A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.Palavras-chave: Metodologia Qualitativa; Programas Psicoeducativos; Avaliação. Evidence-based psychoeducational intervention: the contribution of qualitative approachesAbstract: The main goal of this paper is to discuss the contribution of qualitative methodology for the assessment of the changing processes due to psychoeducational intervention. Three different resources are presented: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). These resources are discussed and is stated the relevance of their aplication in the assessment of psychoeducational intervention.Keywords: Qualitative Method; Psychoeducational Intervention; Assessment. |
id |
SE&PQ-1_321cd24ee8b232f2ceeca2ebea90ff18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:editora.sepq.org.br:article/83 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativoResumo: Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.Palavras-chave: Metodologia Qualitativa; Programas Psicoeducativos; Avaliação. Evidence-based psychoeducational intervention: the contribution of qualitative approachesAbstract: The main goal of this paper is to discuss the contribution of qualitative methodology for the assessment of the changing processes due to psychoeducational intervention. Three different resources are presented: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). These resources are discussed and is stated the relevance of their aplication in the assessment of psychoeducational intervention.Keywords: Qualitative Method; Psychoeducational Intervention; Assessment. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2017-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83Qualitative Research Journal ; Vol. 5 No. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades a Investigação Qualitativa; 168-190Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5 n. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades a Investigação Qualitativa; 168-1902525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83/76Copyright (c) 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Ana PereiraXavier, Joana OliveiraBorges, ÁfricaRodriguéz-Dorta, ManuelaRodríguez-Naveiras, ElenaCadenas, MaríaAlmeida, Ana TomásMiranda, Cláudia2022-01-29T23:31:02Zoai:editora.sepq.org.br:article/83Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:31:02Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
title |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
spellingShingle |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo Antunes, Ana Pereira |
title_short |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
title_full |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
title_fullStr |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
title_full_unstemmed |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
title_sort |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
author |
Antunes, Ana Pereira |
author_facet |
Antunes, Ana Pereira Xavier, Joana Oliveira Borges, África Rodriguéz-Dorta, Manuela Rodríguez-Naveiras, Elena Cadenas, María Almeida, Ana Tomás Miranda, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Joana Oliveira Borges, África Rodriguéz-Dorta, Manuela Rodríguez-Naveiras, Elena Cadenas, María Almeida, Ana Tomás Miranda, Cláudia |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Ana Pereira Xavier, Joana Oliveira Borges, África Rodriguéz-Dorta, Manuela Rodríguez-Naveiras, Elena Cadenas, María Almeida, Ana Tomás Miranda, Cláudia |
description |
Resumo: Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.Palavras-chave: Metodologia Qualitativa; Programas Psicoeducativos; Avaliação. Evidence-based psychoeducational intervention: the contribution of qualitative approachesAbstract: The main goal of this paper is to discuss the contribution of qualitative methodology for the assessment of the changing processes due to psychoeducational intervention. Three different resources are presented: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). These resources are discussed and is stated the relevance of their aplication in the assessment of psychoeducational intervention.Keywords: Qualitative Method; Psychoeducational Intervention; Assessment. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83 |
url |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/83/76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Qualitative Research Journal ; Vol. 5 No. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades a Investigação Qualitativa; 168-190 Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5 n. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades a Investigação Qualitativa; 168-190 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) instacron:SE&PQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.rpq@gmail.com |
_version_ |
1798329747285999616 |