Erros de enfermagem e segurança do paciente: o conhecimento de graduandos de enfermagem: Nursing errors and security of the patient: the nursing undergraduates’ knowledge
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Enfermagem Atual In Derme |
Texto Completo: | https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/342 |
Resumo: | Pesquisa exploratória com abordagem qualitativa cujo objetivo foi compreender o conhecimento dos graduandosde enfermagem sobre os Erros da Enfermagem e a Segurança do Paciente. Para isso realizou-se entrevistasemiestruturada com 36 graduandos de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública, cujo campusuniversitário localiza-se na cidade de Pau dos Ferros/RN. Evidenciou-se que os graduandos possuem uma visãoampliada acerca dos “Erros de Enfermagem”, no sentido de valorizar a importância de se conhecer e discutir osfatores desencadeantes e condicionantes, além da não valorização a culpabilização apenas do profi ssional.Quanto a “Segurança do Paciente” se constitui como uma discussão relativamente nova no campo dos cuidados deenfermagem, onde se percebe que o tema não é sufi cientemente estudado na formação. Deste modo, há necessidadede incluir na grade curricular disciplinas que abordem com maior ênfase e mais diretamente as temáticas, inclusiveé imperativo que o aluno se disponha a ser coparticipativo nesse processo.Palavras-chave: Enfermagem; Erros Médicos; Doença Iatrogênica; Segurança do Paciente. AbsTRAcTExploratory research with a qualitative approach whose objective was to understand the perception of nursingundergraduates about Nursing Errors and Patient Safety. For this, a semi-structured interview was conducted with36 nursing undergraduates from a public higher education institution, whose university campus is located inthe city of Pau dos Ferros / RN. It was evident that the graduates have a broader view about the “Nursing Errors”in order to appreciate the importance of understanding and discuss the triggering and conditioning factors, inaddition to no appreciation to blame only the professional. As for “Patient Safety” is constituted as a relativelynew discussion in the fi eld of nursing care, where it is realized that the subject is not suffi ciently studied intraining. Thus, there is need to include in the curriculum subjects that address with greater emphasis and moredirectly the issues, including it is imperative that the student is willing to be co-participative in this process.Keywords: Nursing; Medical Errors; Iatrogenic Disease; Patient Safety |
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