TEACHING-LEARNING STRATEGIES FOR CLINICAL NURSING TRAINING: AN INTEGRATIVE REVIEW

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Biffi, Priscila, Migliorança, Débora Cristina Morais, Dors, Juliana Baldissera, Franzmann, Kimberly Lana, Maestri, Eleine, Araujo, Jeferson Santos, Galvan, Agatha Carina Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Enfermagem Atual In Derme
Texto Completo: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1515
Resumo: Objetivo: identificar nas publicações científicas quais estratégias de ensino-aprendizagem são discutidas para promover a formação clínica de graduandos de enfermagem. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (INR) baseada na abordagem metodológica proposta por Whittemore e Knafl, seguindo as diretrizes da diretriz Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Foi desenvolvido em cinco etapas: 1) elaboração da questão de pesquisa (identificação do problema); 2) busca de estudos primários; 3) avaliação dos estudos por critérios de inclusão e exclusão; 4) análise de dados de estudos primários; e 5) apresentação da revisão. A coleta de dados ocorreu de abril a setembro de 2021. Resultados: Of the 487 articles initially selected, 13 original articles were included, which met the established criteria. The articles suggest that problem-solving teaching-learning strategies and the tutor's role in the use of these strategies enhance the development of skills for clinical training. Final Considerations: It is concluded that the strategies used for clinical training need to be based on problematization, which requires tutors who are open to changes and advances in the way of teaching and educational institutions that stimulate the continuous process of teacher training. This gives rise to clinical expertise as an inducing model for the professionalization of nursing, which strengthens it and demonstrates the space that the profession has been achieving throughout its performance and social insertion in the field of health.
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spelling TEACHING-LEARNING STRATEGIES FOR CLINICAL NURSING TRAINING: AN INTEGRATIVE REVIEWESTRATEGIAS DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE PARA LA FORMACIÓN CLÍNICA DE ENFERMERÍA: UNA REVISIÓN INTEGRADORAESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVARaciocínio ClínicoEnsinoEnfermagemAprendizagemClinical ReasoningTeachingNursingLearningRazonamiento ClínicoEnseñanzaEnfermeríaAprendizajeObjetivo: identificar nas publicações científicas quais estratégias de ensino-aprendizagem são discutidas para promover a formação clínica de graduandos de enfermagem. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (INR) baseada na abordagem metodológica proposta por Whittemore e Knafl, seguindo as diretrizes da diretriz Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Foi desenvolvido em cinco etapas: 1) elaboração da questão de pesquisa (identificação do problema); 2) busca de estudos primários; 3) avaliação dos estudos por critérios de inclusão e exclusão; 4) análise de dados de estudos primários; e 5) apresentação da revisão. A coleta de dados ocorreu de abril a setembro de 2021. Resultados: Of the 487 articles initially selected, 13 original articles were included, which met the established criteria. The articles suggest that problem-solving teaching-learning strategies and the tutor's role in the use of these strategies enhance the development of skills for clinical training. Final Considerations: It is concluded that the strategies used for clinical training need to be based on problematization, which requires tutors who are open to changes and advances in the way of teaching and educational institutions that stimulate the continuous process of teacher training. This gives rise to clinical expertise as an inducing model for the professionalization of nursing, which strengthens it and demonstrates the space that the profession has been achieving throughout its performance and social insertion in the field of health.Objetivo: identificar en publicaciones científicas qué estrategias de enseñanza-aprendizaje son discutidas para promover la formación clínica de los estudiantes de enfermería. Método: Se trata de una Revisión Integrativa de Literatura (ILR) basada en el enfoque metodológico propuesto por Whittemore y Knafl, siguiendo los lineamientos de la guía Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Se desarrolló en cinco etapas: 1) elaboración de la pregunta de investigación (identificación del problema); 2) búsqueda de estudios primarios; 3) evaluación de estudios por criterios de inclusión y exclusión; 4) análisis de datos de estudios primarios; y 5) presentación de la revisión. La recolección de datos se realizó de abril a septiembre de 2021. Resultados: De los 487 artículos seleccionados inicialmente, se incluyeron 13 artículos originales, que cumplieron con los criterios establecidos. Los artículos sugieren que las estrategias de enseñanza-aprendizaje de resolución de problemas y el papel del tutor en el uso de estas estrategias favorecen el desarrollo de habilidades para la formación clínica. Consideraciones Finales: Se concluye que las estrategias utilizadas para la formación clínica necesitan estar basadas en la problematización, lo que requiere de tutores abiertos a los cambios y avances en la forma de enseñar e instituciones educativas que estimulen el proceso continuo de formación docente. Esto da lugar a la pericia clínica como modelo inductor de la profesionalización de la enfermería, que la fortalece y demuestra el espacio que la profesión ha ido conquistando a lo largo de su desempeño e inserción social en el campo de la salud.Objetivo: identificar em publicações científicas quais estratégias de ensino aprendizagem são discutidas para fomentar a formação clínica do graduando em enfermagem. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL) fundamentada na abordagem metodológica proposta por Whittemore e Knafl, seguindo as diretrizes do guideline Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Desenvolveu-se em cinco etapas: 1) elaboração da questão de pesquisa (identificação do problema); 2) busca por estudos primários; 3) avaliação dos estudos pelos critérios de inclusão e exclusão; 4) análise dos dados dos estudos primários; e 5) apresentação da revisão. A coleta de dados ocorreu de abril a setembro de 2021. Resultados: Dos 487 artigos inicialmente selecionados foram incluídos 13 artigos originais, que atenderam aos critérios estabelecidos. Os artigos sugerem que as estratégias de ensino-aprendizagens problematizadoras e a atuação do tutor no uso dessas estratégias potencializam o desenvolvimento de competências para a formação clínica. Considerações Finais:Conclui-se que as estratégias utilizadas para formação clínica precisam estar alicerçadas na problematização, o que requer tutores abertos a mudanças e avanços no modo de ensinar e instituições de ensino que estimulem o processo contínuo de formação docente. Enseja-se, assim, a expertise clínica como modelo indutor para a profissionalização da enfermagem, que a fortalece e demonstra o espaço que a profissão vem alcançando ao longo de sua atuação e inserção social no campo da saúde.  SOBENFeE2023-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/pdftext/htmlhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/151510.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1515Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 97 No. 1 (2023): Jan. Fev. Mar.; e023043Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 97 n. 1 (2023): Jan. Fev. Mar.; e0230432447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporenghttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1515/1713https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1515/1714https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1515/1729https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1515/1730Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Dermehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas Biffi, PriscilaMigliorança, Débora Cristina Morais Dors, Juliana BaldisseraFranzmann, Kimberly Lana Maestri, Eleine Araujo, Jeferson Santos Galvan, Agatha Carina Leite 2023-12-26T12:56:12Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/1515Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2023-12-26T12:56:12Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false
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