Em favor do cinema indisciplinar: o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carolin Overhoff
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/285
Resumo: O cinema como lugar de estéticas que possibilitam um pensamento heterodoxo possui uma longa tradição. Desde o cinema mudo, filmes exploram e transgridem as fronteiras disciplinares, expondo a construção de suas ficções. Nas últimas duas décadas, esse fenômeno, evidente em cineastas consagrados como Chris Marker, Harun Farocki, Jean-Luc Godard e Eduardo Coutinho, entre muitos outros, tem sido cada vez mais discutido através do conceito de ensaio fílmico ou filme-ensaio. Partindo de uma discussão desse conceito, este artigo pretende introduzir outro, o de filme indisciplinar, e, para evidenciá-lo, traçar sua presença no cinema português. Os filmes escolhidos para testar o novo conceito são Douro, faina fluvial (1931) e Acto da primavera (1963), ambos de Manoel de Oliveira, Catembe (1965), de Faria de Almeida, e Jaime (1974), de António Reis.
id SOCINE-1_0b5d2b5ab52303e09d65f7ab0108103e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/285
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Em favor do cinema indisciplinar: o caso portuguêsO cinema como lugar de estéticas que possibilitam um pensamento heterodoxo possui uma longa tradição. Desde o cinema mudo, filmes exploram e transgridem as fronteiras disciplinares, expondo a construção de suas ficções. Nas últimas duas décadas, esse fenômeno, evidente em cineastas consagrados como Chris Marker, Harun Farocki, Jean-Luc Godard e Eduardo Coutinho, entre muitos outros, tem sido cada vez mais discutido através do conceito de ensaio fílmico ou filme-ensaio. Partindo de uma discussão desse conceito, este artigo pretende introduzir outro, o de filme indisciplinar, e, para evidenciá-lo, traçar sua presença no cinema português. Os filmes escolhidos para testar o novo conceito são Douro, faina fluvial (1931) e Acto da primavera (1963), ambos de Manoel de Oliveira, Catembe (1965), de Faria de Almeida, e Jaime (1974), de António Reis.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/28510.22475/rebeca.v1n2.285REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 1 No. 2 (2012): REBECA 2; 40REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 1 Núm. 2 (2012): REBECA 2; 40Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 1 n. 2 (2012): REBECA 2; 402316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/285/91Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Carolin Overhoff2016-07-25T22:53:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/285Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-25T22:53:34Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Em favor do cinema indisciplinar: o caso português
title Em favor do cinema indisciplinar: o caso português
spellingShingle Em favor do cinema indisciplinar: o caso português
Ferreira, Carolin Overhoff
title_short Em favor do cinema indisciplinar: o caso português
title_full Em favor do cinema indisciplinar: o caso português
title_fullStr Em favor do cinema indisciplinar: o caso português
title_full_unstemmed Em favor do cinema indisciplinar: o caso português
title_sort Em favor do cinema indisciplinar: o caso português
author Ferreira, Carolin Overhoff
author_facet Ferreira, Carolin Overhoff
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carolin Overhoff
description O cinema como lugar de estéticas que possibilitam um pensamento heterodoxo possui uma longa tradição. Desde o cinema mudo, filmes exploram e transgridem as fronteiras disciplinares, expondo a construção de suas ficções. Nas últimas duas décadas, esse fenômeno, evidente em cineastas consagrados como Chris Marker, Harun Farocki, Jean-Luc Godard e Eduardo Coutinho, entre muitos outros, tem sido cada vez mais discutido através do conceito de ensaio fílmico ou filme-ensaio. Partindo de uma discussão desse conceito, este artigo pretende introduzir outro, o de filme indisciplinar, e, para evidenciá-lo, traçar sua presença no cinema português. Os filmes escolhidos para testar o novo conceito são Douro, faina fluvial (1931) e Acto da primavera (1963), ambos de Manoel de Oliveira, Catembe (1965), de Faria de Almeida, e Jaime (1974), de António Reis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares, temas livres
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/285
10.22475/rebeca.v1n2.285
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/285
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v1n2.285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/285/91
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 1 No. 2 (2012): REBECA 2; 40
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 1 Núm. 2 (2012): REBECA 2; 40
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 1 n. 2 (2012): REBECA 2; 40
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730936635392000