Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/40 |
Resumo: | Resumo: Considerando os problemas relacionados à reprodução do cientificismo e a importância da discussão sobre concepções de ciência na educação científica, avaliamos a presença de elementos do cientificismo no discurso de estudantes de biologia, a partir da Análise Crítica do Discurso. Foram analisados os argumentos de 40 estudantes do curso de licenciatura de ciências biológicas, relacionados à solução de uma questão sociocientífica sobre ecologia, além de respostas a um questionário. Os resultados indicaram tanto elementos cientificistas, como pensamento crítico, nas respostas dos estudantes. Desse modo, esperamos que a discussão sobre o discurso cientificista possa contribuir para melhor indicar a importância das dimensões ético-políticas da ciência e da tecnologia e sua explicitação, para fomentar o pensamento crítico no ensino de ciências.Palavras-chave: Cientificismo; Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Educação CTSA; Argumentação. Critical discourse analysis on images of science and technology in biology students' argumentsAbstract: Considering the problems associated with the reproduction of scientism and the importance of the discussion about science conceptions in science education, we evaluated the presence of characteristic elements of scientism in the discourse of biology students, using Critical Discourse Analysis. We evaluated the arguments of 40 undergraduate biology students concerning a socioscientific issue about ecology, and their answers to a questionnaire. The results indicated the presence of some scientism elements as well as critical thinking in the students’ answers. Thus, we hope that the discussion about scientism discourse can contribute to this field of study ad better indicate the importance of ethical and political dimensions of science and technology and its enlightenment, to foster critical thinking in science education.Keywords: Scientism; Science Education; Socio-Scientific Issues; STSE Education; Argumentation. |
id |
SE&PQ-1_869716c3610d0ce5947d326c3d280253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:editora.sepq.org.br:article/40 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologiaResumo: Considerando os problemas relacionados à reprodução do cientificismo e a importância da discussão sobre concepções de ciência na educação científica, avaliamos a presença de elementos do cientificismo no discurso de estudantes de biologia, a partir da Análise Crítica do Discurso. Foram analisados os argumentos de 40 estudantes do curso de licenciatura de ciências biológicas, relacionados à solução de uma questão sociocientífica sobre ecologia, além de respostas a um questionário. Os resultados indicaram tanto elementos cientificistas, como pensamento crítico, nas respostas dos estudantes. Desse modo, esperamos que a discussão sobre o discurso cientificista possa contribuir para melhor indicar a importância das dimensões ético-políticas da ciência e da tecnologia e sua explicitação, para fomentar o pensamento crítico no ensino de ciências.Palavras-chave: Cientificismo; Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Educação CTSA; Argumentação. Critical discourse analysis on images of science and technology in biology students' argumentsAbstract: Considering the problems associated with the reproduction of scientism and the importance of the discussion about science conceptions in science education, we evaluated the presence of characteristic elements of scientism in the discourse of biology students, using Critical Discourse Analysis. We evaluated the arguments of 40 undergraduate biology students concerning a socioscientific issue about ecology, and their answers to a questionnaire. The results indicated the presence of some scientism elements as well as critical thinking in the students’ answers. Thus, we hope that the discussion about scientism discourse can contribute to this field of study ad better indicate the importance of ethical and political dimensions of science and technology and its enlightenment, to foster critical thinking in science education.Keywords: Scientism; Science Education; Socio-Scientific Issues; STSE Education; Argumentation. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/40Qualitative Research Journal ; Vol. 4 No. 5 (2016): RPQ: Investigação Qualitativa no Contexto dos Métodos Mistos; 218-231Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4 n. 5 (2016): RPQ: Investigação Qualitativa no Contexto dos Métodos Mistos; 218-2312525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/40/35Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessConrado, Dália MelissaConrado, Iris Selene2022-01-29T23:25:48Zoai:editora.sepq.org.br:article/40Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:25:48Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia |
title |
Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia |
spellingShingle |
Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia Conrado, Dália Melissa |
title_short |
Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia |
title_full |
Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia |
title_fullStr |
Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia |
title_full_unstemmed |
Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia |
title_sort |
Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia |
author |
Conrado, Dália Melissa |
author_facet |
Conrado, Dália Melissa Conrado, Iris Selene |
author_role |
author |
author2 |
Conrado, Iris Selene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conrado, Dália Melissa Conrado, Iris Selene |
description |
Resumo: Considerando os problemas relacionados à reprodução do cientificismo e a importância da discussão sobre concepções de ciência na educação científica, avaliamos a presença de elementos do cientificismo no discurso de estudantes de biologia, a partir da Análise Crítica do Discurso. Foram analisados os argumentos de 40 estudantes do curso de licenciatura de ciências biológicas, relacionados à solução de uma questão sociocientífica sobre ecologia, além de respostas a um questionário. Os resultados indicaram tanto elementos cientificistas, como pensamento crítico, nas respostas dos estudantes. Desse modo, esperamos que a discussão sobre o discurso cientificista possa contribuir para melhor indicar a importância das dimensões ético-políticas da ciência e da tecnologia e sua explicitação, para fomentar o pensamento crítico no ensino de ciências.Palavras-chave: Cientificismo; Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Educação CTSA; Argumentação. Critical discourse analysis on images of science and technology in biology students' argumentsAbstract: Considering the problems associated with the reproduction of scientism and the importance of the discussion about science conceptions in science education, we evaluated the presence of characteristic elements of scientism in the discourse of biology students, using Critical Discourse Analysis. We evaluated the arguments of 40 undergraduate biology students concerning a socioscientific issue about ecology, and their answers to a questionnaire. The results indicated the presence of some scientism elements as well as critical thinking in the students’ answers. Thus, we hope that the discussion about scientism discourse can contribute to this field of study ad better indicate the importance of ethical and political dimensions of science and technology and its enlightenment, to foster critical thinking in science education.Keywords: Scientism; Science Education; Socio-Scientific Issues; STSE Education; Argumentation. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/40 |
url |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/40/35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Qualitative Research Journal ; Vol. 4 No. 5 (2016): RPQ: Investigação Qualitativa no Contexto dos Métodos Mistos; 218-231 Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4 n. 5 (2016): RPQ: Investigação Qualitativa no Contexto dos Métodos Mistos; 218-231 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) instacron:SE&PQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.rpq@gmail.com |
_version_ |
1798329747231473664 |