Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/110757 |
Resumo: | Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores. |
id |
UNSP_1fcfdcb6d2d704ccad456160580881cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/110757 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivosProfessores de educação pré-escolar - FormaçãoProfessores de ensino fundamental - FormaçãoEscola públicas AdministraçãoEducação permanenteOs autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Di Giorgi, Cristiano Amaral GarbogginiMorelatti, Maria Raquel MiottoFürkotter, MonicaMendonça, Naiara Costa Gomes deLima, Vanda Moreira MachadoLeite, Yoshie Ussami Ferrari2014-11-24T13:46:32Z2014-11-24T13:46:32Z2010info:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDI GIORGI, Cristiano et al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831065.9788579831065http://hdl.handle.net/11449/110757000797918ISBN9788579831065.pdf7340016437698240507464370152567290577054307582004339807008555214porColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2022-05-05T18:01:46ZRepositório InstitucionalPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos |
title |
Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos |
spellingShingle |
Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Professores de educação pré-escolar - Formação Professores de ensino fundamental - Formação Escola públicas Administração Educação permanente |
title_short |
Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos |
title_full |
Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos |
title_fullStr |
Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos |
title_full_unstemmed |
Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos |
title_sort |
Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos |
author |
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini |
author_facet |
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Morelatti, Maria Raquel Miotto Fürkotter, Monica Mendonça, Naiara Costa Gomes de Lima, Vanda Moreira Machado Leite, Yoshie Ussami Ferrari |
author_role |
author |
author2 |
Morelatti, Maria Raquel Miotto Fürkotter, Monica Mendonça, Naiara Costa Gomes de Lima, Vanda Moreira Machado Leite, Yoshie Ussami Ferrari |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Morelatti, Maria Raquel Miotto Fürkotter, Monica Mendonça, Naiara Costa Gomes de Lima, Vanda Moreira Machado Leite, Yoshie Ussami Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de educação pré-escolar - Formação Professores de ensino fundamental - Formação Escola públicas Administração Educação permanente |
topic |
Professores de educação pré-escolar - Formação Professores de ensino fundamental - Formação Escola públicas Administração Educação permanente |
description |
Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2014-11-24T13:46:32Z 2014-11-24T13:46:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DI GIORGI, Cristiano et al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831065. 9788579831065 http://hdl.handle.net/11449/110757 000797918 ISBN9788579831065.pdf 7340016437698240 5074643701525672 9057705430758200 4339807008555214 |
identifier_str_mv |
DI GIORGI, Cristiano et al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831065. 9788579831065 000797918 ISBN9788579831065.pdf 7340016437698240 5074643701525672 9057705430758200 4339807008555214 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/110757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776936905620848640 |