CRITICAL PROFESSIONALISM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/4 |
Resumo: | Para esclarecer o que a formação do professor de Matemática poderia significar para o professor de Educação Matemática, eu elaboro os seguintes temas: 1) A posição crítica da Educação Matemática que auxilia a esclarecer a própria noção de Educação Matemática Crítica; 2) Uma crença na racionalidade matemática presente na ciência e na tecnologia, que inclui a afirmação de que o progresso científico é o verdadeiro motor do progresso em todos os aspectos da vida, e que a racionalidade matemática constitui parte integral desse progresso; 3) Matemática em Ação que nos leva à compreensão da complexidade de contextos no âmbito em que a matemática pode estar operando; 4) Globalização e guetorização que posicionam a Matemática em Ação como parte de uma rede tecnológica e indicam o papel da Educação Matemática no processo da inclusão e exclusão social; 5) Solos de investigação e horizontes futuros dos estudantes, conceitos que são importante para a formação crítica do professor e que envolvem escolher entre diferentes meios de aprendizagem em cooperação com os estudantes e ser sensível aos seus motivos para aprender. Em conclusão eu argumento: 6) Crítica como um conceito aberto. Para mim, formação se refere às possíveis funções da Educação Matemática, em particular à relacionada ao processo de inclusão e de exclusão social. Entretanto, esses assuntos não são definidos por meio de qualquer quadro teórico bem elaborado. Ao invés disso, eles surgem de incertezas.Palavras-chave - formação crítica de professores de matemática; educação matemática crítica; matemática em ação; globalização; guetorização; solo de investigação; horizontes futuros de estudantes. |
id |
SE&PQ-1_36f383f81a593907ccdb1f77e09545e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:editora.sepq.org.br:article/4 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRITICAL PROFESSIONALISM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATIONPara esclarecer o que a formação do professor de Matemática poderia significar para o professor de Educação Matemática, eu elaboro os seguintes temas: 1) A posição crítica da Educação Matemática que auxilia a esclarecer a própria noção de Educação Matemática Crítica; 2) Uma crença na racionalidade matemática presente na ciência e na tecnologia, que inclui a afirmação de que o progresso científico é o verdadeiro motor do progresso em todos os aspectos da vida, e que a racionalidade matemática constitui parte integral desse progresso; 3) Matemática em Ação que nos leva à compreensão da complexidade de contextos no âmbito em que a matemática pode estar operando; 4) Globalização e guetorização que posicionam a Matemática em Ação como parte de uma rede tecnológica e indicam o papel da Educação Matemática no processo da inclusão e exclusão social; 5) Solos de investigação e horizontes futuros dos estudantes, conceitos que são importante para a formação crítica do professor e que envolvem escolher entre diferentes meios de aprendizagem em cooperação com os estudantes e ser sensível aos seus motivos para aprender. Em conclusão eu argumento: 6) Crítica como um conceito aberto. Para mim, formação se refere às possíveis funções da Educação Matemática, em particular à relacionada ao processo de inclusão e de exclusão social. Entretanto, esses assuntos não são definidos por meio de qualquer quadro teórico bem elaborado. Ao invés disso, eles surgem de incertezas.Palavras-chave - formação crítica de professores de matemática; educação matemática crítica; matemática em ação; globalização; guetorização; solo de investigação; horizontes futuros de estudantes.Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/4Qualitative Research Journal ; Vol. 3 No. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da ProfissãoRevista Pesquisa Qualitativa; v. 3 n. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão2525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/4/4Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessSkovsmose, Ole2022-01-29T23:25:21Zoai:editora.sepq.org.br:article/4Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:25:21Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRITICAL PROFESSIONALISM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION |
title |
CRITICAL PROFESSIONALISM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION |
spellingShingle |
CRITICAL PROFESSIONALISM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION Skovsmose, Ole |
title_short |
CRITICAL PROFESSIONALISM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION |
title_full |
CRITICAL PROFESSIONALISM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION |
title_fullStr |
CRITICAL PROFESSIONALISM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION |
title_full_unstemmed |
CRITICAL PROFESSIONALISM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION |
title_sort |
CRITICAL PROFESSIONALISM IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION |
author |
Skovsmose, Ole |
author_facet |
Skovsmose, Ole |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Skovsmose, Ole |
description |
Para esclarecer o que a formação do professor de Matemática poderia significar para o professor de Educação Matemática, eu elaboro os seguintes temas: 1) A posição crítica da Educação Matemática que auxilia a esclarecer a própria noção de Educação Matemática Crítica; 2) Uma crença na racionalidade matemática presente na ciência e na tecnologia, que inclui a afirmação de que o progresso científico é o verdadeiro motor do progresso em todos os aspectos da vida, e que a racionalidade matemática constitui parte integral desse progresso; 3) Matemática em Ação que nos leva à compreensão da complexidade de contextos no âmbito em que a matemática pode estar operando; 4) Globalização e guetorização que posicionam a Matemática em Ação como parte de uma rede tecnológica e indicam o papel da Educação Matemática no processo da inclusão e exclusão social; 5) Solos de investigação e horizontes futuros dos estudantes, conceitos que são importante para a formação crítica do professor e que envolvem escolher entre diferentes meios de aprendizagem em cooperação com os estudantes e ser sensível aos seus motivos para aprender. Em conclusão eu argumento: 6) Crítica como um conceito aberto. Para mim, formação se refere às possíveis funções da Educação Matemática, em particular à relacionada ao processo de inclusão e de exclusão social. Entretanto, esses assuntos não são definidos por meio de qualquer quadro teórico bem elaborado. Ao invés disso, eles surgem de incertezas.Palavras-chave - formação crítica de professores de matemática; educação matemática crítica; matemática em ação; globalização; guetorização; solo de investigação; horizontes futuros de estudantes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/4 |
url |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/4/4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Qualitative Research Journal ; Vol. 3 No. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão Revista Pesquisa Qualitativa; v. 3 n. 1 (2008): Profissão Professor: Formação e Desenvolvimento da Profissão 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) instacron:SE&PQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.rpq@gmail.com |
_version_ |
1798329747188482048 |