkotter, Monica, Mendonça, Naiara Costa Gomes de, Lima, Vanda Moreira Machado, Leite, Yoshie Ussami Ferrari
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: SCIELO Livros
Texto Completo: http://books.scielo.org/id/f8pnb
Resumo: Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.
id SCI_baf461f66082ed6151cc81089d2e6279
oai_identifier_str f8pnb
network_acronym_str SCI
network_name_str SCIELO Livros
repository_id_str
spelling Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivoOs autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.Editora UNESP2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookepubapplication/pdfhttp://books.scielo.org/id/f8pnbDi Giorgi, Cristiano Amaral GarbogginiFürkotter, MonicaMendonça, Naiara Costa Gomes deLima, Vanda Moreira MachadoLeite, Yoshie Ussami Ferrariporreponame:SCIELO Livrosinstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-31T00:00:00Zf8pnbPortal de LivrosONGhttp://oai.books.scielo.org/oai-pmhscielo.books@scielo.orgopendoar:2012-03-31T00:00SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo
title Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo
spellingShingle Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
title_short Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo
title_full Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo
title_fullStr Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo
title_full_unstemmed Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo
title_sort Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo
author Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
author_facet Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Fürkotter, Monica
Mendonça, Naiara Costa Gomes de
Lima, Vanda Moreira Machado
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
author_role author
author2 Fürkotter, Monica
Mendonça, Naiara Costa Gomes de
Lima, Vanda Moreira Machado
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Fürkotter, Monica
Mendonça, Naiara Costa Gomes de
Lima, Vanda Moreira Machado
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
description Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://books.scielo.org/id/f8pnb
url http://books.scielo.org/id/f8pnb
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv epub
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNESP
publisher.none.fl_str_mv Editora UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SCIELO Livros
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCIELO
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCIELO
institution SCIELO
reponame_str SCIELO Livros
collection SCIELO Livros
repository.name.fl_str_mv SCIELO Livros - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv scielo.books@scielo.org
_version_ 1799226849662861312