O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chirelli,Mara Quaglio
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Mishima,Silvana Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000300014
Resumo: Objetivou-se neste estudo, captar como está sendo construído o processo de formação no Curso de Enfermagem da FAMEMA, identificando as marcas diferenciais deste processo percebidas pelos alunos a partir da lógica do Projeto Político-Pedagógico. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 4ª série do curso, sendo utilizados o grupo focal e a entrevista semi-estruturada como técnicas de pesquisa. O material empírico foi organizado segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sendo em seguida aplicada a análise de conteúdo na modalidade temática. Destacou-se na análise do material empírico que a aprendizagem se dá num processo com sucessivas aproximações, ao longo da vida, sendo a graduação o princípio de um processo. Viveram experiências nas quais partilharam os conhecimentos, os conflitos, o trabalho em grupo e em equipe.
id ABEN-1_161881cded408b520231e49c519df264
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672004000300014
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivoeducação em saúdeeducação em enfermagemmetodologia da problematizaçãointerdisciplinaridadeObjetivou-se neste estudo, captar como está sendo construído o processo de formação no Curso de Enfermagem da FAMEMA, identificando as marcas diferenciais deste processo percebidas pelos alunos a partir da lógica do Projeto Político-Pedagógico. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 4ª série do curso, sendo utilizados o grupo focal e a entrevista semi-estruturada como técnicas de pesquisa. O material empírico foi organizado segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sendo em seguida aplicada a análise de conteúdo na modalidade temática. Destacou-se na análise do material empírico que a aprendizagem se dá num processo com sucessivas aproximações, ao longo da vida, sendo a graduação o princípio de um processo. Viveram experiências nas quais partilharam os conhecimentos, os conflitos, o trabalho em grupo e em equipe.Associação Brasileira de Enfermagem2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000300014Revista Brasileira de Enfermagem v.57 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672004000300014info:eu-repo/semantics/openAccessChirelli,Mara QuaglioMishima,Silvana Martinspor2011-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672004000300014Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-02-04T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo
title O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo
spellingShingle O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo
Chirelli,Mara Quaglio
educação em saúde
educação em enfermagem
metodologia da problematização
interdisciplinaridade
title_short O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo
title_full O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo
title_fullStr O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo
title_full_unstemmed O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo
title_sort O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo
author Chirelli,Mara Quaglio
author_facet Chirelli,Mara Quaglio
Mishima,Silvana Martins
author_role author
author2 Mishima,Silvana Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chirelli,Mara Quaglio
Mishima,Silvana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv educação em saúde
educação em enfermagem
metodologia da problematização
interdisciplinaridade
topic educação em saúde
educação em enfermagem
metodologia da problematização
interdisciplinaridade
description Objetivou-se neste estudo, captar como está sendo construído o processo de formação no Curso de Enfermagem da FAMEMA, identificando as marcas diferenciais deste processo percebidas pelos alunos a partir da lógica do Projeto Político-Pedagógico. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 4ª série do curso, sendo utilizados o grupo focal e a entrevista semi-estruturada como técnicas de pesquisa. O material empírico foi organizado segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sendo em seguida aplicada a análise de conteúdo na modalidade temática. Destacou-se na análise do material empírico que a aprendizagem se dá num processo com sucessivas aproximações, ao longo da vida, sendo a graduação o princípio de um processo. Viveram experiências nas quais partilharam os conhecimentos, os conflitos, o trabalho em grupo e em equipe.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672004000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.57 n.3 2004
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303027321241600