REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação em Contexto |
Texto Completo: | https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/46 |
Resumo: | Este ensaio tem por finalidade refletir sobre o trabalho intelectual na educação escolar. A pesquisa é de cunho teórico decorrente de revisão bibliográfica sobre o tema em questão. Busca-se, por meio da discussão histórico-filosofia clássica pensar as concepções: educação, conhecimento e saber. Discorre-se, ainda, sobre a educação ocidental contemporânea com vistas a compreender o exercício da leitura e da escrita na educação e na escola. Daí a pertinência e importância do presente estudo ao se dedicar a pôr em questão o trabalho intelectual, quer dizer, a leitura e a escrita como formas de pensar o mundo e a educação e como atividades que estão intrinsecamente ligadas à formação do homem em sentido amplo. Dentre os autores referência do presente estudo, estão: Coêlho (2008, 2009, 2011, 2012) e Chauí (2016, 1980). A fundamentação teórica assumida no percurso deste estudo permite asseverar que, apesar de estar em curso um projeto de educação para a instrumentalização, é possível materializar o trabalho intelectual na escola contemporânea, mas para que isso se confirme é necessário reconhecer a leitura e a escrita como atividades intelectuais constitutivas da formação do sujeito em sentido amplo. A escola contemporânea é uma realidade complexa e dinâmica que merece ser melhor investigada. |
id |
SEDUCGO-1_11848344cc7ec1ba9a060bbe46bc4a67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/46 |
network_acronym_str |
SEDUCGO-1 |
network_name_str |
Revista Educação em Contexto |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADEeducaçãoleituraescritaformação humanaEste ensaio tem por finalidade refletir sobre o trabalho intelectual na educação escolar. A pesquisa é de cunho teórico decorrente de revisão bibliográfica sobre o tema em questão. Busca-se, por meio da discussão histórico-filosofia clássica pensar as concepções: educação, conhecimento e saber. Discorre-se, ainda, sobre a educação ocidental contemporânea com vistas a compreender o exercício da leitura e da escrita na educação e na escola. Daí a pertinência e importância do presente estudo ao se dedicar a pôr em questão o trabalho intelectual, quer dizer, a leitura e a escrita como formas de pensar o mundo e a educação e como atividades que estão intrinsecamente ligadas à formação do homem em sentido amplo. Dentre os autores referência do presente estudo, estão: Coêlho (2008, 2009, 2011, 2012) e Chauí (2016, 1980). A fundamentação teórica assumida no percurso deste estudo permite asseverar que, apesar de estar em curso um projeto de educação para a instrumentalização, é possível materializar o trabalho intelectual na escola contemporânea, mas para que isso se confirme é necessário reconhecer a leitura e a escrita como atividades intelectuais constitutivas da formação do sujeito em sentido amplo. A escola contemporânea é uma realidade complexa e dinâmica que merece ser melhor investigada.Secretaria de Estado da Educação de Goiás2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/4610.5281/zenodo.7842040Revista Educação em Contexto; v. 1 n. 1 (2022)2764-8982reponame:Revista Educação em Contextoinstname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)instacron:SEDUCGOporhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/46/22Copyright (c) 2022 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cintia Aparecida Mendes Cardoso, Liliane Barros de AlmeidaBarcelos, Simone de Magalhães Vieira2023-06-06T18:13:59Zoai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/46Revistahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/recPUBhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/oaieducacaoemcontexto@seduc.go.gov.br2764-89822764-8982opendoar:2023-06-06T18:13:59Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
title |
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE Silva, Cintia Aparecida Mendes educação leitura escrita formação humana |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE |
author |
Silva, Cintia Aparecida Mendes |
author_facet |
Silva, Cintia Aparecida Mendes Cardoso, Liliane Barros de Almeida Barcelos, Simone de Magalhães Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Liliane Barros de Almeida Barcelos, Simone de Magalhães Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cintia Aparecida Mendes Cardoso, Liliane Barros de Almeida Barcelos, Simone de Magalhães Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação leitura escrita formação humana |
topic |
educação leitura escrita formação humana |
description |
Este ensaio tem por finalidade refletir sobre o trabalho intelectual na educação escolar. A pesquisa é de cunho teórico decorrente de revisão bibliográfica sobre o tema em questão. Busca-se, por meio da discussão histórico-filosofia clássica pensar as concepções: educação, conhecimento e saber. Discorre-se, ainda, sobre a educação ocidental contemporânea com vistas a compreender o exercício da leitura e da escrita na educação e na escola. Daí a pertinência e importância do presente estudo ao se dedicar a pôr em questão o trabalho intelectual, quer dizer, a leitura e a escrita como formas de pensar o mundo e a educação e como atividades que estão intrinsecamente ligadas à formação do homem em sentido amplo. Dentre os autores referência do presente estudo, estão: Coêlho (2008, 2009, 2011, 2012) e Chauí (2016, 1980). A fundamentação teórica assumida no percurso deste estudo permite asseverar que, apesar de estar em curso um projeto de educação para a instrumentalização, é possível materializar o trabalho intelectual na escola contemporânea, mas para que isso se confirme é necessário reconhecer a leitura e a escrita como atividades intelectuais constitutivas da formação do sujeito em sentido amplo. A escola contemporânea é uma realidade complexa e dinâmica que merece ser melhor investigada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/46 10.5281/zenodo.7842040 |
url |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/46 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.7842040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/46/22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Contexto; v. 1 n. 1 (2022) 2764-8982 reponame:Revista Educação em Contexto instname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) instacron:SEDUCGO |
instname_str |
Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) |
instacron_str |
SEDUCGO |
institution |
SEDUCGO |
reponame_str |
Revista Educação em Contexto |
collection |
Revista Educação em Contexto |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br |
_version_ |
1796797557110734848 |