Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/264 |
Resumo: | Resumo: A avaliação é um dos elementos-chave para o desenvolvimento de metodologias ativas e formação na abordagem por competência. O estudo propõe-se a analisar o processo de avaliação na aplicação de metodologia ativa na Unidade Educacional de Prática Profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com 20 professores. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo, modalidade temática. Na abordagem curricular por competência dialógica trabalha-se com o critério referenciado e os graus de autonomia e domínio do desempenho a ser construído junto ao estudante ao longo de sua formação. Utiliza-se a avaliação formativa e somativa por meio da dialogia reflexiva sobre os movimentos da construção da prática profissional a partir do mundo do trabalho. É necessário avançar na investigação sobre esse processo na perspectiva do estudante.Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; avaliação; Educação baseada em competências; Enfermagem; docentes. Criterion-referenced evaluation: student accompanying in competency-oriented curriculumAbstract: Evaluation is one of the key elements for the development of active methodologies and training in the competence approach. It is proposed to analyze the evaluation process in the application of active methodology in the Educational Unit of Professional Practice. A qualitative research, with data collection through a semi-structured interview with 20 teachers was used. The data’s analysis was by content analysis, thematic modality. In the curricular approach for dialogic competence, the criterion referenced and the degrees of autonomy and mastery of the performance to be built with the student throughout his/her training are needed. The formative and summative evaluation is used through a reflexive dialogue about the movements of the construction of the professional practice from the work’s world. It is necessary to advance the research on this process from the perspective of the student.Keywords: Qualitative research; Assessment; Education based on competences; Nursing; Faculty. |
id |
SE&PQ-1_1afb2e2019179065d124976502b835c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/264 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
spelling |
Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competênciaEnsino; Educação na SaúdeResumo: A avaliação é um dos elementos-chave para o desenvolvimento de metodologias ativas e formação na abordagem por competência. O estudo propõe-se a analisar o processo de avaliação na aplicação de metodologia ativa na Unidade Educacional de Prática Profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com 20 professores. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo, modalidade temática. Na abordagem curricular por competência dialógica trabalha-se com o critério referenciado e os graus de autonomia e domínio do desempenho a ser construído junto ao estudante ao longo de sua formação. Utiliza-se a avaliação formativa e somativa por meio da dialogia reflexiva sobre os movimentos da construção da prática profissional a partir do mundo do trabalho. É necessário avançar na investigação sobre esse processo na perspectiva do estudante.Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; avaliação; Educação baseada em competências; Enfermagem; docentes. Criterion-referenced evaluation: student accompanying in competency-oriented curriculumAbstract: Evaluation is one of the key elements for the development of active methodologies and training in the competence approach. It is proposed to analyze the evaluation process in the application of active methodology in the Educational Unit of Professional Practice. A qualitative research, with data collection through a semi-structured interview with 20 teachers was used. The data’s analysis was by content analysis, thematic modality. In the curricular approach for dialogic competence, the criterion referenced and the degrees of autonomy and mastery of the performance to be built with the student throughout his/her training are needed. The formative and summative evaluation is used through a reflexive dialogue about the movements of the construction of the professional practice from the work’s world. It is necessary to advance the research on this process from the perspective of the student.Keywords: Qualitative research; Assessment; Education based on competences; Nursing; Faculty. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQbolsa FAPESP processo 2016/03078-9.Chirelli, Mara QuaglioNassif, Julia Volpi2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/26410.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.264Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7, n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 169-1922525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.14reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/264/154https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/downloadSuppFile/264/39Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:38Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência |
title |
Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência |
spellingShingle |
Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência Chirelli, Mara Quaglio Ensino; Educação na Saúde |
title_short |
Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência |
title_full |
Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência |
title_fullStr |
Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência |
title_full_unstemmed |
Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência |
title_sort |
Avaliação critério-referenciada: acompanhamento do estudante no currículo orientado por competência |
author |
Chirelli, Mara Quaglio |
author_facet |
Chirelli, Mara Quaglio Nassif, Julia Volpi |
author_role |
author |
author2 |
Nassif, Julia Volpi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
bolsa FAPESP processo 2016/03078-9. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chirelli, Mara Quaglio Nassif, Julia Volpi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Educação na Saúde |
topic |
Ensino; Educação na Saúde |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: A avaliação é um dos elementos-chave para o desenvolvimento de metodologias ativas e formação na abordagem por competência. O estudo propõe-se a analisar o processo de avaliação na aplicação de metodologia ativa na Unidade Educacional de Prática Profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com 20 professores. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo, modalidade temática. Na abordagem curricular por competência dialógica trabalha-se com o critério referenciado e os graus de autonomia e domínio do desempenho a ser construído junto ao estudante ao longo de sua formação. Utiliza-se a avaliação formativa e somativa por meio da dialogia reflexiva sobre os movimentos da construção da prática profissional a partir do mundo do trabalho. É necessário avançar na investigação sobre esse processo na perspectiva do estudante.Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; avaliação; Educação baseada em competências; Enfermagem; docentes. Criterion-referenced evaluation: student accompanying in competency-oriented curriculumAbstract: Evaluation is one of the key elements for the development of active methodologies and training in the competence approach. It is proposed to analyze the evaluation process in the application of active methodology in the Educational Unit of Professional Practice. A qualitative research, with data collection through a semi-structured interview with 20 teachers was used. The data’s analysis was by content analysis, thematic modality. In the curricular approach for dialogic competence, the criterion referenced and the degrees of autonomy and mastery of the performance to be built with the student throughout his/her training are needed. The formative and summative evaluation is used through a reflexive dialogue about the movements of the construction of the professional practice from the work’s world. It is necessary to advance the research on this process from the perspective of the student.Keywords: Qualitative research; Assessment; Education based on competences; Nursing; Faculty. |
description |
Resumo: A avaliação é um dos elementos-chave para o desenvolvimento de metodologias ativas e formação na abordagem por competência. O estudo propõe-se a analisar o processo de avaliação na aplicação de metodologia ativa na Unidade Educacional de Prática Profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com 20 professores. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo, modalidade temática. Na abordagem curricular por competência dialógica trabalha-se com o critério referenciado e os graus de autonomia e domínio do desempenho a ser construído junto ao estudante ao longo de sua formação. Utiliza-se a avaliação formativa e somativa por meio da dialogia reflexiva sobre os movimentos da construção da prática profissional a partir do mundo do trabalho. É necessário avançar na investigação sobre esse processo na perspectiva do estudante.Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; avaliação; Educação baseada em competências; Enfermagem; docentes. Criterion-referenced evaluation: student accompanying in competency-oriented curriculumAbstract: Evaluation is one of the key elements for the development of active methodologies and training in the competence approach. It is proposed to analyze the evaluation process in the application of active methodology in the Educational Unit of Professional Practice. A qualitative research, with data collection through a semi-structured interview with 20 teachers was used. The data’s analysis was by content analysis, thematic modality. In the curricular approach for dialogic competence, the criterion referenced and the degrees of autonomy and mastery of the performance to be built with the student throughout his/her training are needed. The formative and summative evaluation is used through a reflexive dialogue about the movements of the construction of the professional practice from the work’s world. It is necessary to advance the research on this process from the perspective of the student.Keywords: Qualitative research; Assessment; Education based on competences; Nursing; Faculty. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/264 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.264 |
url |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/264 |
identifier_str_mv |
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.14.264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/264/154 https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/downloadSuppFile/264/39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7, n. 14 (2019): Contributos da investigação qualitativa para a saúde: educação/formação, trabalho e política; 169-192 2525-8222 1809-0257 10.33361/RPQ.v.7.n.14 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos instacron:SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659824321035501568 |