A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Xavier, Joana Oliveira, Borges, África, Rodriguéz-Dorta, Manuela, Rodríguez-Naveiras, Elena, Cadenas, María, Almeida, Ana Tomás, Miranda, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83
Resumo: Resumo: Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.Palavras-chave: Metodologia Qualitativa; Programas Psicoeducativos; Avaliação. Evidence-based psychoeducational intervention: the contribution of qualitative approachesAbstract: The main goal of this paper is to discuss the contribution of qualitative methodology for the assessment of the changing processes due to psychoeducational intervention. Three different resources are presented: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). These resources are discussed and is stated the relevance of their aplication in the assessment of psychoeducational intervention.Keywords: Qualitative Method; Psychoeducational Intervention; Assessment. 
id SE&PQ-1_321cd24ee8b232f2ceeca2ebea90ff18
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/83
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativoResumo: Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.Palavras-chave: Metodologia Qualitativa; Programas Psicoeducativos; Avaliação. Evidence-based psychoeducational intervention: the contribution of qualitative approachesAbstract: The main goal of this paper is to discuss the contribution of qualitative methodology for the assessment of the changing processes due to psychoeducational intervention. Three different resources are presented: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). These resources are discussed and is stated the relevance of their aplication in the assessment of psychoeducational intervention.Keywords: Qualitative Method; Psychoeducational Intervention; Assessment. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2017-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83Qualitative Research Journal ; Vol. 5 No. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades a  Investigação Qualitativa; 168-190Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5 n. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades a  Investigação Qualitativa; 168-1902525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83/76Copyright (c) 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Ana PereiraXavier, Joana OliveiraBorges, ÁfricaRodriguéz-Dorta, ManuelaRodríguez-Naveiras, ElenaCadenas, MaríaAlmeida, Ana TomásMiranda, Cláudia2022-01-29T23:31:02Zoai:editora.sepq.org.br:article/83Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:31:02Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
title A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
spellingShingle A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
Antunes, Ana Pereira
title_short A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
title_full A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
title_fullStr A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
title_full_unstemmed A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
title_sort A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
author Antunes, Ana Pereira
author_facet Antunes, Ana Pereira
Xavier, Joana Oliveira
Borges, África
Rodriguéz-Dorta, Manuela
Rodríguez-Naveiras, Elena
Cadenas, María
Almeida, Ana Tomás
Miranda, Cláudia
author_role author
author2 Xavier, Joana Oliveira
Borges, África
Rodriguéz-Dorta, Manuela
Rodríguez-Naveiras, Elena
Cadenas, María
Almeida, Ana Tomás
Miranda, Cláudia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Pereira
Xavier, Joana Oliveira
Borges, África
Rodriguéz-Dorta, Manuela
Rodríguez-Naveiras, Elena
Cadenas, María
Almeida, Ana Tomás
Miranda, Cláudia
description Resumo: Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.Palavras-chave: Metodologia Qualitativa; Programas Psicoeducativos; Avaliação. Evidence-based psychoeducational intervention: the contribution of qualitative approachesAbstract: The main goal of this paper is to discuss the contribution of qualitative methodology for the assessment of the changing processes due to psychoeducational intervention. Three different resources are presented: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). These resources are discussed and is stated the relevance of their aplication in the assessment of psychoeducational intervention.Keywords: Qualitative Method; Psychoeducational Intervention; Assessment. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83/76
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 5 No. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades a  Investigação Qualitativa; 168-190
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5 n. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades a  Investigação Qualitativa; 168-190
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747285999616