Formação inicial de professores de sociologia: uma análise de suas necessidades formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rafael Fernando da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15371
Resumo: A pesquisa, Formação inicial de professores de sociologia: uma análise das necessidades formativas trata-se de um estudo sobre a formação do professor de Sociologia. Nosso problema de pesquisa centra-se em conhecer quais as necessidades formativas de licenciandos do curso de Ciências Sociais de uma instituição particular de Campinas, pressupondo que a discussão sobre a violência na escola seja uma destas necessidades. Através de uma abordagem qualitativa, problematizamos o conceito de formação de professores e analisamos as perspectivas e desafios para o futuro professor de sociologia. Adotamos como técnica de coleta de dados a observação participante, um questionário quantitativo e também realizamos uma entrevista semi-estruturada, com uma docente do curso, e o grupo focal, com os alunos, tendo sempre um olhar qualitativo sobre os dados coletados e o diálogo permanente com a teoria. Na análise dos dados construímos três categorias: violência na escola; formação de professores de sociologia; relação teoria e prática. Com estas categorias ressaltamos os pontos que nos chamaram atenção na fala dos sujeitos e que estavam ligados aos nossos objetivos. Expomos como resultados da pesquisa que a discussão sobre a violência na escola é uma preocupação dos licenciandos e, portanto, uma necessidade formativa, assim como verificamos que ainda é muito presente, na realidade estudada, o dualismo teoria e prática, sendo necessária uma formação que possibilite aos licenciandos a superação deste dualismo que tanto prejudica a relação ensino-aprendizagem.
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