Articulação entre ensino e pesquisa no cuidado à saúde da criança: relato de experiência: Interaction between education and research in health care child: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Érick Igor dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Enfermagem Atual In Derme
Texto Completo: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/362
Resumo: Trata-se de um relato de experiência realizado com discentes do Curso de Graduação em Enfermagem de umaUniversidade Federal, desenvolvido na unidade de internação da emergência pediátrica de um hospital público.Objetivo: Descrever a experiência da articulação entre ensino e pesquisa no cuidado à saúde da criança acerca dasevidências cientifi cas de enfermagem no controle da infecção primária da corrente sanguínea, bem como prevençãoe tratamento da infecção urinária. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência. A busca foi realizada deagosto a dezembro de 2015, em bases de dados e na Biblioteca Virtual em Saúde. Resultado: Foi identifi cado quea infecção relacionada à assistência à saúde fi gura, na atualidade, como complicação prevalente entre as criançashospitalizadas, destacando a infecção primária da corrente sanguínea, e a infecção do trato urinário. Conclusão: Aarticulação entre ensino e pesquisa possibilitou o levantamento de necessidades de saúde da criança no serviço desaúde, o compartilhamento de saberes por intermédio de debates, exposições dialogadas, workshops, seminários e oretorno aos profi ssionais do serviço sobre os problemas identifi cados e as soluções aplicáveis.Palavras Chave: Ensino; Aprendizagem; Enfermagem pediátrica; Infecções urinárias; Infecções relacionadas acateter. ABSTRACTThe aim of this paper is to provide an account of an experiment carried out by students from the nursingundergraduation course of a federal university, which was developed in a pediatric emergency of a public hospital.Objective: To describe the project experience concerning the scientifi c evidence on nursing in what comes to thecontrol of primary blood stream infection and urinary infection, as well as its prevention and treatment. Method:Descriptive study in experiment report format. The research was performed from August to December of 2015,at databases and at the Health Virtual Library. Result: The infection related to health assistance is currentlyportrayed as a prevalent complication among the hospitalized children, with highlights to the primary bloodstream infection and urinary tract infection. Conclusion: The articulation between teaching and researchingturned possible the identifi cation of heath necessities children in the service heath, the knowledge share indebates, dialogued exhibitions, workshop and seminaries, the feedback for the service professionals about theidentifi ed problems and its solutions.Key words: Teaching; Learning; Pediatric nursing; urinary tract infections; Infections related to catheter
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