Efeitos performativos na (des)construção de discursos de gênero e sexualidade no filme O céu sobre os ombros: uma análise a partir da direção de fotografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/688 |
Resumo: | Este artigo busca entender como discursos de gênero e sexualidade podem ser estabelecidos através da linguagem cinematográfica – especificamente a direção de fotografia – no filme brasileiro O céu sobre os ombros (Sérgio Borges, 2010), um híbrido que opera com procedimentos da ficção e do documentário. Propomos, desta forma, articular os efeitos de real construídos e tensionados pela linguagem, estabelecidos pela direção de fotografia, em diálogo com as noções de gênero e sexualidade presentes no filme. Para desenvolver e sustentar esta análise, nos apropriamos dos conceitos de dispositivo de sexualidade de Michel Foucault e de performatividade de gênero de Judith Butler, enquanto ferramentas teóricas e categorias analíticas, que nos possibilitam investigar como a fotografia cinematográfica atua construindo discursos que operam entre capturas e resistências em relação às questões de gênero e sexualidade encenadas no filme. |
id |
SOCINE-1_3dcdbde078d2208dde78959cd6ec18a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/688 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos performativos na (des)construção de discursos de gênero e sexualidade no filme O céu sobre os ombros: uma análise a partir da direção de fotografiaGênero e sexualidadeDiscurso cinematográficoDireção de fotografiaO céu sobre os ombros.Este artigo busca entender como discursos de gênero e sexualidade podem ser estabelecidos através da linguagem cinematográfica – especificamente a direção de fotografia – no filme brasileiro O céu sobre os ombros (Sérgio Borges, 2010), um híbrido que opera com procedimentos da ficção e do documentário. Propomos, desta forma, articular os efeitos de real construídos e tensionados pela linguagem, estabelecidos pela direção de fotografia, em diálogo com as noções de gênero e sexualidade presentes no filme. Para desenvolver e sustentar esta análise, nos apropriamos dos conceitos de dispositivo de sexualidade de Michel Foucault e de performatividade de gênero de Judith Butler, enquanto ferramentas teóricas e categorias analíticas, que nos possibilitam investigar como a fotografia cinematográfica atua construindo discursos que operam entre capturas e resistências em relação às questões de gênero e sexualidade encenadas no filme.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/68810.22475/rebeca.v10n1.688REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 10 No. 1 (2021): Rebeca 19; 111-135REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Rebeca 19; 111-135Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 10 n. 1 (2021): Rebeca 19; 111-1352316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/688/436Copyright (c) 2021 Agnes Cristine Souza Vilseki, Jamil Cabral Sierrainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Vilseki, Agnes CristineCabral Sierra, Jamil2021-08-20T15:05:43Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/688Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2021-08-20T15:05:43Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos performativos na (des)construção de discursos de gênero e sexualidade no filme O céu sobre os ombros: uma análise a partir da direção de fotografia |
title |
Efeitos performativos na (des)construção de discursos de gênero e sexualidade no filme O céu sobre os ombros: uma análise a partir da direção de fotografia |
spellingShingle |
Efeitos performativos na (des)construção de discursos de gênero e sexualidade no filme O céu sobre os ombros: uma análise a partir da direção de fotografia Souza Vilseki, Agnes Cristine Gênero e sexualidade Discurso cinematográfico Direção de fotografia O céu sobre os ombros. |
title_short |
Efeitos performativos na (des)construção de discursos de gênero e sexualidade no filme O céu sobre os ombros: uma análise a partir da direção de fotografia |
title_full |
Efeitos performativos na (des)construção de discursos de gênero e sexualidade no filme O céu sobre os ombros: uma análise a partir da direção de fotografia |
title_fullStr |
Efeitos performativos na (des)construção de discursos de gênero e sexualidade no filme O céu sobre os ombros: uma análise a partir da direção de fotografia |
title_full_unstemmed |
Efeitos performativos na (des)construção de discursos de gênero e sexualidade no filme O céu sobre os ombros: uma análise a partir da direção de fotografia |
title_sort |
Efeitos performativos na (des)construção de discursos de gênero e sexualidade no filme O céu sobre os ombros: uma análise a partir da direção de fotografia |
author |
Souza Vilseki, Agnes Cristine |
author_facet |
Souza Vilseki, Agnes Cristine Cabral Sierra, Jamil |
author_role |
author |
author2 |
Cabral Sierra, Jamil |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Vilseki, Agnes Cristine Cabral Sierra, Jamil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero e sexualidade Discurso cinematográfico Direção de fotografia O céu sobre os ombros. |
topic |
Gênero e sexualidade Discurso cinematográfico Direção de fotografia O céu sobre os ombros. |
description |
Este artigo busca entender como discursos de gênero e sexualidade podem ser estabelecidos através da linguagem cinematográfica – especificamente a direção de fotografia – no filme brasileiro O céu sobre os ombros (Sérgio Borges, 2010), um híbrido que opera com procedimentos da ficção e do documentário. Propomos, desta forma, articular os efeitos de real construídos e tensionados pela linguagem, estabelecidos pela direção de fotografia, em diálogo com as noções de gênero e sexualidade presentes no filme. Para desenvolver e sustentar esta análise, nos apropriamos dos conceitos de dispositivo de sexualidade de Michel Foucault e de performatividade de gênero de Judith Butler, enquanto ferramentas teóricas e categorias analíticas, que nos possibilitam investigar como a fotografia cinematográfica atua construindo discursos que operam entre capturas e resistências em relação às questões de gênero e sexualidade encenadas no filme. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/688 10.22475/rebeca.v10n1.688 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/688 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v10n1.688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/688/436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Agnes Cristine Souza Vilseki, Jamil Cabral Sierra info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Agnes Cristine Souza Vilseki, Jamil Cabral Sierra |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 10 No. 1 (2021): Rebeca 19; 111-135 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Rebeca 19; 111-135 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 10 n. 1 (2021): Rebeca 19; 111-135 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730937499418624 |