O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000300014 |
Resumo: | Objetivou-se neste estudo, captar como está sendo construído o processo de formação no Curso de Enfermagem da FAMEMA, identificando as marcas diferenciais deste processo percebidas pelos alunos a partir da lógica do Projeto Político-Pedagógico. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 4ª série do curso, sendo utilizados o grupo focal e a entrevista semi-estruturada como técnicas de pesquisa. O material empírico foi organizado segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sendo em seguida aplicada a análise de conteúdo na modalidade temática. Destacou-se na análise do material empírico que a aprendizagem se dá num processo com sucessivas aproximações, ao longo da vida, sendo a graduação o princípio de um processo. Viveram experiências nas quais partilharam os conhecimentos, os conflitos, o trabalho em grupo e em equipe. |
id |
ABEN-1_161881cded408b520231e49c519df264 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672004000300014 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivoeducação em saúdeeducação em enfermagemmetodologia da problematizaçãointerdisciplinaridadeObjetivou-se neste estudo, captar como está sendo construído o processo de formação no Curso de Enfermagem da FAMEMA, identificando as marcas diferenciais deste processo percebidas pelos alunos a partir da lógica do Projeto Político-Pedagógico. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 4ª série do curso, sendo utilizados o grupo focal e a entrevista semi-estruturada como técnicas de pesquisa. O material empírico foi organizado segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sendo em seguida aplicada a análise de conteúdo na modalidade temática. Destacou-se na análise do material empírico que a aprendizagem se dá num processo com sucessivas aproximações, ao longo da vida, sendo a graduação o princípio de um processo. Viveram experiências nas quais partilharam os conhecimentos, os conflitos, o trabalho em grupo e em equipe.Associação Brasileira de Enfermagem2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000300014Revista Brasileira de Enfermagem v.57 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672004000300014info:eu-repo/semantics/openAccessChirelli,Mara QuaglioMishima,Silvana Martinspor2011-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672004000300014Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-02-04T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo |
title |
O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo |
spellingShingle |
O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo Chirelli,Mara Quaglio educação em saúde educação em enfermagem metodologia da problematização interdisciplinaridade |
title_short |
O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo |
title_full |
O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo |
title_fullStr |
O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo |
title_full_unstemmed |
O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo |
title_sort |
O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo |
author |
Chirelli,Mara Quaglio |
author_facet |
Chirelli,Mara Quaglio Mishima,Silvana Martins |
author_role |
author |
author2 |
Mishima,Silvana Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chirelli,Mara Quaglio Mishima,Silvana Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em saúde educação em enfermagem metodologia da problematização interdisciplinaridade |
topic |
educação em saúde educação em enfermagem metodologia da problematização interdisciplinaridade |
description |
Objetivou-se neste estudo, captar como está sendo construído o processo de formação no Curso de Enfermagem da FAMEMA, identificando as marcas diferenciais deste processo percebidas pelos alunos a partir da lógica do Projeto Político-Pedagógico. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 4ª série do curso, sendo utilizados o grupo focal e a entrevista semi-estruturada como técnicas de pesquisa. O material empírico foi organizado segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sendo em seguida aplicada a análise de conteúdo na modalidade temática. Destacou-se na análise do material empírico que a aprendizagem se dá num processo com sucessivas aproximações, ao longo da vida, sendo a graduação o princípio de um processo. Viveram experiências nas quais partilharam os conhecimentos, os conflitos, o trabalho em grupo e em equipe. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000300014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000300014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672004000300014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.57 n.3 2004 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303027321241600 |