Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP], Fürkotter, Monica [UNESP], Mendonça, Naiara Costa Gomes de [UNESP], Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP], Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/110757
Resumo: Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.
id UNSP_1fcfdcb6d2d704ccad456160580881cc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/110757
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivosProfessores de educação pré-escolar - FormaçãoProfessores de ensino fundamental - FormaçãoEscola públicas AdministraçãoEducação permanenteOs autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Fürkotter, Monica [UNESP]Mendonça, Naiara Costa Gomes de [UNESP]Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]2014-11-24T13:46:32Z2014-11-24T13:46:32Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfDI GIORGI, Cristiano et al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831065.9788579831065http://hdl.handle.net/11449/110757000797918ISBN9788579831065.pdf7340016437698240507464370152567290577054307582004339807008555214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:53:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/110757Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:53:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos
title Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos
spellingShingle Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
Professores de educação pré-escolar - Formação
Professores de ensino fundamental - Formação
Escola públicas Administração
Educação permanente
title_short Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos
title_full Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos
title_fullStr Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos
title_full_unstemmed Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos
title_sort Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos
author Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
author_facet Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Mendonça, Naiara Costa Gomes de [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
author_role author
author2 Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Mendonça, Naiara Costa Gomes de [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Mendonça, Naiara Costa Gomes de [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de educação pré-escolar - Formação
Professores de ensino fundamental - Formação
Escola públicas Administração
Educação permanente
topic Professores de educação pré-escolar - Formação
Professores de ensino fundamental - Formação
Escola públicas Administração
Educação permanente
description Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2014-11-24T13:46:32Z
2014-11-24T13:46:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DI GIORGI, Cristiano et al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831065.
9788579831065
http://hdl.handle.net/11449/110757
000797918
ISBN9788579831065.pdf
7340016437698240
5074643701525672
9057705430758200
4339807008555214
identifier_str_mv DI GIORGI, Cristiano et al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831065.
9788579831065
000797918
ISBN9788579831065.pdf
7340016437698240
5074643701525672
9057705430758200
4339807008555214
url http://hdl.handle.net/11449/110757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649916668477440