Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família Rodante
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Rebeca (São Paulo) |
Download full: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/725 |
Summary: | A voz, ao ser analisada como um elemento sonoro potente para a construção do filme, pode alterar sua estrutura narrativa. No filme “Família Rodante”, de Pablo Trapero, a sequência em que Emilia narra/recita um conto para a família enquanto seguem viagem apresenta este tipo de potência. A fala de Emilia transita entre formas de narração e de presença do som. Sua voz flutua em relação à imagem criando na mesma sequência momentos de fala dramática e outros de narração épica, numa combinação que torna-se lírica ao acrescentar a trilha musical. Neste momento, uma vez que a voz muda de posição e função narrativa, a palavra e seu conteúdo passam também a ter destaque e a funcionar como enunciadores de pistas sobre o desenvolvimento da trama, ao mesmo tempo em que contam histórias de outra época. |
id |
SOCINE-1_46092c374420ecfc0435ae83116b12e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/725 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família RodanteVozfala flutuanteregimes narrativosFamília RodanteA voz, ao ser analisada como um elemento sonoro potente para a construção do filme, pode alterar sua estrutura narrativa. No filme “Família Rodante”, de Pablo Trapero, a sequência em que Emilia narra/recita um conto para a família enquanto seguem viagem apresenta este tipo de potência. A fala de Emilia transita entre formas de narração e de presença do som. Sua voz flutua em relação à imagem criando na mesma sequência momentos de fala dramática e outros de narração épica, numa combinação que torna-se lírica ao acrescentar a trilha musical. Neste momento, uma vez que a voz muda de posição e função narrativa, a palavra e seu conteúdo passam também a ter destaque e a funcionar como enunciadores de pistas sobre o desenvolvimento da trama, ao mesmo tempo em que contam histórias de outra época.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/72510.22475/rebeca.v9n2.725REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 9 No. 2 (2020): Rebeca 18; 225-239REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Rebeca 18; 225-239Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 9 n. 2 (2020): Rebeca 18; 225-2392316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/725/405Copyright (c) 2021 Debora Regina Tañoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaño, Debora ReginaMiranda, Suzana Reck2021-03-18T19:33:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/725Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2021-03-18T19:33:14Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família Rodante |
title |
Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família Rodante |
spellingShingle |
Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família Rodante Taño, Debora Regina Voz fala flutuante regimes narrativos Família Rodante |
title_short |
Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família Rodante |
title_full |
Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família Rodante |
title_fullStr |
Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família Rodante |
title_full_unstemmed |
Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família Rodante |
title_sort |
Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família Rodante |
author |
Taño, Debora Regina |
author_facet |
Taño, Debora Regina Miranda, Suzana Reck |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Suzana Reck |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taño, Debora Regina Miranda, Suzana Reck |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz fala flutuante regimes narrativos Família Rodante |
topic |
Voz fala flutuante regimes narrativos Família Rodante |
description |
A voz, ao ser analisada como um elemento sonoro potente para a construção do filme, pode alterar sua estrutura narrativa. No filme “Família Rodante”, de Pablo Trapero, a sequência em que Emilia narra/recita um conto para a família enquanto seguem viagem apresenta este tipo de potência. A fala de Emilia transita entre formas de narração e de presença do som. Sua voz flutua em relação à imagem criando na mesma sequência momentos de fala dramática e outros de narração épica, numa combinação que torna-se lírica ao acrescentar a trilha musical. Neste momento, uma vez que a voz muda de posição e função narrativa, a palavra e seu conteúdo passam também a ter destaque e a funcionar como enunciadores de pistas sobre o desenvolvimento da trama, ao mesmo tempo em que contam histórias de outra época. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/725 10.22475/rebeca.v9n2.725 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/725 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v9n2.725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/725/405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Debora Regina Taño info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Debora Regina Taño |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 9 No. 2 (2020): Rebeca 18; 225-239 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Rebeca 18; 225-239 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 9 n. 2 (2020): Rebeca 18; 225-239 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1798325418441310208 |