“ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Simplicio Neto Ramos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/90
Resumo: : Trata-se uma leitura axiográfica de dois documentários brasileiros de diferentes épocas, estilos e modos de produção. A Axiografia é uma disciplina proposta pelo teórico americano Bill Nichols, É uma comparação entre as escolhas estéticas, tais como o enquadramento, ou a narração, e suas implicações éticas. Analisaremos “Vida Nova na Favela” (1971), produção da Agência Nacional, escolhido como exemplo do filme institucional, associado a uma vertente clássica do documentário e um exemplo da ideologia “remocionista” em relação à favela, orientada a direita do espectro político de seu tempo. Em contraponto, teremos “Rocinha 77” (1977) de Sérgio Péo, exemplo de uma estética mais experimental, produção independente que assume uma ideologia totalmente contrária a remoção das favelas, orientada a esquerda, a favor da valorização estética urbanístico arquitetônica da favela. A questão principal é: que sistemas axiográficos estão contidos nesses dois filmes e como eles se contrapõem?
id SOCINE-1_c2cf25c66bfa6c39e0807e57e6881d8f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/90
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling “ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”DocumentárioFavelaAxiografiaÉticaVouyerismo: Trata-se uma leitura axiográfica de dois documentários brasileiros de diferentes épocas, estilos e modos de produção. A Axiografia é uma disciplina proposta pelo teórico americano Bill Nichols, É uma comparação entre as escolhas estéticas, tais como o enquadramento, ou a narração, e suas implicações éticas. Analisaremos “Vida Nova na Favela” (1971), produção da Agência Nacional, escolhido como exemplo do filme institucional, associado a uma vertente clássica do documentário e um exemplo da ideologia “remocionista” em relação à favela, orientada a direita do espectro político de seu tempo. Em contraponto, teremos “Rocinha 77” (1977) de Sérgio Péo, exemplo de uma estética mais experimental, produção independente que assume uma ideologia totalmente contrária a remoção das favelas, orientada a esquerda, a favor da valorização estética urbanístico arquitetônica da favela. A questão principal é: que sistemas axiográficos estão contidos nesses dois filmes e como eles se contrapõem?SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/9010.22475/rebeca.v3n1.90REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 3 No. 1 (2014): REBECA 5REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 3 Núm. 1 (2014): REBECA 5Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 3 n. 1 (2014): REBECA 52316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/90/30Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Simplicio Neto Ramos de2016-07-26T13:14:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/90Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-26T13:14:29Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv “ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”
title “ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”
spellingShingle “ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”
Sousa, Simplicio Neto Ramos de
Documentário
Favela
Axiografia
Ética
Vouyerismo
title_short “ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”
title_full “ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”
title_fullStr “ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”
title_full_unstemmed “ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”
title_sort “ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”
author Sousa, Simplicio Neto Ramos de
author_facet Sousa, Simplicio Neto Ramos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Simplicio Neto Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário
Favela
Axiografia
Ética
Vouyerismo
topic Documentário
Favela
Axiografia
Ética
Vouyerismo
description : Trata-se uma leitura axiográfica de dois documentários brasileiros de diferentes épocas, estilos e modos de produção. A Axiografia é uma disciplina proposta pelo teórico americano Bill Nichols, É uma comparação entre as escolhas estéticas, tais como o enquadramento, ou a narração, e suas implicações éticas. Analisaremos “Vida Nova na Favela” (1971), produção da Agência Nacional, escolhido como exemplo do filme institucional, associado a uma vertente clássica do documentário e um exemplo da ideologia “remocionista” em relação à favela, orientada a direita do espectro político de seu tempo. Em contraponto, teremos “Rocinha 77” (1977) de Sérgio Péo, exemplo de uma estética mais experimental, produção independente que assume uma ideologia totalmente contrária a remoção das favelas, orientada a esquerda, a favor da valorização estética urbanístico arquitetônica da favela. A questão principal é: que sistemas axiográficos estão contidos nesses dois filmes e como eles se contrapõem?
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/90
10.22475/rebeca.v3n1.90
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/90
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v3n1.90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/90/30
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 3 No. 1 (2014): REBECA 5
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 3 Núm. 1 (2014): REBECA 5
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 3 n. 1 (2014): REBECA 5
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1798325416700674048